Buscar

DIR IMOBILIÁRIO - questões objetivas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aluno
	Matrícula
	Disciplina: CCJ0090 - DIREITO IMOBILIÁRIO 
	Período Acad.: 2017.2 (G) / SM
�
	
	
	1.
	Em relação aos princípios informadores dos sistemas notarial e de registros públicos, é CORRETO afirmar:
	Quest.: 1
	
	
	
	
	Em se tratando de título judicial, vedado é ao oficial registrador e ao tabelião de protestos o exame e qualificação de suas formalidades legais extrínsecas, já que os serviços de registro, por previsão constitucional, estão sujeitos à fiscalização do Poder Judiciário, seja quanto aos atos já praticados, seja no tocante aos atos a serem efetivados.
	
	
	O princípio da inscrição significa que a constituição, transmissão e extinção de direitos reais sobre imóveis só se operam por atos causa mortis, mediante sua inscrição no registro.
	
	
	A fé pública de que é dotada a escritura pública lavrada em notas de tabelião faz prova plena e assegura a autenticidade tanto dos escritos quanto dos direitos constantes desses escritos.
	
	
	Os princípios contêm mandados definitivos e permanentes.
	
	
	Ainda que se cuide de título judicial, o oficial registrador, profissional do direito que goza de fé pública, havendo exigência a ser satisfeita, deverá indicá-la por escrito e recusar registro a título e documento que não se revistam das formalidades legais, por força do princípio da legalidade e como imperativo de sua independência jurídica, facultado ao interessado requerer-lhe a suscitação de dúvida.
	
	
	2.
	Conforme estudamos na aula 1, o Direito Registral tem origem na Alemanha, onde incidia sobre bens móveis e imóveis, numa forma de contratação essencialmente formalista, em que a conduta dos interventores era o elemento sem o qual as partes não podiam ficar obrigadas, nem surtir efeitos os atos que eram celebrados. O Mancipio Accipiens e o Mancipio Dans compareciam perante o Libripens e os Testis Classicus, para que, em primeiro ato, pronunciassem as palavras rituais, o Nuncupatio, e, ao mesmo tempo, colocassem suas mãos no ato que simbolizavam. Em ato seguinte, golpeavam a libra, sustentada pelo Libripens, com um ramo de árvore. Contemporaneamente, na linguagem jurídica e imobiliária, a tradição significa:
	Quest.: 2
	
	
	
	
	A expedição de ato administrativo de tombamento pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, de forma a preservar os referenciais históricos e significados culturais consagrados para uma região imobiliária.
	
	
	O cumprimento da solenidade de transferência da propriedade, no ato da celebração da escritura em um cartório público de notas, onde ocorrem os pronunciamentos vinculatórios entre as partes contratantes.
	
	
	A transmissão do conhecimento jurídico do Direito Imobiliário, por meio de registros doutrinários e pela transmissão de conceitos e práticas jurídicas na atuação dos profissionais do ramo imobiliário.
	
	
	A situação jurídica resultante de uma situação de fato: a entrega do bem. Consiste na entrega real de uma coisa ou da transmissão contratual da sua propriedade ou da sua posse entre pessoas vivas.
	
	
	A prévia verificação dos registros imobiliários havidos na matrícula do imóvel pretendido, para apurar a cadeia sucessória das transmissões de propriedade e ônus reais, perante o Cartório do Registro de Imóveis onde tradicionalmente foram feitas as transcrições anteriores à vigência da Lei nº 6.015/73.
	
	
	3.
	Segundo o artigo 246 da Lei 6.015/1973 ¿além dos casos expressamente indicados no item II do artigo 167, serão averbados na matrícula as sub-rogações e outras ocorrências que, por qualquer modo, alterem o registro¿. À luz do referido dispositivo legal, concluímos que:
	Quest.: 3
	
	
	
	
	Não existem hipóteses de averbação ou registro além daquelas previstas na lei;
	
	
	O rol das hipóteses de averbação é taxativo e, portanto, não pode ser objeto de averbação ato não elencado na lei;
	
	
	O rol das hipóteses de registro é aberto, podendo ser praticado outro ato além daqueles previstos em lei;
	
	
	O rol das hipóteses de registro é taxativo enquanto que o rol das hipóteses de averbação é aberto;
	
	
	Nenhuma das hipóteses de registro e nem de averbação é taxativo;
	
	
	4.
	Ocorre o encerramento de matrículas imobiliárias pela fusão:
	Quest.: 4
	
	
	
	
	Quando uma pessoa adquirir o imóvel que foi objeto de partilha em caso de divórcio ou inventário mortis causa.
	
	
	Quando a perda dos bens adquiridos por corréus em processo criminal for determinada por decisão judicial transitada em julgado.
	
	
	Quando um imóvel pertencente a dois proprietários for vendido para uma só pessoa.
	
	
	Quando a propriedade dos imóveis pertencer a duas empresas integrantes do mesmo grupo econômico societário, que vierem a fundir-se para criar uma terceira empresa.
	
	
	Quando dois ou mais imóveis contíguos pertencentes ao mesmo proprietário, constarem de matrículas autônomas, pode ele requerer a fusão destas em uma só, de novo número, encerrando-se as primitivas.
	
	
	5.
	A Constituição Federal ao adotar, para a responsabilidade estatal, a teoria do risco administrativo e atribuir responsabilidade decorrente do risco criado pela atividade administrativa do Estado, estabeleceu que:
	Quest.: 5
	
	
	
	
	Mesmo verificado o caso fortuito ou força maior, existirá a responsabilidade estatal;
	
	
	Por não serem funcionários públicos, não são a estes equiparados para os efeitos penais.
	
	
	Para excluir tal responsabilidade, é necessário o rompimento do nexo causal;
	
	
	É irrelevante se o fato lesivo é exclusivo da vítima ou de terceiro;
	
	
	Não se aplica aos delegatários a responsabilidade objetiva às pessoas jurídicas de direito privado;
	
	
	6.
	Na qualidade de delegatário do Estado na prestação de serviços dos atos de notas e registro, podemos afirmar quanto a responsabilidade civil dos delegatários:
	Quest.: 6
	
	
	
	
	O delegatário tem direito de regresso contra os seus prepostos, no caso de dolo ou culpa dos mesmos;
	
	
	Aos Notários e Registradores não se aplicam as normas da relação de consumo;
	
	
	Não responde pessoalmente o delegatário pelos danos causados a terceiros;
	
	
	Aplica-se na hipótese de responsabilidade subjetiva, comum as pessoas de direito privado;
	
	
	Por ser delegatário não responde civilmente quanto ao ato praticado pelo seu preposto;
	
	
	7.
	Acerca do condomínio pro diviso, assinale a alternativa correta:
	Quest.: 7
	
	
	
	
	O condomínio pro diviso resulta da unidade imobiliária, não fracionária, que não tenha mais de um proprietário, sendo um conjunto autônomo e identificado que não contenha áreas exclusivas e comuns.
	
	
	No condomínio pro diviso as unidades são autônomas, mas não são identificadas, de modo que cada proprietário tenha fração indeterminada do bem, firmada como unidade imobiliária desmembrada que não dispõem de áreas exclusivas e comuns.
	
	
	No condomínio pro diviso cada proprietário tem uma parte certa e determinada, sendo constituído por imóveis desmembrados e fracionados. São unidades autônomas e identificadas que contêm áreas exclusivas e áreas comuns e, no seu conjunto, constituem um agrupamento denominado condomínio.
	
	
	O condomínio pro diviso é uma transitoriedade que resulta da unidade imobiliária que tenha mais de um proprietário na mesma unidade imobiliária não fracionária, havendo comunhão de fato e de direito na integridade do bem.
	
	
	O condomínio pro diviso resulta da unidade imobiliária, não fracionária, que tenha mais de um proprietário e que cada condômino possa usar da coisa conforme sua destinação, reivindicar de terceiro, defender a sua posse e alhear a respectiva parte ideal, ou gravá-la.
8.
	A Comissão de Representantes, constituída na forma do artigo 50 da Lei de Incorporações, será comprovada mediante ata da Assembléia Geral de a elegeu, devidamente registrada no Registro de Títulos e Documentos, sendo ela investida de poderes de representação dos adquirentes, com exceção do seguinte direito:
	Quest.: 8
	
	
	
	
	Fiscalizar a arrecadação das contribuições destinadas à construção;
	
	
	Fiscalizar as concorrências relativas às compras dos materiais necessários à construção;
	
	
	Contratar, em nome do condomínio, com qualquer condômino modificações por ele solicitadas em sua unidade;
	
	
	Examinar os balancetes organizado pelos construtores;
	
	
	Alienar a fração ideal de quaisquer dos condôminos, mesmo sem poderes para tal, mediante futura prestação de contas;
	
	
	9.
	Considera-se constituído o "Patrimônio de afetação":
	Quest.: 9
	
	
	
	
	Com a lavratura da respectiva escritura pública em tabelionato de Notas.
	
	
	Mediante averbação de termo firmado pelo incorporador e, quando for o caso, também pelos titulares de direitos reais de aquisição sobre o terreno.
	
	
	Com o registro da escritura, que o houver constituído, no Registro de Imóveis.
	
	
	Pelo registro do processo de incorporação imobiliária, no Registro de Imóveis.
	
	
	Pelo arquivamento no Registro de Títulos e Documentos da declaração do incorporador nesse sentido.
	
	
	10.
	De acordo com o Código Civil atual, na empreitada:
	Quest.: 10
	
	
	
	
	o contrato para elaboração de um projeto implica, automaticamente, obrigação de fiscalizar-lhe a execução.
	
	
	o dono da obra possui o prazo prescricional de 180 dias do aparecimento do vício ou defeito para requerer indenização em razão de fato relacionado com a falta de solidez da obra.
	
	
	a obrigação de fornecer os materiais se presume
	
	
	os riscos da obra correrão por conta do dono se este estiver em mora de a receber, mesmo que o emprei- teiro tenha fornecido os materiais.
	
	
	se não tiver fornecido autorização escrita, o dono da obra não é obrigado a pagar ao empreiteiro por aumentos e acréscimos, mesmo que, por continua- das visitas, tenha estado sempre presente na obra, não ignorando nem nunca protestando pelo que se passava.
_1571420404.unknown
_1571420412.unknown
_1571420416.unknown
_1571420418.unknown
_1571420419.unknown
_1571420417.unknown
_1571420414.unknown
_1571420415.unknown
_1571420413.unknown
_1571420408.unknown
_1571420410.unknown
_1571420411.unknown
_1571420409.unknown
_1571420406.unknown
_1571420407.unknown
_1571420405.unknown
_1571420388.unknown
_1571420396.unknown
_1571420400.unknown
_1571420402.unknown
_1571420403.unknown
_1571420401.unknown
_1571420398.unknown
_1571420399.unknown
_1571420397.unknown
_1571420392.unknown
_1571420394.unknown
_1571420395.unknown
_1571420393.unknown
_1571420390.unknown
_1571420391.unknown
_1571420389.unknown
_1571420380.unknown
_1571420384.unknown
_1571420386.unknown
_1571420387.unknown
_1571420385.unknown
_1571420382.unknown
_1571420383.unknown
_1571420381.unknown
_1571420376.unknown
_1571420378.unknown
_1571420379.unknown
_1571420377.unknown
_1571420374.unknown
_1571420375.unknown
_1571420372.unknown
_1571420373.unknown
_1571420371.unknown
_1571420370.unknown

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais