Buscar

Estudo Dirigido de Patologia Bucal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense
Faculdade de Odontologia
Departamento de Patologia
 
Estudo Dirigido de Patologia Bucal 
Artigo 1: “Pênfigo e suas variações”.
Questão 1- Comente, suscintamente, sobre a patogenia do pênfigo.
Questão 2 - Quais são os aspectos clínicos do pênfigo vulgar?
R: O pênfigo vulgar se apresenta como bolhas ou vesículas primeiramente na boca. As bolhas da mucosa bucal com o passar do tempo transformam-se em erosões e ulcerações superficias, persistentes e dolorosas de fundo hemorrágico e bordas irregulares( por conta do ambiente úmido e dos constantes traumatismos sofridos). Em casos específicos essas ulceras superficiais de fundo hemorrágico encontram-se cobertas por uma pseudomembrana acinzentada distribuída de forma randômica pela mucosa bucal, sendo mais comum a presença da pseudomembrana na mucosa labial, palato, face inferior da língua e gengiva
Questão 3 – Descreva sobre as formas de diagnóstico do pênfigo vulgar.
R: Quando se fala em diagnóstico de pênfigo, deve-se conceituar o sinal de Nikolsky, que é a expressão clínica do fenômeno da acantólise e constitui elemento semiológico de grande valor para a referida lesão, embora não seja característico a ela. Esse sinal é considerado positivo quando, ao se friccionar fortemente a pele ou mucosa do paciente portador de pênfigo com o dedo ou com um instrumento rombo, ocorre o deslocamento do epitélio e surge no local uma superfície úmida tendendo para a cor rosada ou uma bolha. 
A citologia esfoliativa das lesões ulcerativas ou do assoalho das bolhas poderá revelar as típicas células acantolíticas do pênfigo, denominadas células de Tzanck, as quais apresentam núcleo grande e vários nucléolos. 
Além dos exames descritos anteriormente, para o diagnóstico definitivo dos casos de pênfigo são necessários exames histopatológico e imunofluorescência direta ou indireta
Questão 4 - Por que o pênfigo vulgar apresenta importância peculiar para a odontologia?
R: A relevância maior está relacionada com a importância do diagnóstico precoce da doença pelos cirurgiões-dentistas, uma vez que as primeiras manifestações são, em geral, lesões bucais e que normalmente precedem as de pele. As lesões bucais do PV vêm acompanhadas de importante sintomatologia e longa duração gerando um impacto negativo na qualidade de vida do seu portador. É uma doença que não tem cura, apenas controle, cabendo ao profissional a orientação para o tratamento adequado, minimizando o sofrimento do paciente e a evolução para um quadro mais grave ou até mesmo, a óbito.
Questão 5 – Descreva as características gerais histopatológicas de todas as formas do pênfigo.
R: Características histopatológicas comuns a todas as variantes: Presença de fenda intraepitelial com células epiteliais pavimentosas livres dentro da cavidade, que representará acantólise, camada de células basais ligada à lâmina própria com aspecto de uma fileira de “pedras tumulares”, presença de líquido, neutrófilos e, às vezes, de eosinófilos e células de Tzanck (Células mais esféricas com aumento e hipercromasia dos núcleos) na bolha ou vesícula.
Características histopatológicas particulares:
Pênfigo Vegetante: as bolhas acantolíticas iniciais são seguidas de hiperplasia epitelial e formação de micro-abscessos intraepiteliais;
Pênfigo Paraneoplásico: Características histopatológicas diversas, assim como a clínica. A fenda epitelial pode ser subepitelial (semelhante ao penfigóide) ou intraepitelial (Semelhante ao pênfigo).

Continue navegando