Buscar

Dissertativas Legislação e pratica Trabalhista

Prévia do material em texto

Dissertativas Legislação e pratica Trabalhista
1-As férias são um período destinado ao descanso e ao restabelecimento da saúde mental e física do empregado. Dentro do período concessivo,cabe ao empregador definir o melhor período de gozo a ser concedido ao empregado. Existe uma diferença considerável entre as férias individuais e as férias coletivas . Diante da temática ,disserte sobre as peculiaridades existentes nas férias coletivas. 
RESPOSTA: A data de concessão das férias coletivas são definidas pelo empregador(empresa) as peculiaridades existentes nas férias coletivas são poder perder o direito de ter as férias com as férias escolares , caso não coincidam, privação de retirar as férias com membro da família, e a impossibilidade de converter em abono pecuniário , exceto se acordado em acordo coletivo.
2-Maria foi aprovada no processo seletivo para o doutorado, e para que possa cursar as disciplinas, optou por ausentar-se do trabalho, o que lhe foi permitido pela direção da empresa. Diante da narrativa, o contrato de trabalho de Maria será suspenso ou interrompido? Justifique sua resposta.
RESPOSTA:O contrato da Funcionaria Maria será suspenso, pois a mesma não irá prestar serviço a instituição e nem recebera salário, pois a mesma estará se qualificando profissionalmente.
3-Carla foi aprovada no processo seletivo de uma empresa de grande porte. Para que possa iniciar suas atividades, foram requisitados a CTPS e o exame admissional. Diante da narrativa, responda quem é responsável pelo pagamento do exame admissional e qual o prazo que o empregador possui para realizar o registro na CTPS. Ainda, contemple em sua resposta o que é necessário para que Carla tenha direito ao salário-família.
RESPOSTA: A empresa fica responsável pelo pagamento do exame admissional. A empresa tem 48 horas para fazer o registro na CTPS da funcionaria nova Carla.
Para que a funcionaria Carla tenha direito ao salário-família. A mesma deve ganhar de 573,58 a 862,11 , sendo até 573,58 o valor de R$29,41 por filho até 14 anos , e R$20,73 com salário de 573,59 a 862,11, e a mesma deve apresentar a empresa para o direito ao beneficio certidão de nascimento do filho, e carteira de vacinação para filhos com idade até 7 anos.
4-O salário é resultado da atividade onerosa desenvolvida pelo empregado após a prestação pessoal de seus serviços ,podendo se pago em moeda corrente nacional ou in natura. Na lógica deste conceito, relacione cinco situações que não são consideradas salário in natura
RESPOSTA: Segue os casos não consideradas salário in natura:
-Seguros de vida e de acidentes pessoais
-Previdência Privada
-Assistência medica
-Transporte para inda e vinda do trabalho, em percurso servido ou não de transporte publico.
-Educação , em estabelecimento próprio ou de terceiros.
5-O direito do trabalho, alem de outras particularidades, possui um divisão identificada em direito do trabalho individual e direito do trabalho coletivo, descreva seus conceitos, onde seja possível identificar claramente a característica que pressupõe esta divisão. 
RESPOSTA: O direito individual do trabalho é a ralação de emprego entre o empregado e o empregador, onde tem o pressuposto de ser tratado individualmente.
O direito do trabalho coletivo trata dos dispositivos legais que envolvem os contratos originados da negociação dos contratos individuais de trabalho intermediadas pelo sindicato, que podemos citar as negociações coletivas, o direito a greve e a garantia e a representação dos trabalhadores.
6-  A Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, rege a atividade do trabalho voluntário e em seu artigo 1º estabelece o conceito desta espécie de atividade laboral. Descreva as particularidades desta prestação de serviços.
RESPOSTA ESPERADA:
A prestação do serviço voluntário é executada por pessoa física de forma pessoal (não pode ser executada por pessoa jurídica), que não recebe salário, para órgão público ou privado que preste serviços de qualquer natureza, desde que não tenha como objetivo o lucro; é uma atividade cuja característica principal é a doação do serviço sem troca, reciprocidade salarial, são trabalhos humanitários e desinteressados. Quem prestar tal qualidade de serviços deve assinar um termo de adesão entre voluntário e entidade a quem serão prestados os serviços, onde constarão o objeto e as condições de trabalho. Este serviço não gera vínculo de emprego, não possuindo as caracterizações da figura do "empregado", reiterando que não gera qualquer obrigação de natureza trabalhista.
7-Além das faltas legais previstas no art. 473 da CLT para o empregado, outras também assim são classificadas. Relacione quatro destas possibilidades.
RESPOSTA ESPERADA:
- Quando o empregado servir como testemunha, devidamente arrolada ou convocada.
- Pelo comparecimento à Justiça do Trabalho – Súmula 155 do TST.
- Se sua ausência for devidamente justificada, segundo critério da administração do estabelecimento.
- Quando houver paralisação do serviço nos dias em que, por conveniência do empregador, não tenha havido trabalho.
- Se a falta ao serviço estiver fundamentada na lei sobre acidente de trabalho.
- Em caso de doença do empregado, devidamente comprovada
8-Alem da anotação da admissão do empregado, quando o empregador tem 48 horas para fazer a anotação na CTPS, outras anotações devem ser feitas na Carteira de trabalho por este, quando estas anotações devem ser feitas?
RESPOSTA ESPERADA: As demais anotações serão feitas , na data da base, a qualquer tempo, por solicitação do trabalhador, no caso de rescisão contratual, nas hipóteses de comprovação perante a previdência social. A CTPS também deve ser atualizada nas saídas para as férias .
9-Nas relações de emprego, diversas situações são ajustadas de acordo com a vontade das partes. Uma destas situações está na decisão de uma das partes em rescindir o contrato de trabalho, sugindo desta o aviso prévio . Descreva a finalidade do aviso prévio, em razão de estar instituído como direito trabalhista inerente as relações de emprego=empregado e empregador.
RESPOSTA ESPERADA: O aviso prévio deve ser cumprido não podendo deixar de ser exercido , onde o mesmo serve para que ambas as partes não sejam surpreendidas em caso de rompimento do contrato de trabalho , por ambas as partes, ou seja em caso de solicitação por parte do empregado o mesmo deve cumprir o aviso prévio de 30 dias, ou ser descontado de sua rescisão em caso de não comprimento , pela parte do empregador o mesmo pode pagar ao funcionário sem a necessidade de cumprir o prazo , ou de cumprir. Na grande maioria das instituições quando o empregador faz o desligamento indeniza o empregado , pois o mesmo pode vir a prejudicar a empresa no decorrer do aviso sabendo que foi desligado.

Continue navegando