Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
avaliaçao escolar e mate didaticos objetiv

Pré-visualização | Página 1 de 1

Disciplina(s):
Avaliação Escolar
Pesquisa e Prática Profissional - Materiais Didáticos
Questão 1/5
Segundo Both, ensino, avaliação e aprendizagem não se justificam plenamente por si mesmos, mas sempre em função de um bem acadêmico maior, ou seja, o da educação. E para uma compreensão melhor do que é educação, tem ela sua origem no verbo educar, que provém do verbo latino educere, que significa fazer desabrochar. Assim, desabrochar quer dizer mostrar-se para a vida de forma real, desvelar potencialidades como desdobramentos da educação.
Nessa perspectiva, seguindo o pensamento de Both, escreva um dos significados da educação. Explique por que é imprescindível que o professor tenha uma concepção clara sobre educação e avaliação na prática educativa.
Nota: 0.0
	A educação é um bem amplamente social, que, ao intervir, possibilita a valorização do ser humano, na medida em que serve para a promoção de melhoria da qualidade de vida dos grupos sociais. Para que possa não apenas identificar o quanto o aluno sabe e com que profundidade aprende, mas propiciar-lhe novas descobertas e conhecimento. (BOTH, p. 28 2ªed. e p. 30 3ªed.)
Resposta:
Questão 2/5
Leia o texto a seguir
 
Os materiais didáticos são recursos importantes no processo do ensino e  aprendizagem. O professor precisa estar atento para a utilização destes materiais para ilustrar a aula e motivar a aprendizagem e como realizar a transposição didática. Explique a importância da transposição didática para o ensino e aprendizagem.
Nota: 10.0
	A transposição didática permite ao professor transformar os conteúdos dos livros didáticos em recursos  para o ensino. Permite realizar representações concretas para que o estudante consiga compreender os conteúdos trabalhados em aula.(JUSTINO, 2011, p.16)
Resposta:A utiliza la para construção de material didático, o professor tem a vantagem de enfatizar a relação - professor- aluno- conhecimento, porque para que se torne possível o ensino de um determinado elemento do saber, este devera sofrer certas deformações que o deixarão apto a ser ensinado.
Questão 3/5
Leia a afirmativa a seguir
 
Pimenta e Lima (2004, p. 51) afirmam que “O estágio abre espaço para os professores orientadores proporem a mobilização de pesquisas para ampliar a compreensão das situações vivenciadas e observadas nas escolas, nos sistemas de ensino e nas demais situações ou estimularem, a parir desta vivência, a elaboração de projetos de pesquisa a ser desenvolvidos concomitantemente ou após o período de estágio.” O estágio ou prática pedagógica tem grande importância para a formação dos futuros professores. Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro, descreva a classificação de estágio:
 
Nota: 16.0
	JUSTINO, 2011, p.86/87)
Estágio como imitação de modelos, reduz-se a observar os professores em aula e imitar esses modelos . A característica do estágio nesta situação é a reprodução. Isto pode gerar o conformismo que limita a sala de aula, deixando de analisar todo o contexto escolar.
Estágio como instrumentalização técnica,  o estágio fica reduzido unicamente ao momento da prática, ao “como fazer”.
Estágio como pesquisa e a pesquisa no estágio, o estágio poderá possibilitar ao estudante realizar uma ação reflexiva sobre sua ação durante suas aulas.
Resposta:Estagio como imitação de modelos
Estagio como instrumentalização técnica
Estagio como pesquisa e a pesquisa no estagio
Questão 4/5
Leia o texto a seguir:
“O processo reflexivo visa promover a autonomia do professor diante dos problemas enfrentados no cotidiano, buscando encontrar respostas que serão construídas através da reflexão crítica. Esta reflexão esta relacionada aos conceitos de ação e investigação, ou seja, indagação, onde o professor pode analisar sua prática, encontrando estratégias que possam promover a melhoria no processo ensino aprendizagem.” (JUSTINO, 2011, p.54). Apresente o significado de professor reflexivo segundo Schön. 
Nota: 20.0
	O conceito de professor reflexivo segundo Donald Shön, esta relacionado ao professor que reflete sobre sua prática antes, durante e depois que ela aconteça, fazendo uma retro-alimentação de sua prática, ou seja, ação - reflexão - ação. (JUSTINO, 2011,p.45)
 
Resposta:Conceito segundo o qual o professor reflete sobre sua pratica antes, durante e depois que ela aconteça fazendo uma retroalimentaçao de sua pratica ou seja, ação - reflexão - ação.
Questão 5/5
Both afirma que:
O estudo de caso é mais um dos excelentes componentes de que dispomos para a avaliação de desempenho do aluno, exigindo dele percepção clara, abrangente e, ao mesmo tempo, circunstancial a respeito de um tema. Trata-se de uma forma de avaliação de aprendizagem por meio do exame de fatos reais ou não, com base em orientações preestabelecidas.
A partir desse trecho do livro de Both, descreva quais são as orientações para a realização de uma avaliação através do estudo de caso e como contribui na formação do futuro professor?
Nota: 0.0
	Analisar o caso ou o texto proposto fazendo a descrição e a prescrição da avaliação em relação a apenas três de seus componentes: objetivo(s), interessado(s) e metodologia; Justificar, de modo integrado, as prescrições feitas de modo a estabelecer relações entre os três componentes considerados, salientando, assim, os pontos mais críticos e atentando-se diretamente ao caso analisado, ou seja, evitando-se argumentos de cunho geral, não significativos; Apresentar e defender ideias de modo claro e conciso. Possibilitar a investigação de situações diversificadas, propiciando aprofundamento de pesquisa, troca de ideias, além de promover novos conhecimentos para inserir o aluno no circuito da iniciação científica. (BOTH, p. 81-82 2ª ed. e p.87-88 3ª ed.)
Resposta: