Buscar

FARMACOLOGIA Revisao AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - O que é farmacocinética? Farmacocinética representa “o que faz com a droga” Como é absorvida, distribuída, metabolizada e excretada do organismo.
2- Quais as etapas da farmacocinética? As etapas da farmacocinética são absorção distribuição, metabolismo e excreção dos organismos.
3- O que é lipossolubilidade? São substancias não polares que dissolvem em lipídios. 
4- O que é biodisponibilidade? É a fração de uma dose ingerida de uma substancia que tem acesso a circulação sistêmica (sanguínea).
5- O que é metabolismo de primeira passagem? É p processo pelo qual a droga é metabolizada e sua concentração é reduzida pelo fígado antes de atingir a corrente sanguínea.
6-Liste as interações farmacocinéticas e dê exemplos: Interação farmacocinética de absorção, ex: antiácidos e benzodiazepínicos. Interação farmacocinética de distribuição, ex: AAS e antidepressivos tricíclicos, farmacocinética de metabolismo, ex: fenobarbital e aines, farmacocinética de excreção, ex: penicilina e probenecida.
7- O que é farmacodinâmica? É o que a droga faz com o organismo. Estuda os efeitos bioquímicos, fisiológicos e o mecanismo de ação dos fármacos.
8- O que é uma substância agonista? Possuem afinidade pelo receptor e eficácia.
9- Como a substancia agonistas são classificadas? Agonista total e agonista parcial.
10- o que é uma substancia antagonista? Possuem afinidade pelo receptor mas não possuem eficácia.
11- Como as substâncias antagonistas são classificadas? Antagonista competitivo reversível ou irreversível, antagonista químico, antagonista farmacocinético, antagonista não-competitivo, antagonista fisiológico.
12- Quais os tipos de receptores e quais as suas principais características? Tipo I: receptores ligados a canais iônicos (receptor inotrópicos). Tipo II: receptores acoplados a proteína G (receptor metabotropicos. Tipo III: receptor ligado a enzima (quinase). Tipo IV: receptores nucleares.
13- O que é a proteína G e quais os seus locais de ação? Proteína G são proteínas intermediarias, são chamdas de G por sua interação com o nucleotídeos quanina- GDP e GTP. Seus locais de ação são adenilato ciclasse- enzima responsável pela formação de AMPc, fosfolipase C- enzima responsável pela formação de inositol trifosfato e diaceilglicerol, canais iônicos Ca++ e k+.
14- liste as interações farmacodinâmicas. Interação farmacodinâmica de sinergismo, ex: depressores do SNC + álcool.
Interação farmacodinâmica de antagonismo, ex: benzodiazepinicos + flumazenil.

Outros materiais