Buscar

trabalho religiao 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Gênero e sexo não são a mesma coisa, sexo se refere a questões biológicas, ou seja, O que determina o sexo de uma pessoa é a anatomia do seu corpo. Ou seja, biologicamente, nascemos menino ou menina, em função de um órgão sexual. Já o gênero é um conceito mais amplo, se refere à questões individuais da pessoa, há uma questão social e de construção de identidade. Uma pessoa se reconhece como feminino ou masculino, independente de sexo ou orientação sexual,  identidade de gênero é escolher, se identificar com determinados valores, posturas e condutas sociais, que culturalmente estão associadas a determinado gênero, feminino ou masculino, sem que seu sexo biológico seja o determinante.
2) as diferenças de gênero são principalmente diferenças estabelecidas entre homens e mulheres por meio das relações sociais que se dão na história, fazendo de gênero uma categoria de classificação dos indivíduos, assim como a classe social e a raça/etnia (Heilborn, 1997). Pesquisas orientadas pela categoria de gênero revelam que as diferenças atribuídas aos homens e às mulheres produzem e reforçam relações de poder. Estas diferenças são estabelecidas em contextos históricos de dominação que persistem no tempo.
3) As diferenças estabelecidas no que tange a questão de gênero são construídas socialmente, afinal, identidade de gênero não se refere as características biológicas de cada um e sim a uma escolha pessoal que cada pessoa tem o direito de fazer. 
4) Tanto a sexualidade, quanto a orientação sexual possuem grande importância para as políticas publicas, afinal, algumas orientações sexuais não eram pautas das políticas, sendo excluídos da sociedade. É preciso tomar conhecimento dos gêneros existentes, das opções sexuais que tomaram força no século XXI e enquadrá-los na sociedade, preservando os direitos dessa minoria.
GRUPO 2-
1) A natureza e o biológico determina qual é o nosso sexo, e possui grande importância em questões biológicas e medicinais da vida, mas as opções sexuais de cada um não pode se prender nessas características, no que tange a sexualidade individual, não existe interferência da natureza, é uma escolha feita a partir da sexualidade de cada um. O gênero é uma construção social, é uma decisão tomada pela pessoa visando os valores, posturas e condutas sociais que mais se identifica, e isso define quem o que devemos ser.
2) Não seria prudente dizer que a natureza e a cultura exercem forças diferentes, ambas influenciam no que diz respeito a ser homem ou mulher, a primeira em um quesito biológico, e, até o momento da pessoa decidir sua opção sexual, será tratada da forma socialmente aceita para o sexo que nasceu. A partir do momento que a pessoa cria maturidade para decidir, ela levará em consideração sua cultura, seus valores, suas condutas socialmente aceitas e sua natureza para optar por sua opção sexual.
3) Cada fator influencia de forma diferente dentre cada um de nós, mas a cultura possui uma grande influencia, pois é o meio em que vivemos e é por meio dela que adquirimos nossos saberes, valores, conhecimentos. A forma de tratar um homem, uma mulher, um homossexual ou um transexual é aprendida por meio da cultura, e é através dela que podemos escolher qual gênero nos afeiçoamos mais. Mas a natureza influencia fortemente pois nascemos com uma personalidade, e ela poderá nos influenciar em nossas escolhas. Não é possível descrever como se aprende a ser homem ou mulher, é uma mistura de influencias, como retratado acima, junto com nosso interior, que nos molda.
4)

Outros materiais