Buscar

AC2 GRUPO SUPERAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo 
A contabilidade de custos foi criada com a finalidade de avaliar o estoque nas indústrias para quer a empresa de um modo geral, tenha controle e decisão gerencial. Com o significativo aumento da competitividade que vem ocorrendo na maioria dos mercados. É importante saber determinar os custos dos produtos fabricados ou dos serviços prestados, e aperfeiçoar esses custos, estudando técnicas que proporcionem a redução dos custos sem reduzir a qualidade.   
Sendo essa análise um desafio, a contabilidade de custo esta cada vez mais adepta ao sistema de controle de qualidade, fazendo com que seja um grande aliado na formação de relatórios que são de suma importância no planejamento da empresa, evitando informações distorcidas impedindo decisões assertivas.          
As empresas contam com uma nova contabilidade de custos, na qual os gestores se adaptem as mudanças para melhor atender os clientes, com rapidez, honestidade e compromisso. 
Introdução
A contabilidade de custos é uma das especialidades da contabilidade geral, utilizada no ambiente empresarial. Permite ao seu usuário à oportunidade de analisar o produto, serviço ou bem e os valores a ele agregados, já que os custos influenciam diretamente no preço de venda e, consequentemente no resultado da empresa. É de suma importância a fidelidade nas informações contábeis, para que uma empresa seja bem sucedida em suas atividades, principalmente incluindo dados sobre custos específicos. A fim de manter seus produtos competitivos, as empresas estão cada vez mais dando ênfase ao controle de custos, dessa forma só resistirá a essa concorrência aquele que apresentar um produto de qualidade e que certamente tiver uma ótima base de custos para tomar suas decisões. Antigamente a contabilidade tinha como objetivo registrar a história da empresa. Atualmente, a contabilidade é um instrumento valioso para administrar as organizações, ela deixou de ter a mera função de avaliar os estoques, passando a assumir outras atribuições de caráter administrativo, tornou-se excepcional instrumento para a gestão dos negócios. 
O que é Metodologia:
Metodologia é uma palavra derivada de “método”, do Latim “methodus” cujo significado é “caminho ou a via para a realização de algo”. Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento. Metodologia é o campo em que se estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento.
A metodologia consiste em uma meditação em relação aos métodos lógicos e científicos. Inicialmente, a metodologia era descrita como parte integrante da lógica que se focava nas diversas modalidades de pensamento e a sua aplicação. Posteriormente, a noção que a metodologia era algo exclusivo do campo da lógica foi abandonada, uma vez que os métodos podem ser aplicados a várias áreas do saber.
Cada área possui uma metodologia própria. A metodologia de ensino é a aplicação de diferentes métodos no processo ensino-aprendizagem. Os principais métodos de ensino usados no Brasil são: método Tradicional (ou Conteudista), o Construtivismo (de Piaget), o Sociointeracionismo (de Vygotsky) e o método Montessoriano (de Maria Montessori).
Uma metodologia de pesquisa pode variar de acordo com a sua natureza. Assim, uma pesquisa pode ser qualitativa , quantitativa, básica ou aplicada.
Metodologia científica
É a disciplina que trata do método científico. É a estrutura das diferentes ciências, e se baseia na análise sistemática dos fenômenos e na organização dos princípios e processos racionais e experimentais. Permite, por meio da investigação científica, a aquisição do conhecimento científico.
Metodologia de ensino
A metodologia de ensino é uma expressão que teve a tendência de substituir a expressão "didática", que ganhou uma conotação pejorativa por causa do caráter formal e abstrato dos seus esquemas que não estão bem inseridos em uma verdadeira ação pedagógica. Assim, a metodologia de ensino é a parte da pedagogia que se ocupa diretamente da organização da aprendizagem dos alunos e do seu controle.
Metodologia e TCC
A metodologia do trabalho científico, por exemplo, para a realização de um trabalho de conclusão de curso (vulgarmente denominado TCC), é a parte em que é feita uma descrição minuciosa e rigorosa do objeto de estudo e das técnicas utilizadas nas atividades de pesquisa.
2.1 Justificativa
As instituições de ensino exigem uma pesquisa na qual o projeto seja inserido na sociedade de forma mais ampla e objetiva, sendo socialmente relevante quando atribuída de alguma forma para melhoria da sociedade, possibilitando que haja compreensão e desenvolvimento, para atuação na área a ser desenvolvida. Deve se ter um conhecimento especifico no tema, permitindo que sejam preenchidas todas as falhas.
Certamente são decisivas todas as hipóteses de justificativas ao serem realizados os processos de análise pela instituição na qual será apresentado o projeto, sendo este, minuciosamente elaborado, evitando assim reprovação final.
2.2 Qual é a importância da contabilidade como de custo nas empresas
O mundo empresarial está cada dia mais concorrido, as empresas estão buscando novas ferramentas gerenciais e de controle para melhorar o funcionamento de suas atividades e a qualidade de seus produtos e serviços oferecidos. Dessa forma passam a utilizar a formação de custo em uma empresa como peça essencial e fundamental para o desenvolvimento de técnicas no controle interno. O grande segredo da eficiência e da eficácia de uma empresa está ligado diretamente ao analise do custo do produto ou do serviço prestado e verificação do lucro que irá obter aquela que utiliza a contabilidade de custo, terá mais chance de crescer e obter um sucesso nos negócios, além de obter informações úteis ao processo decisório.  Os custos são medidas monetárias dos sacrifícios despendidos para se atingir um objetivo, sendo assim a coleta destes é de suma importância para os processos de decisão e planejamento da empresa.
A Contabilidade tem como finalidade coletar, classificar e registrar dados internos, produzindo informações úteis para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões (LEONE, 1997, p. 19), os dados coletados podem ser tanto monetário como físicos. Diante da necessidade de avaliar estoque nas indústrias, tarefa essa que era fácil na empresa, nasceu à contabilidade de custos. Com o passar dos anos, acabou deixando a função de auxiliar na avaliação de estoque para uma importante arma de controle e decisão gerencial (MARTINS, 2003, p. 22). 
Com o significativo aumento da competitividade na maioria dos mercados internos, o controle dos custos torna-se altamente indispensável na tomada de decisão em uma organização. É muito importante saber determinar os custos dos produtos fabricados ou dos serviços executados, e gradativamente aperfeiçoar tais custos, formando e aprimorando novos adeptos para sistemas de qualidade eficientes e eficazes.
Desta forma a exatidão das informações coletadas contribuirá no processo de tomada de decisão e para o crescimento e desenvolvimento interno e externo de uma empresa.
2.3 Objetivo
A metodologia é o estudo dos métodos, que estuda os caminhos para se chegar a um determinado fim, ou seja, tem como objetivo analisar as características de vários métodos que são indispensáveis para avaliar as capacidades, limitações, críticas e pressupostos quanto a sua utilização.
Por ser uma disciplina que estuda os métodos, é considerado um ensino de arte e ciência, pois detalha com exatidão toda ação e desenvolvimento do trabalho de pesquisa.
Basicamente, é a explicação dos tipos de pesquisas que foram utilizadas, sendo através de entrevistas, questionários, via web ou outros tipos, demonstrando o tempo às formas de tabulações e tratamentos utilizados no trabalho de pesquisa.
A metodologia nos fornece um leque para as pesquisas relacionadas ao sucesso acadêmico,isso fornece resultados confiáveis
No termo da metodologia foram incluídos os conceitos em relação ao estudo comparativo de diferentes enfoques e a crítica de um método individual.
2.3.2 Objetivos 
Os objetivos gerais são tratados em seu sentido amplo e tendem a retratar o que se constituem e se aplica em uma pesquisa científica num sentido amplo, parte do princípio da elaboração de um link, textos, publicação, títulos e um relacionamento de ideias. Apesentam formas detalhadas e ações que estabelecem uma estreita relação com as particularidades relativas a temática a serem trabalhadas, 
Os objetivos se referem à objetividade a precisão neles expressas, segundo o autor em suas palavras, Gil (2006, p. 264), na qual ressalta que as discussões, as reflexões e os debate são ideias que ficam destinados em seus devidos lugares na revisão da literatura. 
2.4 Método utilizado
A finalidade da apuração dos custos é o método utilizado que possui uma grande influência na gestão da contabilidade de custos. É através do custo do produto que será apurado sobre os fundamentos de custeio. Uma perspectiva bem interessante ao ratificar que os métodos escolhidos, praticamente têm influência na apuração do custo unitário do produto, uma vez que para cada metodologia, os valores a serem apurados são diferentes, e o método utilizado pela organização pode ser que implique custos ou gastos menores. 
Consequentemente os resultados orientam as diferentes leituras dos valores de custos, sendo possível para a organização a utilização de informações mais detalhadas sobre os gastos, trazendo significativos benefícios à empresa e abrindo novas perspectivas de análise. 
Existem modelos demonstrativos adotados em estudos que revelam as informações adicionais, como por exemplo, uma margem positiva, no resultado geral da empresa, apresentando uma demonstração simplificada da empresa.
Através de estudos no sentido de avaliar as consequências gerenciais, a utilização de métodos de custeamento, analisam a rentabilidade

Outros materiais