Buscar

Av2 Ciê Con Seminário Interdisciplinar VI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av2 - Ciê Con - Seminário Interdisciplinar VI
1) É a metodologia da pesquisa que norteará o desenvolvimento de um trabalho científico e, assim, dará qualidade e confiabilidade ao mesmo. Uma pesquisa científica pode ser classificada de diversas formas, as mais usuais são a pesquisa Bibliográfica, Exploratória, Descritiva e Causal. Dessa forma, relacione qual ordem correta da descrição dos seguintes tipos de pesquisa:
I – Pesquisa Bibliográfica
II – Pesquisa Exploratória
III – Pesquisa Descritiva
IV - Pesquisa Causal
( ) Esse tipo de pesquisa procura realizar uma descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis.
( ) É aquela na qual é realizado um estudo teórico de todo o conteúdo pesquisado. Então, é feita a leitura de diversos livros e artigos relacionados com o assunto, buscando, assim, formar um arquivo único com os principais pontos sobre o tópico em estudo.
( ) este tipo de pesquisa procura identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos, ou seja, busca verificar qual a causa da ocorrência de determinados fenômenos.
( ) Este tipo de pesquisa é mais aplicado aos estudos em áreas pouco conhecidas, as quais não há muito conhecimento acumulado em livros, artigos ou revistas. Faz-se necessário uma maior exploração para que se possa definir futuros temas de pesquisa.
Alternativas:
a)III – I – IV – II.
b)I – II – III – IV.
c)IV – II – I – III.
d)III – IV – II – I.
e)II – III – I – IV.
2) Existe a aplicação da Simulação Empresarial, que permite aos participantes simularem, em ambientes planejados, como seria a realidade de uma determinada empresa ou negócio. Nesse sentido, quais as sentenças abaixo são verdadeiras, segundo Kopittke (1992, p. 12), acerca desse tipo de simulação:
I - Favorece a aprendizagem de conceitos gerais a partir de referenciais concretos.
II – Não permite a liberdade para exploração de ideais e não abre espaço para a criatividade.
III - Este procedimento oferece a oportunidade para que se aprenda pela experiência, sem se pagar o preço que resultaria de decisões errôneas tomadas na vida real.
IV - O jogo de empresas se fundamenta em um modelo matemático, dessa forma, não é possível simular uma situação de negócios, permitindo assim, jogar com referenciais mais concretos.
V - São apresentados quadros evolutivos com sucessivas alterações de cenários orientados pelo animador do jogo.
Alternativas:
a)Apenas I, II e III.
b)Apenas II, IV e V.
c)Apenas I, III e V.
d)Apenas III, IV e V.
e)Apenas I, II e IV.
3) Em cada pesquisa, deverá ser utilizada uma técnica para a coleta dos dados, dessa forma, preencha as lacunas no texto abaixo com as seguintes técnicas de coleta de dados: Observação, Entrevista e Questionário.
A __________ é aquela que há uma maior interação com o pesquisado, proporcionando ao pesquisador a imediata captação de dados; pode ser estruturada com perguntas previamente planejadas e, no momento, são apenas realizadas de acordo com o roteiro. Ou pode ser não estruturada, na qual o pesquisador age livremente, dentro do foco da pesquisa, fazendo questionamentos sobre o tema pesquisado. A __________ é a técnica na qual o pesquisador observa a população ou fenômeno em estudo e analisa suas ocorrências, podendo ser observação participante, não participante e participante ativo. O __________ é muito utilizado por facilitar o acesso a um grande número de pessoas. Essa forma de pesquisa é mais rápida e econômica, uma vez que não haveria necessidade de deslocar um pesquisador para executar a pesquisa. Bastaria disponibilizá-lo por e-mail, site na internet ou correio, e o participante da pesquisa o responderia e enviaria de volta ao pesquisador.
Alternativas:
a)Observação – Questionário – Entrevista.
b)Entrevista – Questionário – Observação.
c)Questionário – Observação – Entrevista.
d)Entrevista – Observação – Questionário.
e)Observação – Entrevista – Questionário.
4) Segundo Berto (2009, p. 4 e 5), o jogo de empresas desenvolve habilidades, amplia conhecimentos e identifica soluções, nesse sentido, de acordo com ele, assinale abaixo o que NÃO são qualidades empresariais obtidas pelos participantes dos jogos de empresas.
Alternativas:
a)Planejamento, negociação, liderança, organização, administração do tempo e recursos disponíveis.
b)Negociação, liderança, organização e aprender a identificar as soluções mais adequadas para cada situação.
c)Integração do conhecimento científico, adquirido ao longo do curso com a vivência de uma simulação empresarial e ampliação do conhecimento.
d)Desenvolve habilidades para elaboração de estratégias, liderança e organização.
e)Agrega conhecimento prático, pois permite que os participantes dos jogos de empresas vivenciem presencialmente na empresa todos os resultados de suas ações.
5) A metodologia da Pesquisa auxilia na organização do pensamento científico, ajudando a organizar e dar credibilidade às pesquisas realizadas, nesse sentido, identifique qual alternativa abaixo NÃO representa algum cuidado que deve ser tomado ao se realizar uma pesquisa científica.
Alternativas:
a)Deixar claro o como foi realizada a pesquisa.
b)Deixar claro que não é necessário apresentar as considerações o os achados obtidos a partir do estudo.
c)Deixar claro quais as fundamentações teóricas da pesquisa.
d)Deixar claro as análises dos dados que foram realizadas.
e)Quais as considerações e achados que se podem obter a partir do estudo realizado.

Outros materiais