Buscar

HISTÓRIA DO JORNALISMO AVALIAÇÃO PARCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603938891)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Johann Gutenberg desenvolveu na Europa o primeiro método que permitiu que textos escritos pudessem ser impressos com rapidez, precisão e em larga escala. Para isso, utilizou tipos móveis e prensa, combinando todos os elementos da impressão em um eficiente sistema de produção. Avalie abaixo o item correto.
		
	
	Gutenberg era alemão e, quando desenvolveu a imprensa no século XIV, os tipos móveis já haviam sido inventados no Japão.
	
	Gutenberg era alemão e, quando desenvolveu a imprensa no século XVI, os tipos móveis e os jornais já eram uma realidade na China.
	
	Gutenberg era italiano e, quando desenvolveu na imprensa no século XIV, os tipos móveis já haviam sido inventados no Japão.
	 
	Gutenberg era austríaco e, quando desenvolveu a imprensa no século XIV, os tipos móveis já haviam sido inventados na China.
	 
	Gutenberg era alemão e, quando desenvolveu a imprensa no século XV, os tipos móveis já haviam sido inventados no Oriente.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603938894)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analisando o contexto da revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica, com o uso de tipos móveis, inventados por Gutenberg, no século XV, podemos elencar dados característicos desta revolução. Analise as afirmativas a seguir, colocando entre parênteses a letra V , quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica não é fator independente, relacionado apenas ao aprimoramento da tecnologia, mas necessita de condições sociais e culturais favoráveis à sua disseminação.  ( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica, ao padronizar os textos, colocou em circulação visões uniformes da realidade, estabilizando as relações humanas e sociais. ( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica preservou o conhecimento, antes restrito à circulação fluida de manuscritos e da comunicação oral.  ( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica funcionou mais como um catalisador das mudanças, mas não constitui o fator que originou as mudanças. ( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica, ao colocar crescentes e diferentes textos em circulação, propiciou a crítica às autoridades, favorecendo a divulgação de visões diferenciadas sobre um mesmo assunto.
		
	
	V , V , F , F , F
	 
	V ,F , V , V , V
	
	V , V , V , V , V
	
	V , F , V , V , F
	
	F , F , V , V , V
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603938899)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O primeiro meio de comunicação que foi global, interativo e em tempo real é:
		
	
	a internet.
	
	o rádio.
	 
	o telégrafo.
	
	a televisão.
	
	o jornal.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603939727)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com o pesquisador Caio Túlio Costa , após a invenção da prensa de Gutenberg, há divergências sobre qual foi o primeiro jornal propriamente dito. Os primeiros registros, diz o pesquisador, dão conta que um dos primeiros, senão o pioneiro, foi o jornal Avisa Relation Zeitung (zeitung é jornal em alemão), que foi editado na Alemanha em 1502, enquanto o Trewe Encountre o foi primeiro em língua inglesa, em 1513. Já o termo ¿jornal¿ teria surgido
		
	
	durante o Império Romano para designar o jornal Acta Diurna.
	
	no Brasil, em 1808, com chega da família real portuguesa e a posterior criação da Imprensa Régia.
	
	na Itália, durante a Idade Média, para falar das chamadas bulas papais.
	 
	em Portugal, em 1813, para nomear uma publicação que trata das notícias ocorridas durante a jornada de 24 horas.
	
	na França, em 1657, durante a Revolução Francesa.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603938914)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A respeito da história da imprensa no Brasil, alternativa correta é:
		
	
	O jornal Província de São Paulo, que mais tarde passou a chamar-se Folha de S. Paulo, nasceu em 1775.
	 
	No Brasil colonial, após sucessivas iniciativas terem sido sufocadas pela coroa portuguesa, a imprensa foi oficialmente instalada no País em 1808, mediante o Ato Real de D. João VI.
	
	Nos primeiros 15 anos após 1822, com a independência do Brasil, passou a existir no País a censura prévia, destinada a fiscalizar que nada se imprimisse contra a religião, o governo e os bons costumes, impedindo a circulação de jornais de oposição ao império.
	
	O período que antecedeu a abolição da escravatura foi marcado pelo retrocesso da imprensa brasileira, causado principalmente por jovens de famílias abastadas que voltavam do sul dos Estados Unidos, influenciados pela ideologia escravocrata.
	
	Até a proclamação da República, apenas os jornais Gazeta do Rio de Janeiro e as revistas impressas pela Imprensa Régia tinham licença para circular no País.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603938911)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com a chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, em 1808, surgiram também os dois primeiros jornais. O primeiro deles, fundado por Hipólito José da Costa era produzido e impresso na Inglaterra; enquanto o segundo, impresso no Brasil, era o jornal oficial da corte. Eles são, respectivamente:
		
	 
	Correio Brasiliense e Gazeta do Rio de Janeiro.
	
	Gazeta do Rio de Janeiro e Correio da Manhã.
	
	Jornal do Brasil e Gazeta do Rio de Janeiro.
	
	Correio Brasiliense e Jornal do Commercio.
	
	Correio da Manhã e Jornal do Brasil.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603938916)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O livro ____, sobre a Guerra dos Canudos, é um clássico da literatura brasileira e tem origem em reportagens publicadas pelo autor no jornal O Estado de S.Paulo.
		
	
	Grande Sertão e Veredas
	
	Vidas Secas
	
	Capitães de Areia
	 
	Os Sertões
	
	O Quinze
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603939729)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A primeira etapa do jornalismo informativo começa ser definida na virada do século XX e vai ganhar forma durante a 1ª Guerra Mundial. No Brasil, é o literato ______________ seu grande inovador destaque, por sair às ruas e retratar o que via e apurava em suas reportagem
		
	
	João Antônio.
	 
	João do Rio.
	
	José de Alencar.
	
	Machado de Assis.
	 
	Guimarães Rosa.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603938920)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma compilação de textos publicados em um veículo de comunicação sobre determinado assunto pode transformar-se em ________, que também pode conter material totalmente inédito.
		
	
	Documentário
	
	Crônica
	 
	Livro-reportagem
	
	Romance
	
	Conto
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603938937)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Inspirada em revistas como a Life, uma determinada publicação foi lançada por um grande conglomerado de mídia no fim dos anos 20 e introduziu novos conceitos para a fotorreportagem. Considerada por muitos a principal revista brasileira do século XX, ficou conhecida devido ao trabalho de David Nasser e Jean Manzon. A revista descrita é:
		
	
	Revista da Semana.
	
	Manchete.
	 
	O Cruzeiro.
	
	Realidade.
	
	Veja.

Outros materiais