Buscar

p prova hist

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quem defende a tese usada pelos adeptos da Common Law e quem defendeu a tese usada pelos adeptos da civil law. Porque? A tese Cammon Law é adotada por aline, pq entende q só diante do caso concreto é possível constituir regras, pois casda caso tem suas particularidades. Já a tese civil law defende a tese de que um sistema de direito tem que se basear na vontade do legislador. 
Pq se usa a denominação ‘sistema romano-germanico’ Porque havia a prevalência de dois sistemas (dominado e dominante): o Germânico (técnica pública de julgamento) e o Romano (técnica oral, processual).
Qual dos sistemas se vincula a tradição jurídica portuguesa, e por consequência a tradição jurídica brasileira?Prevalece no Brasil o sistema Civil Law. Porém, a técnica de julgamento admite a do sistema Common Law
Portugal p tal empreitada, tinha a necessidade de uma legislação q desse suporte a essa ocupação territorial. Cite quais dos documentos jurídicos davam suporte ao processo colonizador promovido por Portugal na américa portuguesa
Descreva as características e conteúdo desses documentos jurídicos
Considerando esse conte x t o, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas :I.O processo de desregulação dos mercados financeiros norte -americano e europeu levou à formação de uma bolha de empréstimos especulativos e imobiliários, a qual ao estourar em 2008, acarretou um efeito domino de quebra nos mercados. por que II as políticas neoliberais marcam o enfraquecimento e a dissolução do poder de quebra nos mercados. porq. ii a s politicas neoliberais marcaram o enfraquecimento e a dissolução do poder aos financeiros q n atuam nos limites geográficos dos países de origem. I -V II- F
No Brasil, era o próprio estado português o fomentador, distribuidor e fiscalizador do processo colonizador. Portugal não possuía condições financeiras e humanas para empreender a posse de todas as terras que compunham a América portuguesa. O colono era o elo de ligação entre a terra e o Estado. O colonizador era um escolhido do próprio Estado que beneficiava a si próprio e, em troca, beneficiava a esse Estado. Portugal, para tal empreitada, tinha a necessidade de uma legislação que desse suporte a essa ocupação territorial. a)Cite quais os documentos jurídicos davam suporte ao processo colonizador promovido por Portugal na América Portuguesa? A Carta de Doação, O foral. 
b) Descreva as características e conteúdo desses documentos jurídicos.A Carta de Doação, pelo qual o soberano concedia as terras aos capitães-mores, com direito de juro e herdade. O foral, fixando os direitos, foros e tributos respectivamente ao Rei e ao capitão-mor. A Carta de Doação era o documento que comprovava a doação de uma Capitania Hereditária a um donatário pela Coroa Portuguesa. A Carta Foral era o documento que regulamentava os direitos e deveres dos donatários sobre a Capitania que recebiam. Dentre eles, a proibição de revendê-la, a de explorar nela o pau-brasil. Caso fosse encontrado metal precioso, a maior parte deles ficaria com a Coroa. Entre os direitos, ao donatário ficaria o de administrar, o de cuidar da justiça e de doar sesmarias. Povoar, fundar vilas eram obrigações dos donatários sobre as Capitanias Hereditárias.
O Sistema Internacional surgido ao fim da Guerra dos Trinta Anos: d) Reconheceu no Estado autonomia no trato de seus assuntos domésticos rejeitando a ideia de uma autoridade política suprema
(Administração Colonial e Ordem Jurídica) “... Com efeito, a noção de que as decisõe s 
 Cabiam em última instância ao soberano, conferia à Formação Social Brasileira, na conjuntura, uma coerência ideológica na qual a desigualdade era assumida e conscientemente legitimada. b) Incumbiu o ouvidor-mor de organizar a justiça, deixando as instâncias finais para Lisboa, onde funcionava a Casa de Suplicação.
 A escravidão, prática de longa duração, marcou profundamente a sociedade brasileira desde as primeiras levas chegadas ao Nordeste no século XVI o que nos permite concluir que: c) Trouxe para as regiões litorâneas do Nordeste uma alternativa barata para substituir a mão de obra indígena, mais especializada, porém rebelde. 
Tendo em vista essa reflexão, podemos afirmar que a concepção de proteção à integridade física do indivíduo é uma ideia constante na cultura jurídica, presente nas terras brasileiras, desde da colonização portuguesa? a) Responda esta pergunta e justifique seu posicionamento.Não, pq o colonialismo remetia a escravidão e a imposição do medo no cidadão que se levantasse contra o monarca absoluto, a coroa ou a autoridade constituída pela coroa. As penas para quem se insurgisse ou traísse o poder real eram regadas a absurdos e maldades, a qual não protegia a integridade física do indivíduo. Era u m processo inspirado na inquisição, onde o acusado não tinha direito a ampla defesa, era torturado para confessar, entre outras humilhações. 
b) Cite a legislação e as penas existentes na América portuguesa que exemplifiquem sua resposta. Dê ao menos um exemplo referente às penas previstas para seus respectivos crimes. No Código Penal do LIVRO V das Ordenações Filipinas, existia o crime de lesa-majestade a traição contra a autoridade, violação a dignidade de um soberano reinante ou contra o Estado poderia levar, em alguns casos , os condena do s a execução pública por meio d e tortura, esquartejamento puxado por cavalos, empalhamento da cabeça, corpo espalhado por locais públicos, casa demolida, propriedade salgada , família conde nada a infâmia , além de confisco de bens . 
"Gostaria muito de ver no testamento de Adão a passagem em que ele divide o Novo Mundo entre meus irmãos, o Imperador Carlos V e o rei de Portugal." Esta frase, proferida pelo rei francês Francisco I em 1540, reflete: O questionamento do apoio dado pelo poder pontifício aos acordos celebrados entre as Coroas ibéricas, consubstanciado pelo Tratado de Tordesilhas.
A esquadra enviada pelo rei de Portugal às Índias sob o comando de Pedro Álvares Cabral, em 1500, que acabou por ser aquela conhecida por ¿descobrir¿ as terras americanas já pertencentes à Portugal pelo Tratado de Tordesilhas, tinha, na verdade, como principal objetivo: estabelecer relações comerciais com os povos do Oriente;
Com relação a algumas das principais características do texto produzido pela Assembleia Constituinte de 1823 e que se converteria na primeira constituição brasileira, caso a Assembleia não houvesse sido dissolvida pelo Imperador D. Pedro I, é CORRETO afirmar que: Procurava, através do fortalecimento da representação nacional, limitar o poder do Imperador.
Nos dias atuais, a separação de poderes é um dos traços fundamentais para caracterizar um Estado Democrático de Direito. Você leu no Capitulo 3 de seu livro didático, que a Independência do Brasil ocorreu em 1822, em conexão com alguns fatos revolucionários que aconteciam na Europa, onde os movimentos liberais-constitucionalistas exigiam a queda dos regimes absolutistas e a submissão do poder dos reis ao império da lei. A ideia de conceder ao Brasil uma constituição tinha por pretensão mostrar que o país já nascia dentro dos padrões modernos e iluministas das grandes nações europeias. Todavia, a intervenção de Pedro I no processo de elaboração da nossa primeira Carta (Constituição de 1824), jogou por terra as esperanças desta elite, que alimentava ambições de exercer maior influência nas decisões políticas do país. Porém, não se pode deixar de realçar que houve conquistas liberais, inseridas no art. 179. a) É possível se falar em independência dos poderes na Carta de 1824? Por quê? Não. Deve ser ressaltado do papel de influência d o Poder Moderador, exercido pelo Imperador do Brasil, em todos os demais poderes. Assim, deve -se apontar para um tipo de " liberalismo conser vador" (por mais contraditório que o termo 
representasseno período) ou mesmo um "semi absolutismo" ou um “absolutismo disfarçado” na norma constitucional que versa sobre as atribuições ao exercício do 4º Poder, que concedia enormes poderes ao Imperador , mitigando a ideia de se vivenciar um Estado de Direito, caracterizado por ser um governo da lei e não um governo dos homens. 
b)Como os dispositivos constitucionais da Carta de 1824 acaba am por referendar aspectos de um continuísmo absolutista 
típico pré -constitucional? Através da inserção de um 4 º Poder na Organização Política do Império denominado Poder Moderador, sendo seu exercício privativo do Imperador do Brasil, por conseguinte, torna -se um Poder Absolutista disfarçado na norma constitucional que versa sobre sua competência. Por apresentar - se como a chave de toda a organização política do Império, cabendo ao Poder Moderador, velar sobre a manutenção da independência, do equilíbrio e da harmonia dos demais Poderes Político s (Poder Executivo, Poder Legislativo e o Poder Judicial) . 
c) No âmbito penal, é possível afirmar que os Códigos Penal de 1830 e Processual Penal de 1832 encontram bases na Constituição de 1824? Explique. Sim, os códigos citados encontram respaldo na carta de 1824, seguem a linha liberalista dos direitos fundamentais previstos no artigo 179 da carta imperial.
Quando se afirma "O Reino de Portugal nasceu das armas", é possível concluir que esta afirmação se deve ao fato de que: O Reino de Portugal constrói sua independência a partir das lutas que travou contra ou mouros e ao mesmo tempo contra Castela a partir do Século XII.
O período que se iniciou por volta de meados do século XV e que se estendeu até o início do século XVII foi, para o processo histórico de formação e de individualização do direito português, marcado pela elaboração de compilações de um imenso conjunto de tipos normativos que se encontravam em vigência em Portugal desde sua formação como uma monarquia independente em meados do século XII. Tais compilações ficaram conhecidas como ORDENAÇÕES DO REINO e, em relação a elas, é CORRETO afirmar que: Além de se constituir como uma síntese significativa da trajetória do direito português desde a formação desta monarquia ibérica até meados do século XV, as Ordenações Afonsinas contribuíram para a afirmação e consolidação da autonomia do sistema jurídico português perante o conjunto das formações políticas da Península Ibérica daquele período.
 Destaca-se como resultado das descobertas e da expansão luso-espanhola nos tempos modernos a: abertura de uma nova era de navegação e comércio, não mais concentrada no Mediterrâneo e sim no Oceano Atlântico;
Das alternativas abaixo, uma delas representa as bases jurídicas do regime de Capitanias Hereditárias implementada na Colônia Brasil pelo Estado Monárquico Lusitano. Assinale:
Carta de Doação e Carta Foral.
Tomando como referência a reforma eleitoral implantada a partir de lei ordinária (Lei Saraiva de 09 de janeiro de 1881), podemos afirmar que: I - Manteve-se o critério de renda mínima para o exercício do direito de voto, sendo que a comprovação da renda de 200 mil réis foi bastante flexibilizada em relação às exigências anteriormente existentes. II - A votação passou a ser direta e em turno único (eliminando-se, com isso, a figura do VOTANTE). III - Adotou-se a prática do voto obrigatório. IV - O voto do analfabeto foi excluído. Dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise: As afirmativas I e IV estão erradas
Destaca-se como resultado das descobertas e da expansão luso-espanhola nos tempos modernos a: abertura de uma nova era de navegação e comércio, não mais concentrada no Mediterrâneo e sim no Oceano Atlântico;
Segundo o historiador Boris Fausto (História do Brasil, Edusp/FDE, 1995), considerações de natureza política levaram a Coroa Portuguesa à convicção de que era necessário colonizar sua possessão na América do Sul, seriamente ameaçada pela presença de franceses em seu litoral, onde praticavam o escambo do pau-brasil e a pirataria. Assim, no que se refere à ambiência e às condições que marcaram os primórdios da colonização e da implantação da estrutura judicial-administrativa portuguesa em sua colônia sul-americana, podemos afirmar que: II - Os direitos e deveres dos donatários e das condições de organização do povoamento e da administração das capitanias encontravam-se fixados na Carta de Doação e no Foral, incluindo-se as questões relacionadas à prestação jurisdicional.III - Com a implantação de um Governo Geral no Brasil, a instância mais elevada da organização judicial da colônia passou a ser o ouvidor-geral.
No dia 16/06/1934 foi promulgada a nova constituição do Brasil. Nela trazia a importância dos estados asseguranda pelo principio federalista. Ao mesmo tempo, ampliou-se o poder da união nos novos capítulos referentes à ordem econômica e social. No plano da politica social foram aprovados medidas que beneficiavam os trabalhadores, como a criação da justiça do trabalho, o s.m, a jornada de oito horas, férias anuais remuneração e descanso semanal. Mas o governo sofreu uma importante derrota com a aprovação da pluralidade e da autonomia sindicais em lugar do sindicato único por categoria profissional. Não é um ponto principal na constituição de 1934?
Remunerar o trabalho escravo
Como estudamos, alguns traços culturais e institucionais construídos no decorrer da historia brasileira foram superados, enquanto outros permanecem perceptíveis nos dias de hoje. São as chamadas rupturas e permanências. Abaixo enumeramos, algumas características marcantes da sociedade brasileira colonial e imperial, sendo que uma delas, flagrantemente representa uma ruptura histórica observada nos dias atuais. Opção q se identifica A ocupação predominantemente rural do espaço
Analise as afirmativas e a seguir marque a alternativa correta I- Na tentativa de melhor ocupação e proteção do território brasileiro, os portugueses dividiram as terras da colônia em capitanias hereditárias .PQ. II- O sistema do governo geral , implantado logo que os portugueses chegaram no Brasil, não havia sido eficiente na defesa do território contra as invasões estrangeiras. I-V, II-F
O ato Institucional Numeral 5 (AI-5) foi o mais duro ato do governo militar. Dentre as alternativas abaixo, qual delas aponta algumas características deste ato Institucional? Aposentou compulsoriamente membro do judiciário, cassou mandatos políticos, acabou com as garantias do habeas-corpus e decretou o Estado de Sítio por prazo indeterminado.
As constituições brasileiras de 1934 e de 1937 foram produzidas

Outros materiais