Buscar

Resenha - O Processo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO – CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE
CURSO DE DIREITO
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
RESENHA ACADÊMICA
VALENTINA BOGO	
2017
Resenha do livro: KAFKA, Franz. O processo. Porto Alegre: L&PM, 2007.
O livro “O Processo” é um romance escrito por Franz Kafka, autor que é considerado um dos mais influentes do século XX. Kafka escreve esse livro entre os anos de 1913 e 1915, porém o exemplar é apenas publicado em 1925, um ano após a morte do autor. Assim, o livro não chega a ser terminado, deixando a história inacabada e com diversas maneiras de interpretar seu enredo e o seu final. Esse livro propõe uma série de discussões relacionadas a problemas atuais, a exemplo da diminuição da importância de um indivíduo em frente a um sistema maior, situação enfrentada pelo protagonista da obra.
Nesse contexto, o romance traz a história de Josef K., um banqueiro bem sucedido, que é acusado e processado por um crime não lhe especificado, nem pelos investigadores e nem pelo sistema judiciário. K. possuía um perfil exemplar no banco em que trabalhava e, também, tinha um cargo de responsabilidade ao meio dos outros funcionários. Sendo assim, na manhã do aniversário de 30 anos de Josef, policiais vão até a pensão em que morava para o informar sobre um processo, o que o faz achar que se tratava de uma brincadeira de mal gosto feita por algum de seus colegas. Ao ser informado da seriedade da situação, ele tenta obter informações essenciais sobre seu caso, as quais não o são concedidas. K. ainda imaginou que iriam esclarecer suas dúvidas em uma assembleia, mas o investigador foi rude e o chantageou.
Após diversas situações embaraçosas enfrentadas por Josef, ele procura um advogado para trabalhar no processo e, assim, livra-lo da indevida acusação não especificada. Contudo, o advogado foi de pouca ajuda, já que não deu importância ao caso e logo K. demitiu-o. Ainda, K. tenta se comunicar com o sistema judiciário para agilizar o seu processo, entretanto descobre que existem diversos casos assim como o dele, então não haveria uma maneira do judiciário ajuda-lo. 
Assim, ao final do livro, Josef se encontrava num estado de desanimo e indiferença diante de sua situação, porque tudo lhe parecia uma grande farsa que nunca iria ser solucionada. Dessa forma, depois de um ano sendo acusado, ele é executado com uma faca em seu coração. Sua execução pode ser interpretada como um acordo feito por Josef para que o libertassem do sofrimento que ele vivia ou como uma sentença de morte que foi lhe dada.
Diante dessa temática, o livro “O Processo”, que já é considerado um clássico da literatura contemporânea, possui extrema relevância na área do direito, pois se trata de uma trama envolvente marcada por uma das ferramentas mais utilizadas pelo sistema judiciário: o processo. A leitura mostra a falta de acesso à justiça e a forte hierarquização do poder, evidenciado na falha ao repassar informações do acusador para o acusado, uma situação ainda enfrentada por muitos no mundo. Durante todo o romance, ninguém consegue responder a Josef sobre o que estava sendo acusado, negligenciando o seu caso, levando a sua morte no final da obra.
 Portanto, essa leitura é indicada a todos os praticantes do direito, assim como aqueles que possuem interesse nessa temática. Kafka utiliza de uma linguagem compreensível para retratar alguns, de muitos, problemas relacionados ao sistema judiciário. Com a história envolvente de Josef K., consegue-se vislumbrar um pouco da realidade de uma parte da população ainda sem acesso à justiça.

Outros materiais