Buscar

REMUNERACAO E BENEFICIOS

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201604346196)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A expressão Qualidade de Vida tem sido usada com crescente freqüência para descrever certos valores ambientais e humanos, negligenciados pelas sociedades industriais em favor do avanço tecnológico, da produtividade e do crescimento econômico. Dessa forma, Walton propõe oito categorias conceituais incluindo critérios específicos de Qualidade de Vida no Trabalho. Abaixo temos quatro critérios de QVT dos oito propostos pelo autor.
1 - Compensação justa e adequada
2 - Uso e desenvolvimento de capacidades
3 - Relevância social do trabalho na vida
4 - Condições de trabalho
 
Enumere cada um dos indicadores de QVT abaixo de acordo com os critérios propostos acima e a seguir assinale a alternativa que apresente a seqüência correta.
( ) Equilíbrio da remuneração entre as condições internas e externas à empresa
( ) Ambiente físico seguro e saudável
( ) Incentivo à utilização da capacidade plena de cada indivíduo no desenvolvimento de suas funções.
( ) Responsabilidade social da instituição na sociedade
( ) Jornada de trabalho razoável e compatível com a legislação vigente.
( ) Reconhecimento da necessidade de possibilitar mais autonomia aos funcionários (empowerment)
		
	
	1, 4, 2, 3, 4, 4
	
	Nenhuma das alternativas
	 
	1, 4, 2, 3, 4, 2
	
	1, 4, 3, 3, 4, 2
	
	1, 4, 2, 3, 3, 1
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201604347217)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um plano de classificação de cargos e salários (PCCS) é composto por vários instrumentos ou ferramentas de gestão de pessoas, incluindo tabelas salariais, descrições de cargo e classificação dos cargos. Tais recursos são necessários à gestão dos recursos humanos de uma organização, na medida em que explicitam - entre outras questões - os requisitos dos cargos, a hierarquia e a estrutura salarial a ser usada nos casos de admissão e promoção de empregados. Qual das opções a seguir melhor se relaciona com a ideia de equilíbrio interno?
		
	 
	João, gerente da área Industrial, está contratando um Supervisor para atuar no setor de Instalação. O cargo de Supervisor de Instalação, em função dos seus requisitos, está posicionado acima dos cargos de Projetista, Técnico Mecânico e Engenheiro Jr, fato que assegura, segundo o gestor da área, uma relatividade interna.
	
	Julio, diretor da área de Vendas, está buscando no mercado um candidato ao cargo de Gerente Regional de Negócios para a sucursal de Salvador. Os salários pedidos pelos candidatos potenciais estão, na média, 12,0% acima daquele oferecido pela empresa de Júlio.
	
	Vânia Lucia, Vice-Presidente de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), está negociando com a diretoria o realinhamento interno dos salários, buscando equilibrar os salários pagos com aqueles praticados pelo mercado de trabalho. Vânia acredita que esse realinhamento irá reduzir a rotatividade atualmente existente;
	
	Aristóteles, encarregado do setor de Solda e Corte da Empresa ALFA, solicitou recentemente desligamento da empresa. Alegou, durante a entrevista de saída, que os salários praticados pelo mercado não estão alinhados às práticas da empresa;
	
	Marcos, gerente da área de Marketing, está contratando um Analista para atuar no setor de Propaganda e Promoção de novos produtos. O referido cargo está enquadrado na classe salarial XII do plano profissional, cuja faixa salarial gira entre R$ 3.400 e R$ 3.800.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604346187)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual das alternativas abaixo não se relaciona aos objetivos básicos dos benefícios?
		
	
	Melhorias do clima organizacional;
	
	Facilidade na atração e na manutenção de talentos;
	 
	Redução da rotação de pessoal e aumento do absenteísmo;
	
	Aumento da produtividade em geral.
	
	Melhoria da qualidade de vida dos funcionários;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201604347376)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sabe-se que a multiplicidade de formas de remuneração tem crescido devido à necessidade de encontrar maneiras criativas para aumentar o vínculo entre as empresas e seus funcionários. As formas básicas, entretanto, mantêm-se as mesmas, podendo ser classificadas em oito grandes grupos: remuneração funcional, salário indireto, remuneração por habilidades, remuneração por competências, previdência complementar, remuneração variável, participação acionária e alternativas criativas. Essas oito formas de remuneração são divididas de forma esquematicamente onde:
		
	
	A remuneração funcional, a remuneração por habilidades, a remuneração por competências e a previdência complementar constituem a base de um sistema de remuneração.
	 
	A remuneração funcional, a remuneração por habilidades, a remuneração por competências, o salário indireto e a previdência complementar constituem a base de um sistema de remuneração.
	
	As alternativas criativas constituem a remuneração por desempenho
	
	A remuneração variável e a participação acionária constituem o componente referente à remuneração por competências.
	
	A remuneração variável e as alternativas criativas constituem a remuneração por desempenho.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604347240)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os autores Picarelli Filho e Wood Junior, no livro REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA (2004), registram os princípios de um sistema de remuneração estratégica (p.44). Entre eles, o princípio do valor da recompensa. Tal princípio indica que é necessário:
		
	
	Assegurar a liberação ou pagamento das recompensas dentro do ano fiscal para o qual o programa foi programado.
	
	Caracterizar no contracheque, de forma adequada, o valor a ser pago como recompensa, garantindo a aplicação correta dos encargos trabalhistas e previdenciários, quando aplicáveis.
	
	Comunicar a recompensa a ser oferecida, bem como o orçamento que a empresa possui. Isso evita problemas de comunicação, bem como o surgimento de expectativas distorcidas sobre o tema.
	 
	Identificar e comunicar as diretrizes relacionadas ao valor da recompensa, incluindo o aspecto objetivo (monetário) e o aspecto simbólico.
	
	Definir o valor da recompensa a ser dada a cada empregado, individualmente, observando-se os aspectos legais, fiscais, tributários e trabalhistas.

Continue navegando