Buscar

med con arb

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISTINÇÃO ENTRE MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM.
A mediação visa recuperar o diálogo entre as partes litigantes. Nesse caso, as próprias partes é que tomam a decisão, sendo o mediador um terceiro imparcial e neutro, que não possui qualquer poder de decisão. Seu papel restringe-se a facilitar e auxiliar um acordo entre as partes, não expressando a sua opinião sobre o resultado do pleito e não sugerindo soluções.
A conciliação é a forma de solução de conflitos em que as partes envolvidas procuram chegar a um acordo para resolver um litígio por meio da ação de um terceiro, o conciliador. O conciliador tem uma participação mais incisiva do que o mediador, posto que manifeste a sua opinião e propõe uma solução justa para o acordo. Entretanto, o conciliador não tem poder para impor uma decisão às partes.
A arbitragem surge no momento em que as partes não resolveram de modo amigável a questão. As partes então permitem que um terceiro, o árbitro, especialista na matéria discutida, decida a conflito. Sua decisão tem a força de uma sentença judicial e não admite recurso emitirá uma sentença que terá a mesma força de título executivo judicial, contra a qual não caberá qualquer recurso, exceto embargos de declaração.
FONTES: JUSBRASIL/ FRANCISCO PENANTE

Outros materiais