Buscar

Exercício. Nado Crawl

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS - UNIPAM
Curso de Educação Física
Prof. Ms. Gilson Caixeta Borges
EXERCÍCIO DE NATAÇÃO – NADO CRAWL (Valor 02 pontos)
Descreva os seguintes aspectos biomecânicos da braçada e da pernada do nado Crawl.
BRAÇADA:
Entrada (alongamento) - Deve ser feita à frente da cabeça, entre a linha central desta e a linha da direção do ombro. Braço ligeiramente flexionado, com o cotovelo acima da mão. Os dedos devem entrar anteriormente à água. Deslizando-a para dentro da água, à frente, de lado, com a palma da mão ligeiramente voltada para fora.
Apoio (agarre) - É feita logo após a entrada do braço. Consiste em uma puxada para baixo, no qual a mão se desloca para o fundo da piscina em um trajeto curvilíneo, com o braço inicialmente estendido, flexionada gradualmente, até atingir a posição de agarre. O braço flexiona-se cerca de 40 graus no cotovelo durante a varredura para baixo, de maneira que o ângulo do cotovelo seja de 140 graus ao ser efetuado o agarre. No agarre deverá existir uma rotação medial de braço, formando uma posição de alavanca, em que o cotovelo estará mais elevado, com o braço e a mão voltados para trás.
Varredura para fora - O braço se move para baixo e para fora para a pegada. Isto é acompanhado por uma rolagem natural do ombro. A mão é lançada para baixo e para fora pela palma.
Varredura para dentro - Esta fase inicia-se no agarre, seguindo com um movimento trajetória semicircular até aposição sob corpo, e que a mão inicialmente continua deslocando-se para baixo, para dentro e para cima, simultaneamente, até que esteja ao nível da linha média do corpo, ou a tenha ultrapassado. A parte da força nessa fase é utilizada na rotação do corpo do nadador (rolamento).
Varredura para cima - Da passagem da tração ou varredura para dentro, para a finalização ou varredura para cima, haverá a aproximação do braço e cotovelo ao tronco. Com uma extensão não total do antebraço, retirando-se a mão da água próxima ao quadril, finalizando a fase aquática da braçada.
Recuperação - Deve ser feita através da elevação do cotovelo, flexionando o antebraço e projetando a mão à frente. Os braços deverão estar mais relaxados possível durante esta fase, até a entrada, para então começa um novo ciclo.
PERNADA:
Fase descendente: É o movimento ativo da pernada, ocorre de cima para baixo, com leve flexão do joelho, com o pé ligeiramente voltado para dentro e o tornozelo relaxado oferecendo assim uma maior superfície motora.
Fase ascendente: Movimento passivo é o relaxamento da parte ativa, com extensão total da perna, até que o calcanhar atinja a superfície da água, mantendo o pé em posição natural.
RESPIRAÇÃO:
Inspiração - No momento da inspiração deve ser feito, logo após a expiração, através do movimento de rolamento lateral de tronco e de um pequeno movimento de cabeça. A inspiração deverá ser feita pela boca, mantendo-a o mais próximo possível da água.
Expiração – No momento em que o rosto permanece dentro d'água, o nadador realizará a expiração, através do nariz e boca. A expiração pelo nariz, para auxiliar na execução das viradas, evitando a entrada de água.
Descreva o posicionamento do corpo no nado Crawl.
Em decúbito ventral, o mais horizontal possível minimizando a resistência frontal e de sucção. Então a posição do corpo na água deve ser a mais paralela possível da linha da superfície, não esquecendo que a ação das pernas é realizada abaixo desse mesmo nível, com o corpo bem posicionado pode reduzir consideravelmente a resistência frontal.
Qual a importância do rolamento do corpo (rotação do corpo no eixo longitudinal) para a eficiência do nado?
- O melhor aproveitamento de sinergias musculares; - A braçada submersa mais profunda; - O término da braçada submersa; - A recuperação da braçada mais perto do corpo, proporcionando a melhor descontração dos músculos envolvidos na fase aérea da braçada; - A execução da respiração (fase inspiratória); - O movimento de pernas estabilizado a reação da recuperação do braço, com diminuição da resistência do corpo na água.

Continue navegando