Buscar

Trabalho contraventamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Quais as vantagens de usar o perfil laminado em galpão industrial?
R: Pórticos estruturados com Perfis Laminados são largamente utilizados na construção de edifícios industriais e comerciais, devido às suas características que possibilitam uma ótima relação entre vão e peso próprio. Os galpões em sistema do tipo pórtico de alma cheia proporcionam uma série de vantagens ao projeto desde sua concepção até a montagem, sendo algumas das principais, as seguintes: 
• Padronização estrutural e construtiva 
• Simplicidade de projeto e detalhamento
 • Liberdade no projeto arquitetônico 
• Facilidade para compor ampliações 
• Possibilidade de vencer grandes vãos livres com baixo peso próprio
 • Compatibilidade com componentes e outros sistemas construtivos industrializados 
• Canteiros organizados
 • Rapidez de fabricação e montagem das estruturas
 • Menores prazos de execução da obra 
• Fácil manutenção
A partir da série de perfis e de carregamentos adequados às condições brasileiras, definiram-se as dimensões mais econômicas para o sistema estrutural adotado. Com base nessas dimensões definiram-se os estágios de carregamento (Qn), que representam a associação da distância entre pórticos com a carga de vento.
O que é e como funciona a estrutura de contraventamento?
	Contraventamento é um termo utilizado em construção civil para se referir a um sistema de proteção contra a ação do vento em edificações de grande porte.
Nas construções em concreto, os próprios elementos estruturais, pilares, vigas, lajes e paredes agem como estruturas de contraventamento.
No caso de estruturas metálicas onde barras metálicas em X e dispostas lateralmente produzem o efeito de tração sobre a estrutura, tornando-a mais forte e aumentando sua resistência a acão dos ventos.
O contravento é um importante subsistema predial. 
	Além dessas existem diversos tipos de contraventamento para diversas estruturas que podem ser executados nos mais diversos materiais.
Toda construção recebe naturalmente as cargas verticais oriundas do seu próprio peso chamado de peso permanente e as sobrecargas que é carga distribuída por metro quadrado nos andares, são a s pessoas, móveis e as divisórias etc. 
As ações verticais são suportadas pelas lajes que as transmitem às vigas, que podem trabalhar em conjunto com as lajes, no caso de vigas mistas (vigas de aço estrutural, perfis metálicos, e laje de concreto armado).
Os sistemas de contraventamento vertical podem ser obtidos através de vários tipos de modelos, como, por exemplo: 
• Os sistemas em pórticos planos ou tridimensionais; 
• Os sistemas em pórticos treliçados; 
• Painéis tipo parede (toda a estrutura em paredes resistentes) e pórtico-parede; 
• Os sistemas com núcleos rígidos em concreto armado ou em aço e os pilares isolados; 
• Os sistemas tubulares.
Pórticos 
Os pórticos são pouco utilizados como elementos de contraventamentos, já que possuem uma rigidez relativamente pequena. Garantem resistência a ações horizontais no caso de edifícios de pequena altura, ou então são utilizados conjuntamente com outros elementos mais rígidos.
- Paredes 
Nestas paredes, o contraventamento é realizado por um sistema formado pelos pisos da edificação e pela própria parede que devido à elevada rigidez no seu próprio plano comportam-se como diafragmas rígidos e transmitem às paredes de contraventamento os esforços decorrentes das ações laterais aplicadas sobre a edificação. 
Esta distribuição de esforços depende da rigidez do diafragma, da posição do centro de massa e do centro de rigidez/torção do sistema estrutural da edificação.
- Paredes associadas a pórticos 
Frequentemente, a estrutura de contraventamento é composta por paredes estruturais em balanço, encastradas na fundação, ou por pórticos múltiplos eventualmente entreliçados com nós do tipo móveis. Esse tipo de contraventamento pode ser usado para edifícios até cerca de 40 andares.
- Núcleos e tubos
Contraventamento realizado através de um núcleo resistente, ou seja, conjunto de paredes resistentes dispostas perpendicularmente e com planta reduzida face à do piso.
Consiste em um dos principais componentes dos sistemas estruturais de edifícios de andares múltiplos doando à estrutura rigidez, nas duas direções principais da estrutura.
Os tubos associam esta propriedade com a resistência à torção, dada a sua implantação ser da ordem de grandeza da própria estrutura, evitando modos de rotação global da mesma.
Reticulada Contra Ventada (Braced structures) ou Estruturas Abraçadas
Em edifícios altos somente a ligação contínua das vigas com os pilares não conferem 
a rigidez necessária à estabilidade. 
Assim são empregados pórticos enrijecidos por contraventamentos, ou diagonais que prendem de um nó ao outro, tornando-os indeslocáveis. 
Este sistema pode ser utilizado em estruturas de betão armado, inclusive empregando o concreto para fazer as diagonais. 
Entretanto é em construções metálicas que esse sistema é mais bem aproveitado, com a união de vigas e pilares sendo rotuladas.
Um exemplo típico de um contraventamento é à disposição de barras metálicas em X da qual falamos no início desse artigo, é chamado de “Cruz de St. º André”, mas há outros tipos também empregados embora não tão comuns.

Continue navegando