Buscar

Trabalho Comunicação nas organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Hernani Avila Serpa Cordeiro
Trabalho da disciplina Comunicação nas Organizações,
 Tutor: Prof. 
Rio de Janeiro 
2017
Estudo de Caso :
Comunicação nas organizações
Poder, Política Interna e uma Carreira em Crise
REFERÊNCIA: GREEN, Thomas.
HARVARD BUSINESS SCHOOL PUBLISHING, 01 maio de 2008
História - Thomas Green, bacharel em economia, formado com louvor pela faculdade daGeórgia trabalhou como vendedor na National Business Solution, em Atlanta. Logo semostrou dominante na área de vendas, o que lhe rendeu um emprego na Dinamyc Displayem 2007. Sua trajetória de sucesso nas vendas de ATM (Automated Teller Machines
 – Caixas de autoatendimento) para bancos dentro da Dinamyc Display lhe rendeu uma oportunidade bastante promissora de crescimento dentro da empresa, algo que com certeza,ele almejava.
Desenvolvimento - Os executivos seniores da Dinamyc Display ficaram entusiasmados com desempenho de Thomas Green relacionado com as vendas, queriam conquistá-lo para acorporação, comprometê-lo com o crescimento e com a evolução dos produtos oferecidos pela Dinamyc Display. Nesse ponto podemos considerar a existente da reciprocidade entre os interesses da Dinamiyc Display e de Thomas Green.Em julho de 2007, Thomas Green participou de um treinamento na matriz, que durou 1(uma) semana. Nesse treinamento, Shannon MacDonlads, vice-presidente da divisão, organizou sua agenda para conhecer Thomas Green.
Relacionamento e política  - Shannon McDonalds e Thomas Green eram contemporâneos, frequentaram a mesma universidade, eram velhos conhecidos e, isso deu Thomas Green à oportunidade de discutir suas estratégias e mostrar seu posicionamento e, também suas perspectivas, todas favoráveis, para a Dinamyc Display. A empatia foi imediata. Shannon McDonalds ficou muito animado com as ideias de Thomas Green, posteriormente alguns encontros entre eles foram acontecendo, até que, Thomas Green ficou sabendo de uma vaga de Especialista Sênior de Mercado e, resolveu aproveitá-la, pois sua amizade com Shannon McDonalds estava em um aclive vantajoso. Thomas Green não viu problemas em ser político e bombardear Shannon McDonalds mostrando o seu desempenho dentro da Dinamyc Display. Convencendo Shannon McDonalds a enaltecer suas estratégias e, em um jantar, Shannon McDonalds o promove a vaga de Especialista Sênior de Mercado.
Administração do novo cargo - A promoção de Green foi efetivada em 10 setembro de2007. Logo após Shannon McDonalds lhe avisou sobre Frank Davis, diretor de Marketing. Disse que, Davis gostaria de ter escolhido o Especialista Sênior de Mercado, causando assim, uma fragilidade entre a atual situação de Thomas Green com Frank Davis. Davis era também responsável, por avaliar de maneira informal os funcionários da Dinamyc Display no primeiro ou segundo mês após uma promoção. Não foi diferente com Thomas Green que recebeu um e-mail de Frank Davis e se mostrou preocupado, pois o assunto permeava o seu desempenho na nova função. Frank Davis não perdeu tempo e pontuou algumas falhas de Thomas Green pedindo-lhe que pudesse resolver tais incidentes. Incidentes na sua forma de conduzir os negócios da empresa, todavia, Frank Davis reconhecia que Thomas Green era jovem e talentoso. 
A política organizacional - Contudo, precisava de um retorno do jovem rapaz para credenciá-lo a permanecer em seu novo cargo e emprego. Deu-lhe um prazo para resolver tais incidências apontadas pela avaliação, ou seja, Frank Davis deu a Thomas Green uma oportunidade de mostrar resiliência, sendo capaz de voltar com as melhorias pedidas por Frank Davis sem deixar que o feedback afetasse negativamente sua perspectiva. Entretanto, para Thomas Green, existia algo mais, um conflito de interesses que alimentava a sua desconfiança com relação a Frank Davis.
Resiliência - Thomas Green se envolveu no desenvolvimento de um software, o que lhe custou três meses de trabalho. Encontrou-se com os desenvolvedores e com clientes, se esquivava de qualquer contato com Frank Davis. Thomas Green buscou confirmação com outros gerentes sobre a sua postura e, tentou se fortalecer acusando Frank Davis, mesmo que de maneira implícita. Mas, era inevitável, pois Frank Davis precisava, como parte do seu trabalho, conduzir a avaliação e mostrar a Thomas Green se houve uma melhora ou não, depois da última avaliação. A resposta de Frank Davis para Thomas Green era desapontadora, pois as deficiências de Thomas Green ainda eram evidentes. Frank Davis, sabiamente, mostrou a Shannon McDonalds os resultados de Thomas Green e disse que, apesar de Thomas Green ser um jovem talentoso não estava fazendo o seu melhor. Shannon McDonalds enviou uma curta mensagem a Thomas Green ponderando sobre as considerações que Frank Davis lhe fizera e, pedindo a Thomas Green que pudesse dar a sua explicação. Thomas Green se viu em uma adversidade situacional insustentável então soube qual atitude tomar para resolver essa desconfortável questão.
Resultados - A promoção de Thomas Green ocorreu de maneira política sustentada pelo poder que o cargo de Shannon McDonalds lhe competia. Sabemos que, Frank Davis estava na espera de uma oportunidade para escolher aquele que seria promovido, mas, foi atropelado pelo interesse de Shannon McDonalds em promover Thomas Green que, quando se viu de frente com os incidentes apresentados por Frank Davis, não utilizou a resiliência e nem se preparou com uma estratégia válida para entregar a Frank Davis o que fora pedido. Algo que ficou claro em médio prazo, portanto os dados apresentados por Frank Davis fez Shannon McDonalds, que agora pressionado, a questionar Thomas Green e pedir-lhe explicações. A carreira de Thomas Green, mesmo sendo um jovem talentoso, ficou ameaçada, pela falta de maturidade e pela conduta inconsequente ignorando o pedido de Frank Davis não entregando a ele os resultados esperados.
	
�

Outros materiais