Buscar

Recrutamento e Seleção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Recrutamento e Seleção
Principais pontos para produção textual:
(isso são textos que podem apenas ajudar na criação de seu portfólio, não faça cópias exatas, pois a instituição pode notificar como plágio)
Um dos principais desafios encontrados por gestores de RH no Brasil é a falta de mão de obra para ocupar as vagas em aberto. Além disso, esses profissionais também precisam se preocupar em atrair toda a diversidade de gerações de jovens. Os procedimentos de recrutamento e seleção precisam ser eficazes para atender as demandas de crescimento e expansão das organizações.
Do cadastro à efetivação de novos colaboradores, a solução de Gestão de Pessoas da Sênior dá agilidade no recrutamento e seleção. É possível criar vários perfis específicos para captação dos candidatos e buscar currículos de acordo com as vagas. Novas funcionalidades permitem que o usuário cadastre seus perfis das mídias sociais e disponibilize vídeo currículo. O recrutador ainda pode ter visão geral dos procedimentos com relatórios que indicam o panorama da estratégia. Recrutar e selecionar colaboradores com eficácia faz parte do gerenciamento estratégico das organizações, contribuindo com metas de crescimento e desenvolvimento. No videocast abaixo, a gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Sênior, Jussara Dutra, avalia as tendências nas práticas de atração das principais empresas brasileiras e sinaliza a evolução dos processos de recrutamento e seleção ao longo dos anos.
Artigo fonte: http://www.senior.com.br/amelhorescolha/recrutamento-e-selecao
Outros artigos: 
“Recrutamento é o processo de atrair candidatos para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado. Buscando candidatos dentro e fora da organização”. (CHIAVENATO, 1983) 
O recrutamento nunca teve importância tão significativa nos resultados de uma empresa como no mercado atual, uma prática bem desenhada, integrada e praticada terá um impacto positivo na empresa e o inverso, um resultado devastador.
Por isso, se a escolha de pessoas é realizada a satisfação, da melhor e mais eficiente forma possível, visando ao benefício da empresa, a empresa já tem grande chance de obter sucesso, com base nas pessoas que a compõe. Por isso, o processo de seleção merece atenção especial, já que é ele que vai definir, por diferentes modos e com diferentes estratégias, qual candidato ficará com a vaga.
E todo processo de seleção deve ter um planejamento estratégico, com objetivos de longo prazo, para que eventuais ocorrências não venham a prejudicar o bom andamento da empresa, principalmente se os substitutos não forem eficientemente selecionados.
Referência bibliográfica:
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos. São Paulo: Atlas, 1983
Técnicas de Seleção
Com o objetivo de determinar o perfil do candidato, as técnicas de seleção a escolher devem assegurar a prediação do bom desempenho futuro do colaborador no cargo. Habitualmente são escolhidas várias técnicas, sendo que cada uma complementa as restantes, obtendo-se assim informação mais rica acerca do candidato.
Iremos abordar de acordo com Chiavenato, cinco grupos de técnicas de seleção, a saber: entrevista de seleção, provas de conhecimento ou de capacidade, testes psicométricos, testes de personalidade e técnicas de simulação.
Entrevista de Seleção:
A entrevista é a técnica mais utilizada na seleção, fato justificável por esta ser aplicável a qualquer função, e mais conhecida universalmente.
A entrevista é um procedimento preditor do rendimento do candidato na função tendo por base as perguntas e respostas orais do entrevistador e do entrevistado, respectivamente, tratando-se assim de um processo de comunicação entre duas ( ou mais ) pessoas. A sua duração é habitualmente de 1 hora exceto nos casos em que a função possui menor complexidade. 
A)- Objetivos da entrevista: a entrevista de seleção tem um duplo objetivo. Por um lado, visa dar informação ao candidato acerca do cargo, como por exemplo possibilidade de carreira ou promoções.
Provas ou Testes de Conhecimentos ou Capacidade:
As provas de conhecimentos ou de capacidade são instrumentos que permitem medir o "grau de conhecimentos profissionais e técnicos exigidos pelo cargo" assim como o "grau de capacidade ou habilidade para certas tarefas".
Estas provas podem ser classificadas quanto á forma como são aplicadas. Sendo assim, podem ser: a) provas orais, ou seja, são provas que se assemelham a uma entrevista mas com a especificidade de as perguntas verbais serem específicas tendo o objetivo de obter respostas verbais também específicas; b) provas escritas, que são as provas aplicadas com perguntas escritas sendo as respostas dadas também por escrito; c) provas de realização, que são provas em que o candidato terá de executar um trabalho ou tarefa uniformemente e com limite de tempo.
Uma segunda classificação das provas de conhecimentos ou capacidade diz reseito a área de conhecimentos abrangidos. Desta forma, as provas são classificadas  em gerais ou específicas. Por último, as provas de conhecimentos ou capacidade podem ainda ser 
Classificadas quanto á forma como são elaboradas. Sendo assim, podem ser provas tradicionais, objetivas ou mistas.
Testes Psicrométricos:
"Os testes psicrométricos constituem uma medida objetiva e estandardizada de amostras do comportamento das pessoas".
Os testes psicrométricos focalizam-se, sobretudo em aptidões visando determinar em que quantidade elas existem em cada pessoa, baseando-se nas diferenças individuais a nível físico, intelectual ou de personalidade. Os resultados de cada pessoa vão ser posteriormente comparados com padrões de resultado de uma amostra representativa. Desta forma, os testes psicrométricos permitem analisar a variância das aptidões de um determinado indivíduo comparando-o com um conjunto de indivíduos que constituem a amostra representativa. 
Testes de Personalidade:
Os testes de personalidade pretendem compreender a personalidade do indivíduo analisando os traços de personalidade inatos e adquiridos, ou seja, os traços determinados pelo caráter e pelo temperamento, respectivamente. Por traços de personalidade entende-se as características que são marcantes na pessoa e que a distingue das outras.
Testes de Simulação:
As técnicas de simulação são aplicadas em contexto grupal sendo portanto técnicas de dinâmica grupal. Baseadas no drama, é reconstruída em palco, no aqui e agora, a situação que se pretende analisar. Nele encontra-se o portagonista, cercado por outras pessoas que eventualmente poderão participar na dramatização. De entre as técnicas de simulação, destaca-se o psicodrama, técnica baseada na Teoria Geral dos Países de Moreno. Nas organizações esta técnica é realizada a par da entevista e dos testes psicológicos. Os candidatos procedem á dramatização de um possível acontecimento do futuro papel a desempenhar na organização.
Fonte: http://gestaodepessoas2012.blogspot.com.br/p/tecnicas-de-selecao.html
Espero ter ajudado em sua pesquisa! Bom trabalho! bjuss

Outros materiais