Buscar

Anne sullivan

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O filme aborda a história de uma garota com deficiência visual e e auditiva, e por não ter recebido nenhum tipo de educação, não saber como se comunicar; vive exclusa da sociedade e até mesmo do convívio familiar. 
Esse tipo de deficiência é chamado de surdocegueira, por ser desprovida de dois sentidos importantes, a perda sensorial traz dificuldades para o desenvolvimento da compreensão do ambiente e muitas vezes a pessoa com surdocegueira fica isolada das informações do mundo que a cerca. O surdocego necessita da utilização dos sentidos remanescentes, ou seja, aqueles que estão intactos: o olfato, paladar, tato e aqueles que ainda possuem resíduo: visuais e ou auditivos. Sentidos estes, que lhe trarão informações sobre o ambiente no qual está inserido.
Pessoas com essa deficiência vive em um mundo sem som, sem escrita e sem luz; isso faz com que ela não tenha conhecimento do mundo que a cerca, pois seus pais a veem como um ser digno de pena, não souberam como proporcionar a filha um ambiente favorável a comunicação, deixando que Hellen fizesse tudo que quisesse e por causa disso ela não sabia nem ao menos; como usar os utensílios para se alimentar. 
Podemos perceber que por Hellen viver em uma sociedade preconceituosa que acreditava que a pessoa com deficiência era um estorvo para família, não lhe davam o devido respeito como ser humano. Esse preconceito destrói a possibilidade de conhecimento e crescimento, pois como a protagonista era vista como alguém incapaz de aprender, não lhe proporcionavam situações de aprendizado,realidade está em que se vive muitas pessoas nos dias de hoje.
Esse filme nos faz perceber o quanto às relações sociais são essenciais, que o homem é um ser social e que é na língua e pela língua que o sujeito se constitui como tal.
Se uma pessoa é privada da visão e audição, temos outros meios de fazer o mundo, a cultura, refletir dentro dessa pessoa, a línguagem de sinais é uma das formas disso acontecer. O milagre de Anne Sulivan revela como a pessoa privada da audição e da visão tem dificuldades em generalizar habilidades aprendidas separadamente, aprendem mais lentamente, necessitam de instruções organizadas e sistematizadas, mas não é por causa disso que devemos pensar que ela não tem potencial para aprender. 
Devemos criar uma relação de confiança com esta pessoa e proporcionar um ambiente interativo, favorecendo o desenvolvimento da comunicação e da autonomia dessa pessoa.
O

Outros materiais