Buscar

CONSULTORIA INTERNA DE RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CONSULTORIA INTERNA DE RH
	
	 1a Questão (Ref.: 201704218833)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Constituem conceitos de consultoria, exceto:
		
	
	Fornecimento de determinada prestação de serviço por profissional qualificado
	
	Conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor que ajudam o cliente a perceber e agir sobre fatos que ocorrem em seu ambiente
	 
	Exercício de determinada profissão por profissional desqualificado
	
	Arte de influenciar as pessoas que nos pedem para fazê-lo
	
	Exercício de determinada prestação de serviços por profissional qualificado
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201704354524)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Cada vez mais a consultoria (de organizações, ou de empresas) vem sendo utilizada pelas organizações, principalmente por ser um valioso instrumento que auxilia na identificação das causas dos problemas por meio de diagnósticos e processos de intervenção técnica. Mas as organizações não contratam as consultorias apenas pelo fato de estar na moda. Há três propósitos fundamentais na adoção de consultorias organizacionais. A seguir, identifique a única alternativa que contém esses propósitos:
		
	
	identificar as necessidades do cliente, formular e impor suas soluções e recomendar ações pertinentes.
	
	identificar as necessidades da consultoria, formular e impor suas soluções e implementar ações pertinentes.
	 
	identificar as necessidades do cliente, formular e propor soluções e recomendar ações pertinentes.
	
	identificar as necessidades da consultoria, formular e propor soluções e recomendar ações pertinentes.
	
	identificar as necessidades do cliente, formular e propor soluções e implementar ações pertinentes.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201704692098)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A partir da compreensão científica sobre Consultoria Interna de Recursos Humanos, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa verdadeira:
		
	
	A consultoria inclusiva é exercida por profissional que se especializa em aconselhamento gerencial a executivos ou gestores, individualmente ou em grupo, ou em conduzir projetos especiais de consultoria (mentoring, counselling, coaching) no âmbito restrito de uma determinada empresa.
	
	Consultoria organizacional é o nome da atividade que visa, de forma metódica, pesquisar, identificar, analisar, formular e propor soluções para situações-problema referentes à estratégia, à estrutura, às atividades operacionais e administrativas apenas de empresas privadas ficando de fora as entidades estatais. Usualmente é exercida por alguém que atua de forma especializada em apenas um área da administração.
	
	A consultoria interna só pode ser exercida por apenas um profissional. Por exemplo, consultoria interna de informática, de assuntos jurídicos ou de recursos humanos. Agindo da mesma forma que um consultor externo, o consultor interno elabora diagnósticos, busca soluções para os problemas, apresenta pareceres, sugere melhorias e atua junto às gerências e chefias como um conselheiro, um facilitador, um solucionador de problemas em assuntos de sua especialidade no âmbito da empresa.
	
	De maneira geral pode-se afirmar que existem os seguintes tipos ou modalidades de consultoria: Consultoria organizacional, Consultoria técnica, Consultoria especializada, Consultoria jurídica, Consultoria autônoma, Consultoria familiar, Consultoria associada, Consultoria pessoal, Consultoria exclusiva, Consultoria externa e Consultoria interna.
	 
	Nos últimos anos as empresas têm adotado a figura do consultor interno, que é funcionário do quadro, devidamente qualificado para desempenhar atividades técnicas de consultoria em assuntos que sejam de sua especialidade no contexto da organização.
	
	 4a Questão (Ref.: 201704391566)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Estudamos os tipos de consultoria organizacional, e sua importância no contexto empresarial. Assinale a única alternativa que responde plenamente ao conceito de Consultoria Autônoma
		
	
	exercida por profissional que se especializa em aconselhamento gerencial a executivos ou gestores, individualmente ou em grupo, ou em conduzir projetos especiais de consultoria (mentoring, counselling, coaching) no âmbito restrito de uma determinada empresa.
	
	é a atividade que visa, de forma metódica, pesquisar, identificar, analisar, formular e propor soluções para situações-problema referentes à estratégia, à estrutura, às atividades operacionais e administrativas de empresas privadas ou entidades estatais. Usualmente é exercida por empresas do ramo em que atuam vários profissionais especializados nas diferentes áreas da administração.
	 
	atividade exercida por profissional qualificado que atua de forma independente, ou seja, sem vínculo empregatício com a organização-cliente, para a realização de consultoria em um determinado projeto. Muitos profissionais devidamente credenciados na profissão trabalham como consultores autônomos, dispondo de escritórios próprios ou home offices.
	
	realizada por profissional não integrante do quadro da empresa na qual exerce suas atividades profissionais, atuando sob condição de contrato de prestação de serviço específico ou projeto.Normalmente , as firmas de consultoria, os consultores autônomos ou os que atuam em ¿network¿ realizam suas atividades como consultoria ou como consultores externos contratados pelas empresas interessadas.
	
	praticada por profissionais especializados que atuam como parceiros de empresas de consultoria organizacional, sendo contratados para realizar determinados projetos. Existe uma variação de consultoria associada que é conhecida como consultoria em network, ou rede de consultores autônomos que podem vir a constituir um grupo ad hoc (para esse caso) e realizar em parceria um projeto ou trabalho de consultoria, sob a liderança de um dos profissionais do grupo e devidamente aceito pelo cliente. Uma vez concluído o projeto, o grupo se desfaz, voltando cada um à sua autonomia original.
	
	 5a Questão (Ref.: 201704360703)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Constitui-se em um conjunto de atividades desenvolvidas por um ou mais profissionais da própria organização, devidamente qualificados, para desenvolver, aconselhar e assessorar de forma metódica e consistente os clientes internos, que são todos os demais colaboradores. Este é o conceito de?
		
	
	Consultoria Interna por Processo
	
	Consultoria Exclusiva
	
	Consultoria Externa
	 
	Consultoria Interna
	
	Consultoria Interna por Projeto
		
	
 6a Questão (Ref.: 201704746940)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As empresas modernas têm utilizado a modalidade de consultoria interna para o aproveitamento das competências existentes em seus quadros de funcionários; são colaboradores que possuem qualificações que lhes permitem o exercício de atividades típicas de consultoria em suas especialidades. Diante da afirmativa, assinale a única alternativa que responde plenamente as conceitos sinalizados, nas opções abaixo:
		
	 
	CI por projeto é o conjunto de ações tomadas metodicamente, a partir do diagnóstico de uma situação-problema, para alcançar uma solução satisfatória (o objetivo), consideradas as condições de recursos, tempo, qualidade e custo estabelecidas junto com o cliente interno. CI por processo é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor a partir de um diagnóstico da situação, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. Neste caso, o consultor atua como um conselheiro e facilitador no processo.
	
	CI por projeto é o conjunto de ações tomadas aleatoriamente, a partir do diagnóstico de uma suposição, para alcançar uma solução satisfatória (o objetivo), consideradas as condições de recursos, vontade do consultor, qualidade e custo estabelecidas junto com o cliente interno. CI por processo é o conjunto de atividades desenvolvidaspelo consultor a partir de um diagnóstico da situação, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. Neste caso, o consultor atua como um decisor supremo e facilitador no processo.
	
	CI por projeto é o conjunto de ações tomadas aleatoriamente, a partir do diagnóstico de uma suposição, para alcançar uma solução satisfatória (o objetivo), consideradas as condições de recursos, tempo, qualidade e custo estabelecidas junto com o cliente interno. CI por processo é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor a partir de uma percepção do consultor, da situação, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. Neste caso, o consultor atua como um decisor e gestor no processo.
	
	CI por projeto é o conjunto de ações tomadas metodicamente, a partir do diagnóstico de uma situação-problema, para alcançar uma solução satisfatória (o objetivo), consideradas as condições de recursos, tempo, qualidade e custo estabelecidas junto com o cliente interno. CI por processo é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor a partir de um diagnóstico da situação, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. Neste caso, o consultor atua como um decisor supremo e facilitador no processo.
	
	CI por projeto é o conjunto de ações tomadas metodicamente, a partir do diagnóstico de uma situação-problema, para alcançar uma solução satisfatória (o objetivo), consideradas as condições de recursos, tempo, qualidade e custo estabelecidas junto com o cliente interno. CI por processo é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor a partir de uma percepção do consultor, da situação, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. Neste caso, o consultor atua como um decisor e gestor no processo.
	 7a Questão (Ref.: 201704694269)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Consultoria Interna de RH oferece oportunidades e riscos ao negócio. Um consultor interno é conhecedor das características da cultura da organização, seu ambiente informal, o que é uma clara vantagem para sua atuação. Para que tal conhecimento não se torne risco, o que ele precisa considerar na proposição de alterações que podem gerar resistências?
		
	 
	Isenção e Discrição é algo necessário.
	
	Ser ético, mas considerar que tem pessoas que não são éticas e falar apenas com alguns.
	
	Isenção e cuidado com que compartilha as informações, nem todos podem saber detalhes.
	
	Ser ético e pensar que numa empresa moderna, todos são éticos.
	
	Ser discreto basta.
	
 8a Questão (Ref.: 201704218407)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve as POLÍTICAS a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
		
	
	Implícita, informal e relacionada aos objetivos estratégicos da organização.
	
	Explícita, formalizada e não necessariamente relacionada aos objetivos estratégicos da organização.
	
	Implícita, informal e não necessariamente relacionada aos objetivos estratégicos da organização.
	 
	Explícita, formalizada e relacionada aos objetivos estratégicos da organização.
	
	Independente para que o consultor poder implantar as mudanças que forem necessárias.
	
 9a Questão (Ref.: 201704357104)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É fato que o consultor interno possui um papel absolutamente estratégico, devendo atuar como facilitador das transições internas. É requisito para que isto aconteça:
		
	
	As Políticas de Recursos Humanos devem ser atualizadas periodicamente.
	 
	O consultor deve estar totalmente atualizado com os negócios da empresa e sua realidade.
	
	O consultor deve ser treinado pela Área de Recursos Humanos.
	
	A empresa deve adotar uma cultura flexível, para que todo e qualquer tipo de mudança seja facilmente absorvido.
	
	Somente gestores devem ser designados a atuar como consultores internos.
	
 10a Questão (Ref.: 201704746994)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com base nos conceitos estudados em nossa disciplina, assinale a única alternativa correta. Em recente entrevista, a professora Elizenda Orlickas, consultora de RH e autora do livro "Consultoria Interna de Recursos Humanos", ao ser questionada sobre a importância de se preparar um profissional de RH para o trabalho de consultor interno, afirmou que:
		
	
	¿A capacitação dos profissionais de RH para que assumam o papel de consultores internos permite que adquiram uma visão especialista de sua área. Assim, podem atuar de forma não estratégica em todos os pontos de Recursos Humanos nas empresas¿.
	
	¿A capacitação dos profissionais de RH para que assumam o papel de consultores internos não interfere na qualidade técnica e comportamental do colaborador, não gerando na verdade, diferencial neste indivíduo¿.
	
	¿A capacitação dos profissionais de qualquer área da empresa, para se tornar um consultor interno de RH, para que assumam o papel de consultores internos permite que adquiram uma visão específic de sua área. Assim, podem atuar de forma estratégica em todos os pontos de Recursos Humanos nas empresas¿.
	
	¿A capacitação dos profissionais de RH para que assumam o papel de consultores internos permite que adquiram uma visão especialista de sua área. Assim, podem atuar de forma estratégica em todos os pontos de Recursos Humanos nas empresas¿.
	 
	¿A capacitação dos profissionais de RH para que assumam o papel de consultores internos permite que adquiram uma visão generalista de sua área. Assim, podem atuar de forma estratégica em todos os pontos de Recursos Humanos nas empresas¿.

Outros materiais