Buscar

PAPER Cópia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

4
Diferenças entre o texto científico e os textos jornalísticos
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Educação Física, Turma LEF0285 – Prática do Módulo I
06/11//2017
Resumo 
Falamos sobre as diferenças entre os textos científicos e jornalísticos, uma fonte importante e recorrente de informações são os jornais. Podem ser televisivos, radiofônicos, virtuais ou mesmo os tradicionais jornais impressos. O Texto Jornalístico é baseado em circunstâncias, procurando demonstrá-las, tratando o conteúdo de forma imparcial ou não. O objetivo é a comunicação, ele tem a importante função de chamar a atenção dos leitores, não tem a obrigação de ser imparcial, e pode ser escrito numa linguagem menos formal. O texto jornalístico, o objetivo é basicamente a comunicação, a linguagem é direta, é escrito de forma impessoal, freqüentemente fazendo o uso da terceira pessoa, normalmente ele se divide em quatro fases, a PAUTA (escolha do assunto),a APURAÇÃO( verificação dos fatos e de provas)a REDAÇÃO(organização das idéias) e a EDIÇÃO(locação desses textos no jornal, correção e revisão do texto). Já o texto científico é baseado em dados científicos, comprovados, após conclusões, levantamentos, investigações provenientes de profissionais científicos, que trabalharam em cima do assunto e podem diagnosticar com clareza fatos não levantados de acordo com o acontecimento, mas sim estudado e concluído perante sua confecção. Saber as diferenças entre textos como este facilitará os futuros cronistas a criar e interpretar notícias para o dia a dia. O texto científico tem autoria declarada, tem como objetivo maior divulgar o resultado de um estudo desenvolvido através de uma pesquisa, ele é escrito de forma clara, direta e objetiva, o texto garante a importância e necessidade de sua pesquisa, a idéia do texto cientifico é que avaliações e julgamentos devem ser evitados. 
1 INTRODUÇÃO
Iremos falar sobre as Diferenças entre o texto científico e os textos jornalísticos, os objetivos de cada uma, como são elaborados e suas regras. Cada tipo de texto possui sua finalidade, tendo funções distintas, no entanto tem suas diferenças, como acontece nos textos científicos e jornalísticos. Assim, a linguagem usada em um texto varia de acordo com o seu propósito ou os leitores para quem ele é escrito. Os textos científicos são utilizados para trabalhos ou estudos científicos e já os jornalísticos para informar ou anunciar algo.
 Segundo Félix (2017), os textos científicos expressam resultados obtidos em algum tipo de experiência, e tem como público-alvo outros elementos da comunidade cientifica interessado também pelo mesmo objeto de estudo. Possui diversos tópicos, dentre eles destacam-se: texto acadêmico, linguagem acadêmica, tipos de textos acadêmicos. 
 Segundo Silva (2015), textos jornalísticos são aqueles veiculados pelos jornais, revistas, rádio, e televisão, com objetivo de informar sobre algo de entreter. O texto jornalístico apresenta frases curtas e idéias sucintas, favorecendo assim, a objetividade do texto. O jornal é um veículo que apresenta diferentes gêneros textuais, com o desenvolvimento de diversos tipos de textos, dentre os quais estão narrativo, descritivos, dissertativo-opinativo, injuntivo e expositivo. Alguns tipos de textos jornalísticos são: noticia editorial, crônica. No geral, o processo de produção de um texto jornalístico é dividido nas seguintes fases: pauta, apuração, redação, edição. Neste trabalho será esclarecida a importância e relevância do texto científico e jornalístico.
2 TEXTOS CIENTIFICOS
Texto científico é o nome dado para a produção textual cujo objetivo principal é transmitir idéias ou resultados de um estudo, trabalho ou pesquisa de cunho científico. Existem vários tipos de texto e cada um possui suas próprias características e estruturas. Por exemplo: Enquanto no texto literário são permitidas figuras de linguagem, invenções, uso de escrita criativa e descompromisso com a realidade, no texto científico acontece exatamente o inverso. Suas particularidades são notadas através de termos e da linguagem científica, compromisso com teses e resultados, explanação do resultado de um estudo ou pesquisa, comprovadamente real.
2.1 CARACTERÍSTICAS DO TEXTO CIENTÍFICO
Um texto científico ou artigo científico deve conter um discurso fluido, explicativo e de caráter formal. Em um texto desse tipo ficam de fora os coloquialismos e linguagem chula, assim como a formatação sem padronização. A apresentação do texto segue normas e diretrizes específicas. No Brasil, os textos ou artigos científicos devem seguir os padrões estabelecidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): os padrões abrangem desde a estrutura até a apresentação final: citações, referências bibliográficas, notas de rodapé, formatação, etc., seguem uma mesma padronização.
2.2 ESTRUTURAS DE UM TEXTO CIENTÍFICO
O texto científico costuma circular através de periódicos e revistas específicas, em livros e em portais e sites de cunho educacional, científico ou informativo. Além disso, o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), exigido para a obtenção do diploma de graduação em alguns cursos deve ser um texto científico, ou seja, ao terminar a graduação, o aluno não terá apenas lido textos científicos, mas terá também escrito um. Um texto científico deve ser de fácil e fluida leitura, deve abordar o tema e informar o leitor sobre ele, provendo conhecimento teórico. Como existem vários tipos de textos, é importante frisar que para um deles ser considerados de caráter científico, alguns elementos precisam figurar no trabalho. Como estrutura básica de um texto científico, temos então:
Título: geralmente curto e que introduz o tema que será abordado. É recomendado que se usem expressões concisas e sem fatores alheios ao que se propõe tratar a seguir.
Capa: tida como elemento pré-textual, contém o título do trabalho, subtítulo (se houver), o autor, dados como data e local de apresentação e entrega do trabalho.
Corpo: o texto em si, desenvolvido conforme a pesquisa realizada. É tido como elemento textual, mas também pode conter índices, gráficos e ilustrações que ajudem a exemplificar o que está sendo tratado. O texto é geralmente feito a partir de três pontos principais: introdução, desenvolvimento e conclusão.
- A introdução traz em linhas gerais o objetivo do trabalho e o que ele se propõe a relatar.
- O desenvolvimento inclui todo o relato da pesquisa realizada, hipóteses e outros elementos que desenvolvam a idéia anteriormente introduzida.
- A conclusão é a visão do pesquisador a respeito do tema: o que foi descoberto, comprovado e que resultado alcançou ao final do experimento ou pesquisa. 
2.3 TEXTOS JORNALISTICOS
Os textos jornalísticos têm a finalidade de informar. É realizada a apuração dos fatos que envolvem o tema para confirmar a veracidade do conteúdo. Em seguida, é feita a elaboração do texto. Existem algumas características que são comuns a todos os textos jornalísticos, enquanto outras servem para diferenciá-las. A linguagem jornalística deve ser clara, simples, imparcial e objetiva, a fim de expor ao emissor as principais informações sobre o tema. No que se refere à sua estrutura gramatical, geralmente o texto jornalístico apresenta frases curtas e idéias sucintas, favorecendo, assim, a objetividade do texto.
NOTÍCIA-Elemento fundamental de um jornal, a notícia caracteriza-se por ter caráter informativo e ser escrito de maneira impessoal, sem comentários nem interpretação, com o uso de uma linguagem direta e formal. Este tipo de texto apresenta as principais informações do fato na primeira parte e, no corpo do texto, são apresentados os detalhes, as causas e conseqüências. Este gênero textual apresenta a função referencial ou informativa da linguagem.
EDITORIAL- Trata-se de um tipo de texto no qual o autor exprime a opinião do jornal (dos editores e/ou Nota). É um texto curto composto pelo lead, normalmente trata de algum assunto facilmente compreendido e que sejado interesse do leitor.
Estrutura do texto jornalístico
No geral, o processo de produção de um texto jornalístico é dividido nas seguintes fases:
Pauta: é a escolha do assunto;
Apuração: recolha e verificação das informações e de provas;
Redação: organizações das idéias num texto;
Edição: locação dos textos no jornal, correção e revisão dos mesmos.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Concluímos que Texto Jornalístico é baseado em circunstância, procurando demonstrá-las, tratando o conteúdo de forma imparcial ou não. Já o texto científico é baseado em dados científicos, comprovados, após conclusões, levantamentos, investigações provenientes de profissionais científicos, que trabalharam em cima do assunto e podem diagnosticar com clareza não fatos levantados de acordo com o acontecimento (Jornalístico), mas sim estudado e concluído perante sua confecção.
Consideramos que essas duas culturas profissionais têm definição literal diferente, a linguagem utilizada no texto científico é norma da ABNT, já da jornalística é objetiva com frases curtas e linguagem simples. O texto científico tem diferença do texto jornalístico, pois o científico está presente em trabalhos ou pesquisas e o jornalístico em vários meios de comunicação, como por exemplo: televisores, rádios, mídias e internet.
REFERÊNCIAS
https://www.trabalhosgratuitos.com/Sociais-Aplicadas/Hist%c3%b3ria/Artigo-cientifico-x-Texto-Jornalistico-1050802.html
http://academiadojornalista.com.br/diferencas-entre-textos-jornalisticos-e-academicos/
https://www.meusdicionarios.com.br/texto-cientifico 
https://www.todamateria.com.br/texto-jornalistico/

Outros materiais