Buscar

RELATORIO AULA PRÁTICA 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME:
	PRISCILA FRANCO FERREIRA
	DISCIPLINA:
	JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
	PROFESSOR:
	DANIEL PASSOS
	TUTOR(A):
	Suhellen Lee P. O. Silva
	PERIODO:
	2º SEMESTRE
OBJETIVO GERAL
Esta unidade destaca como objetivo geral a necessidade do acadêmico conhecer a história, a evolução, os conceitos, as características, a importância e a aprendizagem do jogo, do brinquedo e da brincadeira no contexto escolar. Iniciamos o estudo com a evolução do homem e a sua importância no desenvolvimento e nas fases de história perante a sociedade, desde a pré-história aos dias atuais. Posteriormente, conheceremos os conceitos básicos e as características encontradas no jogo, no brinquedo e na brincadeira, suas possibilidades, importância, aplicabilidade e a aprendizagem na escola. E, por fim, seremos levados à reflexão e à articulação entre teoria e prática.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Vivenciar diferentes formas das habilidades motoras básicas por meio de circuito motor e realizar brincadeiras cantadas visando explorar o ritmo individual e grupal.
MATERIAIS E MÉTODOS
 Quadra esportiva, bambolê, cordas e cones.
RESULTADOS E DISCUÇÕES 
Bom eu não participei desta aula, mas vou relatar o que meus colegas de sala me passaram. Foram feitas 4 atividades Atividade1: Circuito motor, Cinco bambolês postos no chão como um círculo, cada um passando com um pé dentro dos cinco círculos, até chegar uma demarcação feita por uma corda o qual seguiria de costa até chegar aos cones, já de frente eram circulados em todos os cones e a etapa final era passar entrelinhas paralelas completando assim o final da atividade. Essa atividade é muito legal pois trabalha o desenvolvimento motor do aluno e é super divertida. 
Atividade 2: João caçador: Os alunos cantam em um circulo: “senhor caçador, preste muita atenção, quando escutar o gato miar’’”. Um aluno, escolhido pelo professor ‘’mia’’ e o caçador de olhos vendados ele tenta adivinhar quem foi. Se adivinhar, troca de lugar com o colega, caso contrário se errar continua sendo o caçador. É uma atividade super divertida pois todos interagiram juntos . Atividade 3:Tom e Jerry:Nesta atividade foi formado um círculo com as mãos dadas, um aluno ficou sendo o rato, e outro o gato e fica por fora do círculo tentando achar uma brecha para entrar e pegar o rato, enquanto a música é cantada pelos colegas os alunos vão girando a roda e cada aluno precisa estar atento para não deixar o gato entrar e proteger ao máximo o rato que está dentro círculo.Todos se saíram muito bem nesta brincadeira e foi bem explicada pelo professor.Foi uma brincadeira onde se aprendeu a força da união. Atividade 4: Escravos de Jó Humano:Esta atividade foi a mais divertida,foi feito um circulo, sendo que cada um de frente para o outro, os de fora do círculo teriam que ir para a direita sentindo anti-horário e os de dentro pra direita sentindo horário. Diante da canção, nas palavras “Tira” um salto pra trás, “Põe” um salto pra frente, “deixa ficar” batiam as mãos com a do outro aluno de dentro e no “zig zig zag” fariam uma meia volta um com os braços entrelaçados com o companheiro em forma de dança até voltar pra sua posição. Nessa atividade os pares se desencontravam e quem parasse a frente um do outro aluno faria as representações citadas da chave da música da brincadeira.
CONCLUSÃO
Como não participei da aula, perguntei aos meus colegas como foi à aula, a partir daí fiz meu relatório. Essas atividades que fizemos aprendemos controlar as situações, a explicar para o aluno como será realizado o jogo ou a brincadeira, como iremos executar no ambiente em que estivermos para que não se machuquem.Todos os alunos tiveram um bom resultado ao aplicar as atividades descritas pela professora, foram discutidos varias maneiras de aplicar as atividades, todos participaram, ouviram cada aluno, responderam as perguntas questionadas e tiraram duvidas. Foi uma aula super divertida e aprendemos bastante, como passar as regras de jogo para os alunos para que eles consigam entender. Foi uma aula legal e educativa, deu para se divertir e aprender ao mesmo tempo, aprendemos bastante, pois ficamos dos dois lados, sendo professores e também sendo criança novamente.

Outros materiais