Buscar

Cacos Concretos CIVIL III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 01
Pessoa capaz; objeto lícito, possível e determinável; forma prescrita ou não em lei.
Relevância de autonomia e vontade entre as partes é total, uma vez que a vontade entre as partes é a mola propulsora para a relação contratual. Contrato para ter relevância e significado tem que ter um cunho econômico o serve para garantir, extinguir ou modificar direitos. Sempre em observância ao art. 104 CC e os princípios que regem a relação contratual.
Significa que o contrato não pode ser prejudicial para a sociedade.
Caso Concreto 02
Sim, através dos e-mails trocados entre Manoel e Maria com informações sobre os serviços prestados por Manoel. Não existindo nenhum tipo de obrigação de reparação entre as partes. 
Sim, contém os elementos essenciais para o contrato definitivo (art 427), uma vez que as partes se encontravam presentes juridicamente no momento da proposta.
A proposta feita por Manoel não há prazo de validade. Resposta imediata.
Como não foi estipulado um prazo de validade da proposta, a aceitação deverá ser manifestada imediatamente (princípio do Consensualismo).
O contrato feito entre Manoel e Maria é de prestação de serviços, logo será realizado na casa de Maria, onde será celebrado o contrato (art 435)
Caso Concreto 03
Obrigação de fazer e de resultado. Promessa de fato de terceiro.
Art 439 CC. Lúcia será responsabilizada pelos danos.
Art 440 CC. Ivete por ter confirmado a sua presença ela passou a se responsabilizar pela obrigação, isentando o devedor (Lúcia) da obrigação. Logo, Ivete Sangalo terá que arcar com os danos causados.

Outros materiais