A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
teste II unidade ritmo e danca

Pré-visualização | Página 1 de 2

 Pergunta 1 
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	d. 
I, II e IV
	Respostas: 
	a. 
apenas I e II
	
	b. 
apenas II e III
	
	c. 
apenas II e IV
	
	d. 
I, II e IV
	
	e. 
II, III e IV
	Feedback da resposta: 
	Alternativa correta: d
Justificativa: Apenas a alternativa III é incorreta, pois ela é uma dança integrativa e inclusiva, possibilitando a troca de parceiros e de experiências de vida, aumentando relações de amizade.
	
	
	
 Pergunta 2 
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	
A renomada coreografa brasileira Deborah Colker, 200 dançarinos, além de transeuntes que passavam pelo local, agitaram o calçadão de Copacabana no domingo, dia 26/04/2015, com um flash mob, tipo de espetáculo realizado em locais públicos, que começa e termina de maneira inesperada. Este evento foi para celebrar os 500 dias para o início dos Jogos Paraolímpicos, que serão disputados entre 7 e 18 de setembro de 2016. Serão mais de quatro mil atletas de 178 países.
“Foi muito legal. Isso mostra que as pessoas com deficiência têm a mesma capacidade de participar de ações lado a lado de quem não tem deficiência. Estou muito orgulhoso de ter participado desta celebração” disse Felipe Berty, de 21 anos, um dos cadeirantes que participaram.
De acordo com o texto e seus conhecimentos em dança, analise as proposições a seguir.
Esta dança pode ser caracterizada como “Dança Integrativa”, que tem como objetivo introduzir de maneira alegre, lúdica e prazerosa a arte de se expressar.
I. Neste flash mob, a dança foi executada em “Ritmo Grupal e Disciplinado”, pois os movimentos eram simples e repetitivos, facilitando a memorização da sequência coreográfica.
II. Além do aspecto artístico e lúdico do evento, ele evidenciou a “Dança Reabilitação”, que tem como objetivo desenvolver as valências físicas, que preparam a habilidade motora dos cadeirantes e auxilia no emocional e sensorial.
Agora assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	e. 
Todas as afirmativas estão corretas.
	Respostas: 
	a. 
Apenas a afirmativa I está correta.
	
	b. 
Apenas a afirmativa II está correta.
	
	c. 
Apenas a afirmativa III está correta.
	
	d. 
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	e. 
Todas as afirmativas estão corretas.
	Feedback da resposta: 
	Alternativa correta: e
Justificativa: Todas estão corretas. Integrativa, por possibilitar que qualquer pessoa tenha condições de participar, independentemente de sua habilidade para a dança. Ritmo grupal e disciplinado, por se tratar de um grande número de pessoas executando o mesmo movimento no tempo pré-estabelecido.
	
	
	
 Pergunta 3 
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	(Cesgranrio, 2010) Muitas manifestações das denominadas danças populares brasileiras têm sua origem na religiosidade dos povos africanos e indígenas, representadas intensamente por danças consagradas e perpetuadas ao longo do tempo. Porém, contingências históricas e políticas abafaram as possibilidades plenas de expressão e comunicação desses povos. Qual posicionamento é inadequado para que a Dança-Educação contribua para tal mudança?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	b. 
Eliminação dos aspectos religiosos dos programas e currículos escolares, mesmo que estudados sob o ponto de vista cultural.
	Respostas: 
	a. 
Estudo e análise dos mitos, dos ritos, dos heróis e de personagens que compõem o fazer dessas danças colaboram para o reconhecimento da dança como fenômeno cultural.
	
	b. 
Eliminação dos aspectos religiosos dos programas e currículos escolares, mesmo que estudados sob o ponto de vista cultural.
	
	c. 
Apresentação do papel das danças populares como resistência, manutenção e recriação de saberes fundamentais de diferentes grupos sociais.
	
	d. 
Associação da linguagem corporal das danças populares aos estudos de movimento dos programas de Dança-Educação.
	
	e. 
Apresentação das danças e de todo o seu contexto como conhecimento para que a história brasileira seja recontada sob pontos de vista diferenciados.
	Feedback da resposta: 
	Alternativa correta: b
Justificativa: A educação deve ser laica e devemos passar os ensinamentos das danças religiosas pelo seu conteúdo no aspecto histórico/social e sua importância como uma manifestação do homem, sem preconceitos e julgamentos.
	
	
	
 Pergunta 4 
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	(ENEM, 2011) A dança é um importante componente cultural da humanidade. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de várias regiões do país. Estão ligadas aos aspectos religiosos festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras e caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares), figurinos e cenários representativos.
A dança, como manifestação e representação da cultura rítmica, envolve a expressão corporal própria de um povo. Considerando-a como elemento folclórico, a dança revela:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	a. 
manifestações afetivas, históricas, ideológicas, intelectuais e espirituais de um povo, refletindo seu modo de expressar-se no mundo.
	Respostas: 
	a. 
manifestações afetivas, históricas, ideológicas, intelectuais e espirituais de um povo, refletindo seu modo de expressar-se no mundo.
	
	b. 
aspectos eminentemente afetivos, espirituais e de entretenimento de um povo, desconsiderando fatos históricos.
	
	c. 
acontecimentos do cotidiano, sob influência mitológica e religiosa de cada região, sobrepondo aspectos políticos.
	
	d. 
tradições culturais de cada região, cujas manifestações rítmicas são classificadas em um ranking das mais originais.
	
	e. 
lendas que se sustentam em inverdades históricas, uma vez que são inventadas, e servem apenas para vivência lúdica de um povo.
	
	
	
 Pergunta 5 
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	(Seplag, 2010) Com o objetivo de trabalhar a coletividade com um grupo amador de bailarinos, a elaboração coreográfica pode ser usada como estratégia de organização coletiva, que envolve uma série de ações que tornam o aluno participativo e ampliam as relações pessoais, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e da iniciativa. Nesse contexto, qual, entre as atividades abaixo, não é coerente com tal proposta?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	b. 
Iniciar o processo de elaboração coreográfica, selecionando os alunos por habilidade motora.
	Respostas: 
	a. 
Estabelecer com toda a turma critérios para a escolha do tema a ser desenvolvido.
	
	b. 
Iniciar o processo de elaboração coreográfica, selecionando os alunos por habilidade motora.
	
	c. 
Selecionar com os alunos os acompanhamentos musicais adequados ao tema proposto, a partir das sugestões trazidas por eles.
	
	d. 
Dividir os alunos em grupos para a criação de movimentos adequados às partes do roteiro.
	
	e. 
Estruturar o roteiro da composição coreográfica com a participação de todo grupo.
	Feedback da resposta: 
	Alternativa correta: b
Justificativa: Neste tipo de trabalho, em que o aluno deve ser um agente participativo em todo o processo coreográfico, não devemos separá-los por habilidade motora, pois se o processo coreográfico for sugerido por eles próprios, os movimentos serão criados naturalmente, de acordo com a habilidade de cada um. Desta forma, o processo é mais democrático e menos elitista.
	
	
	
 Pergunta 6 
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Analisando as ações associadas às qualidades de seu movimento e de seus fatores, assinale (V) para as proposições verdadeiras e (F) para as falsas.
(  ) Na ação de levantar um bloco de concreto do chão, observamos os fatores direto/desacelerado/firme com a qualidade de torcer.
(  ) Na ação de dar um beijo no rosto de uma pessoa, observamos os fatores indireto/desacelerado/ firme com a qualidade de pontuar.
( ) Na ação de saltar em uma cama elástica, observamos

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.