Buscar

APOLS CURRÍCULO E DIDÁTICA nota 100



Continue navegando


Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Didática
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A avaliação é uma tarefa complexa que não se resume a realização de provas e atribuição de notas. A mensuração apenas proporciona dados que devem ser submetidos a uma apreciação qualitativa. A avaliação, assim, cumpre funções pedagógico-didáticas, de diagnóstico e de controle em relação às quais se recorrem a instrumentos de verificação do rendimento escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994, p. 195.
A avaliação é um dos elementos do planejamento docente e sua concepção de avaliação varia de acordo com a concepção de educação que orienta a prática do professor. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e o livro-base Didática, relacione cada abordagem didática a sua compreensão de avaliação:
Transmissão-assimilação.
Aprender a aprender.
Aprender a fazer.
Sistematização coletiva do conhecimento. 
(  ) Serve-se da auto avaliação do aluno e da observação do aluno por parte do professor.
(  ) A avaliação se dá envolvendo professores e alunos em torno da reflexão a fim de verificar se houve avanço na capacidade de reflexão crítica.
(  ) Avalia-se a partir de testes objetivos a aquisição ou não de determinadas habilidades e competências ambicionadas pelo processo de ensino.
(  ) As técnicas de avaliação restringem-se à verificação da memorização dos conhecimentos transmitidos ao aluno.
( ) A avaliação nesta abordagem é produzida por uma equipe de programadores.
Agora selecione a sequência correta:
	
	A
	2 – 4 – 3 – 1 – 1
	
	B
	1 – 3 – 2 – 2 – 3
	
	C
	3 – 1 – 1 – 2 – 4
	
	D
	2 – 2 – 3 – 1 – 4
	
	E
	2 – 4 – 3 – 1 – 3 
Questão 2/5 - Didática
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Benjamim Bloom foi quem, em 1968, complementou os estudos de aprendizagem para o domínio. Para ele, o uso destas ‘estratégias de aprendizagem para o domínio’ está diretamente relacionado à sua capacidade de reconhecer como o aluno alcançou esse domínio. Essa aptidão, por outo lado, está diretamente relacionada à capacidade de especificação dos objetivos de ensino em termos de comportamentos observáveis, sejam eles cognitivos, afetivos ou psicomotores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, Ilma. Técnicas de Ensino: Novos Tempos, Novas Configurações. Campinas: Papirus, 2006, p. 88. 
Bloom traçou uma estratégia de aprendizagem para o domínio, que expõe o método de ensino do aprender a fazer. Sua proposta percorre um caminho, conforme exposto no livro-base Didática. Relacione, numerando corretamente, cada etapa deste caminho a suas características: 
Caracterização da população e do contexto.
Ensino socioindividualizado.
Pós-teste.
Especificação dos objetivos e das atividades.
Validação do programa. 
(  ) Faz um pré-teste para saber quais os conhecimentos dos alunos sobre o que será trabalhado.
(  ) Instruções programadas, sempre respeitando o aluno e seu ritmo.
(  ) Atividades complementares, que servem para o enriquecimento, sendo sempre realizadas sob orientação do professor.
(  ) Serve para mensurar o desempenho do discente e verificar se ele está apto para a próxima etapa.
(  ) Nesta etapa procede-se à avaliação do material instrucional para garantir melhores resultados em novas aplicações.
Assinale a sequência correta:
	
	A
	1 – 4 – 2 – 3 – 5
	
	B
	2 – 4 – 1 – 5 – 3
	
	C
	4 – 1 – 2 – 3 – 5
	
	D
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
	
	E
	1 – 4 – 3 – 2 – 5
Questão 3/5 - Didática
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Não pode existir uma teoria pedagógica, que implica em fins e meios da ação educativa, que esteja isenta de um conceito de homem e de mundo. Não há, nesse sentido, uma educação neutra. Se para uns, o homem é um ser da adaptação ao mundo (tomando-se o mundo não apenas em sentido natural, mas estrutural, histórico-cultural), sua ação educativa, seus métodos, seus objetivos, adequar-se-ão a essa concepção”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREIRE, Paulo. O papel da educação na humanização. Disponível em: http://drb-assessoria.com.br/7PAPELDAEDUCACAONAHUMANIZACAO.pdf. Acesso em: 12 de fev. 2015. 
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro Didática, relacione as diferentes abordagens do processo didático à suas concepções de homem. 
1. Aprender a aprender.
2. Transmissão-assimilação.
3. Aprender a fazer.
4. Sistematização coletiva do conhecimento.
(  ) Compreende o homem como sujeito histórico, homem concreto, que se afirma na ação-reflexão-ação.
(  ) Vê o homem como animal social e o mundo como um meio rico em transformações a ser descoberto pelo indivíduo.
(  ) O homem nesta abordagem é considerado ser produtivo e eficiente, produto do processo evolutivo.
(   ) Nesta abordagem o homem é visto como um sistema aberto que se desenvolve em etapas.
(  )  Baseia-se na visão essencialista, vendo o homem como constituído por uma essência imutável.
Marque agora a sequência correta:
	
	A
	4 – 1 – 3 – 1 – 2
	
	B
	1 – 3 – 4 – 3 – 2
	
	C
	2 – 1 – 3 – 4 – 2
	
	D
	4 – 3 – 2 – 1 – 4
	
	E
	3 – 2 – 1 – 2 – 3
Questão 4/5 - Didática
Leia o trecho do texto a seguir:
“Dependendo das circunstâncias e do momento histórico, a didática pode ser considerada como a ciência do ensino, a arte do ensino, uma teoria da instrução, uma teoria da formação ou mesmo uma tecnologia para dar suporte metodológico às disciplinas curriculares. De alguma forma, esteve sempre ligada às questões postas pelos processos de ensino, compreendidos como instrumentos de poder, a serviço de interesses diferentes e contraditórias finalidades”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIMENTA, Selma G. Pimenta et all. A construção da didática no GT Didática – análise de seus referenciais. Revista Brasileira de Educação v. 18 n. 52 jan.-mar. 2013. p. 143-144. Disponível em:  www.scielo.br/pdf/rbedu/v18n52/09.pdf. . Acesso em: 08/02/2015
Com base nas aulas e no livro Didática, leia as afirmativas a seguir sobre as diferenças entre o ensino de didática tradicional e o ensino de didática atualmente.
I. A didática desde seu principio dedicou-se a pensar a formação do aluno e a sua relação com o professor, sendo que sua concepção técnica de organização da sala e dos alunos surgiu na modernidade.
II. A didática tradicional ressaltava aspectos práticos: como elaborar cartazes, escrever no quadro, ordenar uma turma. E isso se deve pelo interesse em que o professor dominasse a técnica, que ele fosse neutro, afastado das questões políticas e da realidade do aluno.
III. A didática moderna se dedica à elaboração das melhores técnicas de ensino e transmissão de conhecimento, não considerando o contexto histórico em que está inserida, mas analisando seu processo de desenvolvimento e pensando apenas neste.
IV. A didática moderna compreende a impossibilidade de neutralidade do professor. Seu foco está na prática mais crítica do professor, em pensar a importância de sua formação didática, pensar em como organizar os conhecimentos e como levar os alunos a organizarem-se em sala de aula.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	II e III, apenas.
	
	B
	I e II, apenas.
	
	C
	II e IV, apenas.
	
	D
	III e IV, apenas.
	
	E
	I, II e IV, apenas.
Questão 5/5 - Didática
Considere o trecho do texto a seguir:  
“O elemento principal da abordagem tecnicista não é o professor, nem o aluno, mas a organização racional dos meios. O planejamento e o controle asseguram a produtividade do processo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 4. ed. Curitiba: Champagnat, 2010, p.48. seguir sobre a abordagem didática do aprender a aprender:
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro Didática, leia as afirmativasa seguir sobre a abordagem didática do aprender a aprender:
I. Fundamenta-se numa visão existencialista e, como consequência, vê a educação como condição necessária para o desenvolvimento do homem.
II. A abordagem deste processo didático está no redescobrir o conhecimento, sendo o aspecto central o aprender o método para aprender.
III. John Dewey é um dos teóricos que se coloca contra esta perspectiva do aprender a aprender.
IV. O centro deste processo está no professor, que ensina o aluno o método de aprender.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	III e IV, apenas.
	
	B
	I, II e III, apenas.
	
	C
	II e IV, apenas.
	
	D
	II, apenas.
	
	E
	I e II, apenas.
Questão 1/5 - Currículo e Sociedade
Atente para a seguinte citação:
“Os efeitos da atuação de Pombal, sobretudo em função da expulsão dos jesuítas e do confisco de todas as suas propriedades, alteraram profundamente o panorama da educação no Brasil [...]. De acordo com Fernando de Azevedo: ‘“quando o decreto do Marquês de Pombal dispersou os padres da companhia, expulsando-os da colônia e confiscando-lhes os bens, fecharam-se de um momento para outro todos os colégios, de que não ficaram senão os edifícios’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: MOURA, Laércio Dias de. A educação católica no Brasil: passado, presente e futuro. São Paulo: Loyola, 2000. p. 64.
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, sobre a expulsão dos jesuítas do Brasil pelo Marquês de Pombal, analise as proposições abaixo:
I. A educação brasileira sofreu uma forte ruptura com a expulsão dos jesuítas, pois toda a organização metodológica e curricular foi embora com eles.
II. Marquês de Pombal combateu o enciclopedismo, marca dos jesuítas, e articulou um sistema de ensino robusto para o Brasil.
III. Após Pombal intervir a educação melhorou significativamente, diminuindo os índices de analfabetismo devido à implantação da política de aulas régias.
IV. O novo sistema educacional funcionava com aulas régias ministradas por diferentes professores, eram aulas avulsas e isoladas, cada aluno podia cursar as aulas de seu interesse.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativa II, apenas.
	
	B
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	C
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas I e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa I, II e IV, apenas.
Questão 2/5 - Currículo e Sociedade
Leia o extrato de texto a seguir:
“Embora as reformas educacionais feitas nas primeiras décadas do século XX no Brasil sejam associadas somente a John Dewey e ao movimento de educação progressivista, Kliebard [...] lembra que, nos Estados Unidos, aquele foi um período de grande efervescência na área educacional em busca de uma resposta à decadência da teoria da disciplina mental. Os reformadores educacionais do período divergiam consideravelmente, e as ideias educacionais de um Franklin Bobbit eram frontalmente opostas às de um John Dewey”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: SANTOS, Adriana Regina de Jesus; CASALI, Alípio Marcio Dias. Currículo e educação: origens, tendências e perspectivas na sociedade contemporânea. In: Revista Olhar de Professor. v. 12, nº 2, 2009, p. 217. Disponível em: < http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1509>. Acesso em: 18/12/ 2014.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base A função do currículo no contexto escolar, relacione corretamente os autores às suas ideias:
1. Franklin Bobbit
2. John Dewey 
(  ) O valor do conhecimento sistematizado está na possibilidade de o professor determinar o meio necessário para que a criança aprenda.
(  ) O foco está na prática do professor. 
(  ) O professor dirige indiretamente a atividade mental do aluno.
(  ) O foco está no aluno e para desenvolver habilidades nas coisas que ele deve fazer.
(  ) O currículo subtende uma série ou conjunto de coisas que os alunos devem fazer e experimentar a fim de desenvolver habilidades que os capacitem para decisões na vida adulta.
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	2, 1, 2, 1, 1
	
	B
	2, 2, 2,1, 1
	
	C
	1, 1, 2, 1, 1
	
	D
	1, 2, 1, 2, 2
	
	E
	1, 2, 2, 1, 2
Questão 3/5 - Currículo e Sociedade
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A partir da reforma instituída pela Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971, essa concepção produtivista pretendeu moldar todo o ensino brasileiro por meio da pedagogia tecnicista, que, convertida em pedagogia oficial, foi encampada pelo aparelho de Estado que procurou difundi-la e implementá-la em todas as escolas do país. [...] As orientações pedagógicas das escolas foram sendo flexibilizadas, mantendo-se, porém, como diretriz básica da política educacional, a tendência produtivista”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 112. 
De acordo com os conteúdos das aulas e do livro-base A função do currículo no contexto escolar, analise as afirmativas a seguir que contemplam a pedagogia tecnicista: 
I. A centralidade está na busca dos melhores recursos de ensino.
II. O professor é encarado como um técnico do ensino que transmite ao aluno os conteúdos pertinentes.
III. O aluno é visto como condutor de seu processo de aprendizagem, sendo dado ênfase ao seu potencial critica reflexivo.
IV. A partir dos princípios científicos, são elaborados os conteúdos que são disponibilizados aos alunos por meio do livro didático.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	B
	Afirmativa II, apenas.
	
	C
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa I e III, apenas.
Questão 4/5 - Currículo e Sociedade
Leia o seguinte fragmento de texto:
"Foi somente nos anos 70 que se abriram novas perspectivas para os estudiosos do campo do currículo, com o surgimento de uma abordagem mais crítica das questões curriculares e a superação do caráter técnico prescritivo até então dominante. Tanto na Inglaterra como nos Estados Unidos, o conhecimento escolar tornou-se foco central das análises".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: MOREIRA, Flávio Barbosa (org.). Currículo: Questões atuais. Campinas: Papirus, 1997. p. 13,14.
Considerando o trecho dado e os conteúdos estudados no livro-base A função do currículo no contexto escolar sobre a Teoria Crítica de Currículo, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Pensando na abordagem técnica de currículo, e satisfeitos com essa, procuram revelar a função ideológica do currículo.
II. A teoria crítica de currículo começa a surgir na década de 1970, a partir dos estudos de Bordieu, Passeron e Althusser.
III. Passa-se a considerar a escola como reprodutora e marginalizadora, atendendo a interesses das classes que detêm o poder.
IV. Os teóricos dessa linha analisam e apoiam o currículo vigente nos EUA, por considerá-lo o modelo ideal.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativa II, apenas.
	
	C
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa I, II e IV, apenas.
 
Questão 5/5 - Currículo e Sociedade
Leia o seguinte extrato de texto:
“Rompendo com essas visões [ora psicologizante, ora uma visão empresarial], no final da década de 1960 e na década de 1970, desenvolvem-se, nos Estados unidos e na Inglaterra, estudos no campo do currículo que inauguram a teoria crítica, ou seja, a negação das perspectivas behavioristas e empiristas, rejeitando o caráter instrumental, apolítico e ateórico da teoria curricular que se vinha até então desenvolvendo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas: Autores Associados,2004. p. 6.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base A função do currículo no contexto escolar, analise as afirmativas a seguir sobre a Teoria Crítica:
I. Denunciaram a utilização da escola e do currículo para a reprodução da estrutura social.
II. Nortearam a construção de uma escola e um currículo de acordo com o interesse dos oprimidos.
III. Apontaram a seleção, organização e distribuição do conhecimento como não sendo neutras e desinteressadas, mas sim obedecendo a interesses dos grupos dominantes.
IV. O currículo deve visar à libertação dos indivíduos, mas não sua emancipação, compreendendo que a educação deve conduzir à formação de cidadãos.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativa IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativa I e II, apenas.