Buscar

Transtorno alimentar

Prévia do material em texto

Campus MACAÉ-RJ
Curso de Graduação em Psicologia
3° Período
Turma: 3006 - Turno: Noite
Disciplina: Psicologia da Motivação e Emoção
Professor: Jefferson Cabral Azevedo
Aluno:
Hilário Giovane Truci
Matrícula: 201508930091
Título:
Estudo dos Transtornos Alimentares
Macaé, 27 de novembro de 2016.
1. Introdução
Transtornos Alimentares
Considera-se transtorno alimentar qualquer alteração relacionada à alimentação de alguém. Esta alteração pode ser devida a fatores metabólicos ou psicológicos. A faixa etária mais atingida é a adolescência, tanto devido às adaptações sofridas no corpo quanto a fatores sociais e emocionais envolvendo a convivência na família, na escola, no trabalho, etc. Porém, outras faixas etárias também são atingidas pelas mesmas doenças.
As disfunções mais conhecidas são: a bulimia, a anorexia, a obesidade e a desnutrição. Mais recentemente tornaram-se também ameaças a ortorexia e a vigorexia.
2. Principais disfunções
Classificação e diagnóstico
2.1– Bulimia
Este distúrbio alimentar vem de uma insatisfação com a aparência física. A pessoa enxerga-se sempre como se estivesse acima do peso. Há um distúrbio psicológico. Ela muitas vezes consome uma grande quantidade de comida e após o ato, ela começa a se sentir culpada e procura meios de expelir os alimentos, tomando laxantes ou induzindo vômitos. Como também pode vir a jejuar por longos períodos ou praticar esportes excessivamente.
2.2 - Anorexia
A anorexia possui sintomas similares á bulimia. Porém acabam sendo mais drásticos e visivelmente percebidos com rapidez, pois em muitos casos a pessoa extingue quase que de vez a alimentação diária, fazendo com que o organismo comece a rejeitar os alimentos, e conseqüentemente emagreci muito rápido. 
2.3 - Obesidade
É um distúrbio caracterizado pelo excesso de peso no indivíduo. Tendo compulsão por alimentar-se a todo o momento, não possuindo o comportamento de saciabilidade. Podendo esse comportamento ser de cunho psicológico ou fisio-genético. 
2.4 - Desnutrição
Não acontece por escolha, mas devido à situação sócio-econômica em que o indivíduo se encontra. A falta de nutrientes, calorias e proteínas na sua alimentação, causa a desnutrição. No Brasil, durante décadas, a causa da desnutrição emana da incompetência e descaso das autoridades políticas.
- Ortorexia
É a obsessão por comer somente alimentos orgânicos, geneticamente puros e sem conservantes, alimentos saudáveis. A preocupação exagerada com o que irá comer desvia a maior preocupação, que deveria ser com a saúde do corpo.
2.6 - Vigorexia
Vício no corpo perfeito, narcisismo em relação à forma física. Associando muitas vezes a atividade física exagerada ao consumo de anabolizantes. 
3. Conclusão
Análise comportamental
A Bulimia e a Anorexia andam de mãos dadas. Os indivíduos se vêem na necessidade de seguir os padrões que a sociedade, e ou, determinados grupos sociais e profissionais os empoe. A psicologia busca o equilíbrio e a homoestase comportamental e subseqüente física e corporal. Lembrando que Bulimia, Anorexia, Vigorexia, Ortorexia e Obesidade (descartando nesta os casos de cunho genético e fisiológico) são casos psicopatológicos que necessitam de extremo cuidado e tratamento. Somente ficando de fora a Desnutrição, pois não se trata de um fator psicológico. Mas na ausência de tratamento, em qualquer um desses quadros, o indivíduo pode chegar a óbito.
4. Referências Bibliográficas
CORDÁS, T. A. Transtornos alimentares: classificação e diagnóstico. Revista de Psiquiatria Clínica, vol31, n4, pp.154-157, 2004. http://www.scielo.br/pdf/rpc/v31n4/22398 - acessado em 27/11/2016 ás 22:00hs.
http://www.plenamente.com.br/artigo.php?FhIdArtigo=192#.WDuDONIrKM8 – acessado em: 27/11/2016 ás 21:00hs.

Continue navegando