Buscar

Avaliando o aprendizado

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201607241405)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale "1" para franquia e "2" para negócio independente nas assertivas a seguir:
 
(   ) O empreendedor tem plena liberdade para escolher produtos ou serviços.
(   ) Oferece de imediato uma marca de produtos ou serviços com boa aceitação de mercado.
(   ) O empresário tem total liberdade para seleção de seus fornecedores
(   ) É necessário desenvolver ou testar tecnologia, suprimentos, máquinas e equipamentos, de forma independente.
 
Com relação às assertivas acima, assinale a opção com a sequência correta.
		
	
	2,1, 2, 1
	
	2, 2, 2, 2
	
	1, 2, 1, 1
	
	1,1, 2, 1
	 
	2, 1, 2, 2
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607729228)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando surgiram os primeiros sistemas franquia?
		
	 
	No tempo do advento da industrialização cai também o desenvolvimento dos primeiros sistemas franquia. Assim, a América 'Singer Sewing Machine Company cedia em 1860 aos caixeiros-viajantes o direito de vender suas máquinas de costura por conta própria em seu nome
	
	somente na segunda geração licença restrita de direitos de uso da marca e distribuição de produtos, com ou sem exclusividade, os franqueados recebem algum tipo de suporte para a operação do negócio.
	
	Somente a partir do ano de 2000 a relação franqueados e franqueadores passam a ter uma tendência: crescimento mais lento e mais sustentável e Maior profissionalização do sistema.
	
	Surgiu somente na década de 80 com o processo da Globalização. Surge a ABF - Associação Brasileira de Franchising. O sistema de franquias "explode" no Brasil.
	
	Surgiu somente sob o aspecto de negócio formatado o franqueador concede ao franqueado a licença restrita de direitos de uso da sua marca, os direitos de distribuição de produtos ou serviços próprios ou de terceiros, com exclusividade dentro de determinados limites territoriais, agregado a um sistema de gestão e operação do negócio comprovadamente de sucesso.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607424631)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma franquia deseja expandir-se internacionalmente. Ciente de que estará sujeita às legislações e adaptações culturais do país onde pretende ingressar, o franqueador celebra um contrato onde limita e obriga o franqueado a operar apenas em uma determinada região geográfica especificada no contrato estabelecido e firmado entre as partes, porém, permite ao mesmo subfranquear e/ou criar outras unidades individuais. Diante da situação fática descrita, pode-se afirmar que se trata de um exemplo de:
		
	
	Franquia Múltipla;
	
	Franquia Regional;
	
	Franquia de Distribuição;
	 
	Franquia Máster;
	
	Franquia de Desenvolvimento de área;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607232554)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No quadro abaixo, você encontra um banco de palavras, que deverão ser utilizadas no preenchimento das lacunas do texto que segue. Segundo MAURO (1999:104-105) ao franqueado máster é cedido o direito de implantar e operar unidades em determinado território, podendo este _____________ unidades individuais, regionais e de desenvolvimento de área buscando a melhor estratégia que se adapte ao tamanho e complexidade de seu território. Para LONGENECKER et alli (1997:108) ¿os franqueados¿ ________¿são responsáveis por encontrar novos franqueados dentro de um território específico. Às vezes, eles____________serviços de apoio tais como treinamento e estocagem, tradicionalmente fornecidos pelo ___________.¿
		
	
	franqueador, subfranquear, fornecerão, máster,
	
	subfranquear, máster, franqueador, fornecerão
	
	máster, fornecerão, franqueador, subfranquear
	
	fornecerão, máster, subfranquear, franqueador
	 
	subfranquear, máster, fornecerão, franqueador
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607754268)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Paulo abriu recentemente uma franquia no ramo de brinquedos e vem arcando, de forma correta, integral e pontual todos os encargos financeiros, relativamente à franquia, impostos a ele; porém, Paulo, por ser pouco experiente nesta área, não sabe corretamente quais são os encargos e taxas que deve para com o seu franqueador. Sabe-se que ele paga mensalmente ao franqueador 25% calculados sobre o faturamento bruto de sua franquia com objetivo de remunerar o acesso continuado de Paulo aos benefícios que lhe resultam do fato de integrar uma rede de negócios padronizados. Considerando apenas a situação descrita, Paulo paga:
		
	
	Taxa Inicial;
	 
	Royalties;
	
	"Franchise Fee";
	
	Fundo de Publicidade;
	
	Taxa de Franquia;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201607204021)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao pagar essa taxa o franqueado passa a se beneficiar de compras (ou negociações) centralizadas, treinamento ou reciclagens constantes, orientação em questões comuns a toda a rede e "networking", ou seja, a possibilidade de estar constantemente trocando idéias e experiências com seus pares, a respeito de todos os aspectos da operação e gestão de seus negócios. Estamos nos referindo a :
		
	
	Taxa Comercial
	 
	Taxa de Royalties
	
	Taxa de Propaganda
	
	Taxa de Retorno
	
	Taxa de Franquia
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201607863621)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	São exemplos de temas que devem, obrigatoriamente, constar na COF, EXCETO:
		
	 
	Cláusula de Eleição de Foto;
	
	Apresentação do Negócio;
	
	Atuação Geográfica;
	
	Referência do Franqueador;
	
	Informações Financeiras;
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201607399504)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com fulcro no artigo 4º da Lei de Franquias (Lei 8.955/94), a COF (Circular de Oferta de Franquia), deverá ser entregue ao candidato a franqueado no mínimo 10 (dez) dias antes da assinatura do contrato ou pré-contrato de franquia ou ainda do pagamento de qualquer tipo de taxa pelo franqueado ao franqueador ou a empresa ou pessoa ligada a este. Na hipótese do não cumprimento do disposto no caput deste artigo, o franqueado poderá:
		
	
	Exigir a devolução de todas as quantias que já houver pago ao franqueador ou a terceiros por ele indicados, corrigidas monetariamente, apenas;
	
	Arguir a anulabilidade do contrato e exigir devolução de todas as quantias que já houver pago ao franqueador ou a terceiros por ele indicados, entretanto, sem a possibilidade jurídica de correção monetária;
	 
	Arguir a anulabilidade do contrato e exigir devolução de todas as quantias que já houver pago ao franqueador ou a terceiros por ele indicados, corrigidas monetariamente;
	
	Arguir a anulabilidade do contrato, apenas;
	
	Exigir devolução de todas as quantias que já houver pago ao franqueador ou a terceiros por ele indicados, entretanto, sem a possibilidade jurídica de correção monetária, apenas;
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201607211708)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma das formas de análise da viabilidade financeira de uma franquia é o estudo do seu ponto de equiçlíbrio. Este é baseado :
		
	 
	No estudo de equilibrio as receitas que cobrem os custos fixos e variáveis e despesas operacionais fixas e variáveis, ou seja o LAJIR sendo igual a Zero.
	
	Ponto em que a maximização do valor de uma empresa ocorre quando minimiza o custo de capital.
	
	Nos custos operacionais envolvidos no processo de implantação da franquia
	
	No tempo de retorno de um determinado investimento.
	
	No compartilhamento das tomadas de decisões da empresa entre franqueado e franqueador.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201607255929)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual é o papel do SEBRAE?
		
	
	O papel do Sebrae consiste em facilitar o acesso dos pequenos empreendimentos ao crédito, de forma pioneirae indutora de mercado. Não só estabelecendo parcerias com instituições financeiras, como também auxiliando o empreendedor/empresário na tomada de decisão. Analisando a situação econômico-financeira da empresa, objetivando apenas verificar se a empresa tem condições de pagar os empréstimos contratados.
	
	Todas erradas.
	
	O papel do Sebrae consiste em facilitar o acesso dos pequenos empreendimentos ao crédito, de forma pioneira e indutora de mercado. Não só estabelecendo parcerias com instituições financeiras, como também auxiliando o empreendedor/empresário na tomada de decisão. Mas não analisa a situação econômico-financeira da empresa.
	
	O papel do Sebrae consiste em facilitar o acesso dos grandes empreendimentos ao crédito, de forma pioneira e indutora de mercado. Não só estabelecendo parcerias com instituições financeiras, como também auxiliando o empreendedor/empresário na tomada de decisão. Analisando a situação econômico-financeira da empresa, objetivando entender se o momento é propício para tomada do crédito.
	 
	O papel do Sebrae consiste em facilitar o acesso dos pequenos empreendimentos ao crédito, de forma pioneira e indutora de mercado. Não só estabelecendo parcerias com instituições financeiras, como também auxiliando o empreendedor/empresário na tomada de decisão. Analisando a situação econômico-financeira da empresa, objetivando entender se o momento é propício para tomada do crédito.

Continue navegando