Buscar

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III AVALIANDO O APRENDIZADO

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III
	1a Questão (Ref.: 201506416361)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre os recursos, é CORRETO afirmar:
		
	
	O agravo de instrumento é, como regra, o recurso cabível contra decisões interlocutórias e deverá ser dirigido para o juízo prolator da decisão recorrida.
	
	Os embargos de declaração têm efeito infringente como finalidade e regra geral.
	 
	O recurso extraordinário e o recurso especial não impedem a execução da sentença; a interposição do agravo de instrumento não obsta o andamento do processo, salvo se ocorrer hipótese que justifique a concessão de efeito suspensivo em benefício do agravante.
	
	A renúncia ao direito de recorrer sempre dependerá de anuência expressa da parte recorrida.
	
	A apelação é, em regra, recebida apenas no efeito devolutivo, razão pela qual é sempre possível a promoção de execução provisória do julgado.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506416106)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação ao preparo recursal, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	No ato de interposição do recurso, o recorrente comprovará, quando exigido pela legislação pertinente, o respectivo preparo, sob pena de deserção, com exceção do porte de remessa e retorno.
	
	O recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado pessoalmente para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.
	
	A insuficiência no valor do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, implicará deserção se o recorrente, intimado na pessoa de seu advogado, não vier a supri-lo no prazo de 10 dias.
	 
	São dispensados de preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, os recursos interpostos pelo Ministério Público, pela União, pelo Distrito Federal, pelos Estados, pelos Municípios, e respectivas autarquias, e pelos que gozam de isenção legal.
	
	É dispensado o recolhimento do porte de remessa e de retorno no processo em autos eletrônicos, salvo nas cartas precatórias.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506391166)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto à classificação dos recursos, é incorreto afirmar:
		
	 
	B)o recurso adesivo caracteriza-se por sua independência porém como se trata de recurso adesivo, uma vez tendo a parte desistido do recurso principal o adesivo também será extinto.
	
	C)o recurso é considerado parcial quando o grau de inconformismo do recorrente é parcial;
	
	A) os recursos que tem fundamentação vinculada impõem que o recorrente demonstre, além do interesse recursal, um prejuízo específico previamente previsto na lei, a exemplo dos embargos de declaração e de infringência;
	
	D) o recurso é eclético quando tem como objeto discussão não apenas da matéria como relativas a própria formação do processo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506416348)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O recurso adesivo é comportável:
		
	 
	No recurso especial, no recurso extraordinário e na apelação;
	
	Nos embargos infringentes, na apelação, no recurso especial e no recurso ordinário
	
	No agravo regimental, na apelação, no recurso especial e no recurso ordinário;
	
	No recurso extraordinário, no recurso especial, na apelação e no recurso ordinário;
	
	No recurso especial, no recurso extraordinário somente.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506398967)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marcio ajuizou ação indenizatória em face da Fazenda Pública estadual visando obter compensação pelos danos sofridos em decorrência de ter sido mantido preso em período excessivamente superior ao fixado na sentença penal. Considerando que o pedido foi julgado improcedente Marcio interpôs recurso de apelação contra a respectiva sentença, que foi enviado ao Tribunal de Justiça após as formalidades legais. Após a distribuição do recurso Márcio pretende desistir do recurso. De acordo com a teoria geral dos recursos assinale a alternativa correta:
		
	 
	A desistência do recurso não impedirá a análise pelo Tribunal de questões cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal.
	
	A desistência do recurso principal não impede o julgamento de eventual recurso adesivo interposto pela parte recorrida.
	
	A desistência será homologada, independente de anuência da parte recorrida, desde que seja requerida antes da intimação da parte contrária para apresentação das contra-razões.
	
	A desistência somente poderá ser homologada após a anuência da parte contrária e poderá ser indeferida caso o relator identifique má-fé do recorrente.

Continue navegando