Buscar

Atividade discursiva AVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESPOSTA:
Provavelmente Larissa tenha dislexia, déficit de atenção e hiperatividade. Pelo fato de não se concentrar na aula, consequentemente ela terá dificuldade de aprendizagem.
Sabemos que as crianças devem ser alfabetizadas até o terceiro ano do ensino fundamental. Mas atualmente, a conclusão da alfabetização é apenas no terceiro ano, comprometendo os alunos. Eles podem passar para o quarto ano sem o conhecimento necessário para seguir os estudos.
Muitas crianças mudam com o passar do tempo, no caso de uma intervenção, seria necessário: 
- Trabalho em linguagem escrita com as crianças, estimular a descoberta e utilização da lógica de seus pensamentos na construção de palavras e textos e na representação de fonemas; 
- Oferecer oportunidades para a escrita e leitura espontâneas; 
- Explorar constantemente as diversas funções da escrita, não apenas produção textual, mas também cartas e bilhetes; 
- Explicitar as diferenças entre língua falada e língua escrita. É importante que as crianças tenham consciência de que a fala e a escrita são formas diferentes de expressão da linguagem.
As atividades de estimulação da linguagem escrita devem ser realizadas de forma lúdica, através de jogos e brincadeiras, assim a criança terá prazer em ler e escrever.
REFERÊNCIAS:
SALLES JF, Parente MA, Machado SS. As dislexias de desenvolvimento: aspectos neuropsicológicos e cognitivos. Revista Interações Universidade de São Marcos, São Paulo/ SP. No Prelo 2003. Acesso em 24.10.2017.

Continue navegando