Buscar

Teoria da Mediação de Vygotsky na Infância

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Síntese
Lev Seminovich Vygotsky dedicou os seus estudos para entender as funções psicológicas superiores, ou seja, processos psicológicos mais complexos que compreendem: o controle consciente do comportamento, a ação intencional e a liberdade do indivíduo em relação às características do momento e do espaço. Portanto, a atividade psicológica superior é aquela que é considerada como a possibilidade de pensar em objetos ausentes, planejamento de ações para serem realizadas em outros momentos, entre outros.
No entanto, Vygotsky criou um conceito que nos ajuda a compreender melhor a sua concepção sobre o funcionamento psicológico, esse conceito é denominado ''mediação''. Segundo Vygotsky mediação é um processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação, a qual deixa de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento. No caso do homem a sua relação com o mundo vai ser mediada através de instrumentos, que terão por objetivo auxiliar essa relação homem/mundo. A utilização desses instrumentos que irá diferenciar o homem de outros de animais, pois essa diferença consiste na ação transformadora do homem sobre a natureza, onde a cultura e a história humana serão criadas. Porém, para que haja transformação é necessária a utilização de alguns instrumentos, os quais são essenciais ao homem, esses instrumentos irão ajudar na ampliação das possibilidades de transformação da natureza.
Contudo, Vygotsky também fala sobre a utilização de signos, os quais são voltados para os sujeitos. Os signos auxiliam nos processos psicológicos (memoria ou atenção), e não nas ações concretas. Entretanto, além dos signos há uma etapa que é essencial na aprendizagem do homem, pois, para haver aprendizado e desenvolvimento é necessário que primeiro haja um processo de internalização, ou seja, as marcas externas vão se transformar em processos internos. O homem em um determinado momento não precisará mais utilizar essas marcas externas, passando a utilizar somente os signos internos, os quais são representações mentais que substituem objetos do mundo real.
Portanto, é através do processo de internalização que a cultura será enraizada no individuo, é o seu contato face a face com os membros dessa cultura que possibilitará o processo de desenvolvimento, fazendo com que o desenvolvimento aconteça de fora para dentro e assim seja internalizado pelo homem.
Com base na teoria Interacionalista de Vygotsky, foi estudada a relação de crianças com idade entre 5 á 7 anos na utilização de signos em atividades que exigem memória de regras e instruções dentro de atividades propostas, com a finalidade de analisar e observar o uso dos signos como mediadores auxiliares. O teste foi baseado em uma pesquisa já realizada em 1932, por Leontiev, e que mais tarde foi referenciado por Vygotsky em 1978. 
O teste consistiu em separar as crianças em 4 grupos, de acordo com a faixa etária, e realizar uma atividade onde eram feitas diversas perguntas sobre cores de objetos, e então, as crianças deveriam responder utilizando cartões respostas com a cor adequada. Foi observado, se as crianças teriam mais dificuldade em responder perguntas onde as cores perguntas não existem no campo de visão da criança, se as crianças mais velhas se sairiam melhor ou não, como as crianças utilizam a ajuda de um adulto na resolução das atividades propostas, e se os acertos da criança tem relações com as instruções que precisam ser memorizadas pela criança. 
Os resultados do teste revelaram uma importante diferença entre o desempenho das crianças de acordo com a faixa etária. A ajuda do adulto na realização das atividades também foi um diferencial para os acertos, principalmente para a explicação de como utilizar os cartões como auxiliadores externos (signos), e também para o auxílio de se recordar das instruções e regras propostas. Outras observações foram tiradas, como por exemplo, a de que as crianças mais novas falam sozinha antes de responder as perguntas, afim de organizar seu raciocínio, e também, que as crianças procuravam cores no espaço ao redor como auxiliadores para resolver as questões (utilização de signos). Aparentemente, na ausência das cores em seu campo visual, as perguntas se tornam mais difíceis de serem respondidas, mesmo se a criança já conhecia a cor anteriormente. 
Em geral, a pesquisa demonstrou como crianças utilizam signos para resolver questões de memória e como existe um avanço na utilização de auxiliadores externos com o avanço da idade, que a fala oferece uma grande ajuda para a criança organizar seus pensamentos. Por tanto, como Vygotsky propõe, a linguagem é importante para o desenvolvimento dos processos mentais.

Outros materiais