Buscar

Desafio 2017 4 semestre anhanguera


Continue navegando


Prévia do material em texto

1
 
 Pedagogia
 4.ª série – 2017/1.
 DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS NORTEADORAS: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL, DIDATICA DA HISTÓRIA E DA GEOGRAFIA, EXPRESSÕES ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO APLICADA AOS CUIDADOS DA CRIANÇA, AVALIAÇÃO E CURRÍCULO.
	RA
	Acadêmicos
	RA 0164536401
	LIA PORTE DO AMARAL LIMA
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
 Tutor EAD: Orlinda A. Silva
 Anhanguera Educacional – Unidade Jundiaí/SP 
 201
INTRODUÇÂO
A presente pesquisa visa à importância das feiras culturais nas escolas, de forma geral elaboram atividades a serem desempenhadas com os objetivos de realizar o ato de educar o aluno.
Na pratica, muitas vezes as atividades que deveriam estar voltadas para a formação integral do aluno, não recebem a verdadeira valorização.
A melhor forma de aprender é fazendo.
Partindo desse principio, surge a necessidade de registrar o aprendizado através de projetos culturais.
As exposições são consideradas uma das formas mais eficientes de divulgação da feira, acontecendo em maior evidencia nas escolas de ensino médio e ensino infantil através da feira cultural. 
Passo 1- Elaborar o planejamento da Feira Cultural Regional do 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, utilizando o seguinte instrumental:
	Nome da Escola: Colégio Casa do Saber
	Nome das Professoras: Ana e Maristela
	Turma envolvida: 4 ano do fundamental 1
	Proposta: Organização de feira cultural regional.
	Objetivo: Atrair a atenção dos alunos dar outros significados as aprendizagens e também envolvimento da comunidade
	Disciplinas envolvidas: Historia e Geografia
	Conteúdo: historia da cidade e seus colonizadores e fundadores, sua expansão geográfica e localização.
	Metodologia: Será realizado no pátio da escola com grupo de alunos em cada bancada expondo seus trabalhos em maquetes e fotos 
	Pessoas envolvidas e suas respectivas responsabilidades: Professora Ana (responsável pela parte histórica) Professora Maristela (responsável pela expansão e localização geográfica) Organização da escola após feira (funcionários Fatima, Jose, Carla, Fabiola). 
	Produções pedagógicas para feira: cartazes demonstrativos, teatros, danças, elaboração de maquetes. 
	Cronograma de cada ação: Colocação de cartazes demonstrativos das 7:30 a 9:30.
 Preparação das bancadas para as Maquetes das 10:30 a 12:30
 Preparação dos alunos para apresentação teatral dos colonizado-
 res e fundadores e danças 13:30 a 15:30.
 Arrumação do pátio após a feira 15:30 a 17:30 
	Recursos didáticos: Vários tipos de papeis como cartolina sulfite crepom, tintas, lápis de cor, canetinhas, matérias recicláveis.
	Avaliações: A participação dos alunos no pátio é obrigatória. Os trabalhos realizados, como também a participação no dia da feira serão avaliados.
Será considerado o envolvimento dos alunos, o compromisso com as datas na entrega dps trabalhos e a participação na feira.
Passo 2
Você deverá organizar um planejamento de aula para duas semanas de aula em que os alunos aprenderão os conteúdos e terão atividades para
A elaboração da Feira Cultural Regional.
Para lhe ajudar, você deverá preencher o instrumental a seguir:
 
 Dia 1 (fazer uma tabela para cada dia)
	
Conteúdos
	
Cartazes, Maquetes peças teatrais e danças.
 
	
Objetivos
	
Despertar o interesse pelos conteúdos em questão e a consciência critica dos alunos, Possibilitar o crescimento através de novos meios de conhecimento, Viabilizar a aplicação de temas transversais, interação com a comunidade escolar como um todo e com a família, cumplicidade e compromisso em relação ao trabalho proposto e promover a interdisciplinaridade.
	
Encaminhamento metodológico
	
Trabalhar textos, revista, atlas, fotos e livros (para o conhecimento da historia e geografia da cidade entre outros).
Dividir a turma em grupos.
Produção de cartazes com texto e fotos para expor na sala.
Produção de maquetes demonstrando o relevo, tipo de solo e sua expansão.
Ensaiar as turmas as apresentações a serem realizadas na feira.
Elaboração de um bilhete com os alunos sobre o evento para melhor informar e convidar os pais para apreciação de evento.
Ornamentação do local da feira.
	
Recursos
	
Livros, revistas, fotos atlas, cartolina, grampeador, grampo, fita adesiva, cola, tesoura, quadro, isopor, material reciclado, giz, pincel, pincel atômico, lápis canta, borracha, tnt, tinta, tinta de tecido, palito de churrasco, lápis de cor, Eva, tv, cd, etc.
	
Avaliação
	
A avaliação será através de registro por parte do professor em sala de aula de forma individual e coletiva e do desenvolvimento da aprendizagem durante as atividades propostas.
	
Cronograma das atividades
	
03/04/2017; elaboração das propostas escolhidas e divisão dos grupos.
04/04/2017; a escolha de textos, revistas e fotos selecionadas.
05/04/2017; a escolha do tema teatral e danças.
06/04/2017; 
Pesquisa da historia, da geografia da cidade entre outros.
07/04/2017; elaboração dos convites e produção de cartazes.
10/04/2017 a 11/04/2017; produção de maquetes.
12/04/2017 a 13/04/2017; ensaio teatral e danças.
14/04/2017; ornamentação do local da feira.
Passo 3
Nesta etapa do seu Desafio Profissional, você deverá elaborar um Check List para o dia da Feira Cultural Regional, ou seja, elencar todas as ações antes do dia da eira, quem são os responsáveis pelas ações, local para cada ação, e tempo de cada ação, caso seja necessário.
Tema: “A terra e seus ancestrais”
Turma: 4ª ano de ensino fundamental 1 ,Duração: 2 semanas
Pessoas responsáveis: Ana (historia) Maristela (geografia)
Local: Escola Casa do Saber, dependências internas.
Dia: 15/04/2017; Horário: 10:15 (abertura da feira para os alunos) e as 12: 00 (abertura da feira para a comunidade e seus familiares).
Ana: Preparação da bancada para a apresentação da historia da cidade.
Ana: Preparação da próxima apresentação, colonização e fundadores.
Maristela: Preparação para apresentação de expansão da cidade.
Maristela: exposições de cartazes, fotos e maquetes e explicações sobre os temas.
Ana: apresentações peças teatrais e danças.
Ornamentação e organização da escola: Todos os funcionários irão ornamentar e organizar o local da feira.
Localização das apresentações: classes dos 3º ano do ensino fundamental 1 serão organizadas e preparadas para as apresentações de cartazes e explicação, nas salas dos 4º anos serão montadas e organizadas para a apresentação e explicação das maquetes e no pátio da escola estarão concentradas todas as apresentações da peça teatral e dança.
Arrumação do pátio após feira: Funcionários ( Fatima, Carla, Fabiola, José).
Passo 4
Neste passo, você irá escrever, em torno de uma lauda, sobre a importância do trabalho interdisciplinar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, qual foi a sua maior aprendizagem na elaboração deste Desafio Profissional.
O trabalho interdisciplinar, pode se tornar favorável no sentido de valorizar o conhecimento prévio do aluno, estimulando a sua participação ativa nas aulas. Outro fator a ser levado em conta é o fato de haver uma maior diversificação das atividades, permitindo assim uma aprendizagem mais significativa, visto que o envolvimento dos alunos pode ser mais intenso do que em aulas trabalhadastradicionalmente. As observações, os estudos, os planejamentos e os debates com as colegas e professores da escola tornaram o projeto muito significativo, no sentido de que nos levou a um melhor entendimento sobre o significado do compromisso do educador perante as aprendizagens que ele deve proporcionar aos alunos em relações construídas no ambiente escolar. Quanto mais diversificadas forem as atividades e quanto mais diálogo e envolvimento sedimentarem o processo de ensino e aprendizagem, maior será a criatividade para a busca do conhecimento, o que ampliará o sentido do trabalho escolar para a construção do conhecimento. O projeto foi enriquecedor e nossa intenção interdisciplinar nos possibilitou que a teoria e prática fortalecesse a formação propiciada pelo mundo acadêmico, por detrás das atividades; as atitudes das crianças em cada fase de desenvolvimento e o papel do professor diante delas e também a importância da formação para este trabalho rico e complexo que visa o interesse e o despertar do aluno.
Considerações Finais
É essencial a realização de uma prática pedagógica interdisciplinar, pois a interdisciplinaridade não visa à eliminação dos componentes curriculares, mas propõem uma integração entre os mesmos. Além disso, tenta romper as barreiras entre os componentes, eliminando desta forma com o conhecimento fragmentado. Verifica-se o quão necessário se faz a interdisciplinaridade nos anos iniciais do Ensino Fundamental, como meio de uma melhor aprendizagem e construção do conhecimento, além de, mostrar como as diferentes áreas do saber se unem para mover a interdisciplinaridade. Nesta união das diferentes áreas do saber, a interdisciplinaridade é entendida como atitude e tem a potencialidade de auxiliar os educadores e as escolas na ressignificação do trabalho pedagógico em termos de currículo, de métodos, de conteúdos, de avaliação e inclusive nas formas de organização dos ambientes para a aprendizagem. Vale ressaltar que o educador deve explorar também as várias formas de expressar o conhecimento, não somente se deter na linguagem oral ou escrita, mas incluir a corporal. É desta forma que se pode dizer que a interdisciplinaridade é movida pela integração, pela atitude de ousadia e mudança, além de ampliar e construir novos conhecimentos através da pesquisa e do respeito dos educadores em relação ao conhecimento que o educando chega à sala de aula. Assim, é preciso tirar a interdisciplinaridade do papel e praticá-la, ou seja, vivenciá-la, pois o que não pode acontecer é perder a esperança, e pensar que tudo já foi feito. Precisa-se sempre estar retomando e propondo novas formas de se estar discutindo e colocando em prática a atividade docente interdisciplinar.
Referencias Bibliográficas
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf
http://escoladegestores.mec.gov.br/site/3sala_fundamentos_direito_educacao/curric
Uloinstrumento_u2_pg2.htm
http://acervo.novaescola.org.br/geografia/fundamentos/pensar-mundo-426509. shtml.
http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br/2011/08/historia-e-geografia-e-suamportancia.html.
http://www.uel.br/revistas/uel/index. php/geografia/article/viewFile/4627/6839.
http://www.infoescola.com/pedagogia/interdisciplinaridade/.