Buscar

Angina de Plaut-Vincent

Prévia do material em texto

Angina de Plaut-Vincent
Elisa Macedo e Zoraya Coelho
A angina de Plaut-Vincent é uma infecção ulcero- necrótica causada pela simbiose bacilo fusiforme (Fusobacterium necrophorum) e um espirilo (Borrelia vincenti). Ambos são agentes saprófitas habituais da cavidade oral, porém, quando associados, determinam o caráter patogênico da doença. 
A angina de Plaut-Vincent é mais incidente em adultos jovens e adolescentes e é duas vezes mais frequente em mulheres, do que em homens. Ela ocorre geralmente em condições de desnutrição, má higiene oral (cáries e gengivites), estresse e tabagismo. 
O modo de transmissão ocorre pelo desenvolvimento excessivo de bactérias na boca, então, ela é comum em doenças que provocam debilitação do sistema imune, como AIDS e lúpus. No entanto, a doença também pode surgir em casos de má nutrição, doenças degenerativas e em lugares com poucas condições de higiene. 
Ao exame físico, a lesão úlcero-necrótica pode se localizar nas gengivas e nas amígdalas, geralmente com comprometimento unilateral. É recoberta por exsudato pseudomembranoso, acompanhado de disfagia e odinofagia, podendo apresentar ou não com febre (em torno de 38,2ºC). Um fator relevante é a intensa halitose de caráter fétido, devido à necrose tecidual somada à má higiene bucal. Além disso, a doença cursa com rouquidão, obstipação intestinal, má alimentação, secreção amarelo pardacenta espessa e filamentosa, gânglios infartados e doloridos a nível do ângulo direito da mandíbula, odinofagia e prostração.
O diagnóstico da angina de Plaut-Vincent é feito associando critérios anatomo-clínicos e bacteriológicos (swab de orofaringe, cultura sanguínea). Sendo o primeiro o melhor recurso para a diferenciação e classificação entre as anginas. 
O tratamento recomendado para estas infecções ulcerativas agudas é:
A penicilina benzatina 25.000 U/kg, dose única IM ou 
Amoxicilina, 30 a 50 mg/kg/dia VO, a cada 8 a 12hs, por 7 a 10 dias. 
O metronidazol pode ser utilizado para tratar uma ampla gama de infecções por anaeróbios, incluindo gengivite ulcerativa necrotizante aguda.
Relação com o Caso Clínico (Difteria)
Semelhanças: 
Pode ou não apresentar febre (de aproximademente 38,2ºC). 
Disfagia
Prostração 
Presença de gânglios aumentados e dolorosos.
Inapetência (não se alimenta bem)
Más condições de higiene (trabalha no garimpo)
Difereças:
Halitose. 
Rouquidão. 
Obstipação intestinal 
Dispneia 
Odinofagia.
Orofaringe: Secreção amarela pardacenta espessa filamentosa (no caso clinico, a secreção é branca-acinzentada).

Outros materiais