Buscar

01.04 toxi

Prévia do material em texto

TOXICOLOGIA AMBIENTAL
1–Diferencie xenobionte de agentes tóxicos.
R: Agente tóxico: Agente causador de efeitos deletérios em organismos vivos. 
Xenobionte: substância estranha ao organismo. 
2– Descreva as fases do processo de intoxicação.
R: A intoxicação humana compreende uma ampla variedade de processos fisiopatológicos resultantes da interação de um agente tóxico com o organismo. Porém, para que o efeito tóxico ou adverso sobre o sistema biológico seja produzido, é necessário que o toxicante ou seus produtos de biotransformação (metabólitos) alcancem sítios específicos (alvo) no organismo e permaneçam em contato com os mesmos por um período de tempo suficiente para produzir a ação tóxica.
Fase I – Exposição: corresponde ao contato do agente tóxico com o organismo. Representa a disponibilidade química das substâncias e passíveis de serem introduzidas no organismo.
Fase II – Toxicocinética: consiste no movimento do agente tóxico dentro do organismo. É composta pelos processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção. Todos esses processos envolvem reações mútuas entre o agente tóxico e o organismo, conduzindo à disponibilidade biológica (biodisponibilidade).
Fase III – Toxicodinâmica: corresponde à ação do agente tóxico no organismo. Atingindo o alvo, o toxicante ou o seu produto de biotransformação interage biologicamente causando alterações morfológicas e/ou funcionais, produzindo danos.
Fase IV – Clínica: é caracterizada pelas manifestações clínicas e/ou laboratoriais resultantes da ação tóxica.
3– Quais mecanismo de transporte são utilizados na membrana plasmática?
R: A passagem de substâncias através das membranas celulares envolve vários mecanismos, entre os quais podemos citar: Transportepassivo, Osmose, Difusãosimples, Difusãofacilitada, Transporteativo, Bomba de sódio e potássio, Endocitose e exocitose, Fagocitose e Pinocitose
4 – A distribuição de qualquer xenobionte é igual em qualquer tecido. Está afirmação está correta ou errada? Explique sua resposta.
R:Não. A distribuição depende muito dos fluxos sanguíneos e linfáticos nos diferentes órgãos, sofre interferência de outros fatores, taiscomo, fixação das moléculas proteicas, diferença regionais de ph e coeficiente de partição óleo/água de cada substância. O equilíbrio é atingido rapidamente nos tecidos que recebem grande circulação dos fluídos e lentamente nos órgãos poucos irrigados.
5– Porque o termo Biotransformação é preferível ao termo desintoxicação?
R:Esse termo é comumente usado para se referir à biotransformação o que é compreensível, visto que os produtos da biotransformação de xenobióticos são conhecidos metabólitos. Entretanto, a destoxificação não é sinônimo de biotransformação. Isto porque, destoxificação 
significa diminuição de toxicidade e nem todas as reações de biotransformação, como citado acima, produzirão metabólitos menos tóxicos ou ativos que o seu precursor.
6–Explique o mecanismo de ação dos pesticidas organofosforados.
R:Os inseticidas OF exerce suas ações biológicas principalmente por inibição de enzimas. As esterases são o alvo. Há inibição da acetilcolinesterase (AChE), que tem a ação de degradar o neurotransmissor acetilcolina (ACh).
7 – Qual objetivo final das biotransformação dos xenobiontes para serem excretadas pela via urinária.
R: A biotransformação, portanto, é um processo alternativo, em que os metabólitos formados possuem propriedades diferentes das drogas originais, com características mais hidrofílicas, tendo por objetivo facilitar a excreção pelo organismo.
8 – Como a ação tóxica dos xenobiontes pode ser estudada? Explique as vantagens e desvantagem de cada modelo.
R:Experimentalmente utilizando animais inteiros, órgãos ou tecidos isolados.
Animais Vantagem :os experimentos primeiramente em animais não comprometem a saúde humana. Desvantagem: Pode-se demorar a chegar em um bom resultado.
Órgão e tecidos Vantagem: podem reconstituir partes perdidas. Desvantagem: dificuldade de conseguir uma licença junto aos órgãos competentes.
9 – Enumere os 3 principais mecanismos de ação dos xenobiontes citando exemplos.
R: I) – Interação de agentes tóxicos com receptores.Ex:sinalização celular é modulada pelo tipo de receptor.
II)Interferência nas funções e membranas excitáveis.Ex; a membrana plasmática apresenta seletividade, despolarização e repolarização.
III)Inibição da fosforilação oxidativa.Ex:intoxicação por monóxido de carbono.

Continue navegando