Buscar

A professora poderá estar trabalhando a variação linguistica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A professora poderá estar trabalhando a variação linguistica, mostrando aos alunos diversas formas de comunicação diferentes, como oral, musical, textual entre outras. Assim a professora poderá explicar que o nosso país é um país com a cultura muito diversificada, cada lugar tem seu costume, cada cidade ou estado tem seus costumes, tradições, dialetos e sotaques. Mostrando assim aos alunos que em um lugar uma palavra ou jeito de falar pode significar alguma coisa e em outro lugar outra. A professora poderá também mostrar numa apresentação de slides um diálogo entre duas pessoas de estados diferentes, assim os alunos poderão observar as diferenças e fazer sua anotações explicando a professora o que observaram. Após essa atividade a professora pode pedir ao aluno da sala que veio de outra região que explique oralmente aos seu colegas de sala como era na sua cidade os costumes, brincadeiras, comidas e outras curiosidades, e também o que ele acha de diferente na nova cidade e escola que está vivendo agora; assim a professora proporcionara uma maior interação entre os alunos e proporcionará um diálogo sobre essa variação lingustica.
ALESSANDRA CRISTINA PIGATTI DE LIMA
06/10/2017 15:50
No ensino fundamental, é preciso manter o foco das crianças com diversão mas também alcançar um objetivo. Neste caso, uma boa ideia de se fazer é assistir filmes (sejam animados ou reais) que retratam variações locais, por exemplo, uma pessoa do campo chegando na cidade ou entrando em contato com uma tecnologia diferente. Agora para tratar de variações de escrita, como linguagem formal e informal, pode-se criar um ambiente ou uma brincadeira que expresse um tratamento diferente, um contato mais sério, por exemplo, usando situações que as crianças lembram de quando seus pais “falaram de um jeito estranho” ou usaram palavras difíceis. Para criar um pensamento que em certas situações ou lugares, deve-se falar diferentemente de quando estão em casa. 
REGINA RIBEIRO
08/10/2017 08:36
A professora deveria ter informado aos seus alunos que a sala estaria recebendo um coleguinha de outro estado e que seu modo de falar era diferente dos deles. Falar sobre fatores regionais, culturais, contextuais, profissionais naturais quanto as diversas situações de comunicação, e que cada região tem seu modo linguistico próprio e variações lingüistica na fala e na escrita.
 ANEXOS(1)
JOELMA FREITAS DA CUNHA
14/10/2017 17:08
Criando um espaço cultural de diversidades regionais, através de teatro cultural pode se ter um bom relacionamento com os alunos se colocando no lugar do outro ou seja desempenhando formas, línguas, dialetos, vestes e outros, de uma forma dinâmica e agradável à todos, assim quando se colocarem defronte várias situações estarão acostumados e poderão até comentar os trabalhos realizados naquele estado e descobrirem coisas novas.

Continue navegando