Buscar

ESTUDOS DE CASOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como a teoria de Vygotsky pode auxiliar esse professor no que diz respeito aos conceitos de interação social e de zona de desenvolvimento proximal?
Para Vygotsky, as funções psicológicas não podem ser vistas isoladamente, fazem parte de um todo complexo que é o ser humano.
Essa compreensão decorre da adoção do ponto de vista dialético do desenvolvimento, ou seja, há interligação e interdependência entre todas as funções mentais.
Outro aspecto central da teoria de Vygotsky é o processo de internalização das funções mentais, priorizando sempre a mediação social neste processo.
Falar de aprendizagem, não é só falar de transmissão de conhecimento, mas sobretudo de apropriação, tornar seu, o que é produzido ao longo do desenvolvimento da espécie humana. Acredito que o professor deve apropriar o seu conteúdo para esses dois alunos até que eles venham a ter uma melhora em seus conhecimentos, mas lembrando que Vygotsky deixa claro que a aprendizagem vem nos desafios que lançamos aos nossos alunos.
Por isso, Vygotsky, dá extrema importância ao papel da linguagem não só na constituição do pensamento, mas ao próprio surgimento das funções psicológicas superiores, atuando como um verdadeiro instrumento de constituição da subjetividade.
O desenvolvimento cognitivo ou da inteligência tem origem na relação dialética entre linguagem e pensamento, que começa a guiar a experiência da criança no mundo que a cerca.
Ao se apropriar da função simbólica e colocando-a a serviço de seu desenvolvimento, a criança inicia um processo de desenvolvimento cada vez mais complexo e qualitativo. Neste processo, as aprendizagens culturais impulsionam cada vez mais o desenvolvimento de suas funções psicológicas superiores.

Outros materiais