Buscar

Avaliando Aprend. 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado: CCJ0105_SM_201707013179 V.1 
	Aluno(a): RICARDO NEY RANGEL DIAS
	Matrícula: 201707013179
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 31/08/2017 17:32:21 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201707024511)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação aos juízes que faziam parte da organização judiciária do Brasil colônia, é CORRETO afirmar que:
		
	
	O juiz de vintena era nomeado pelo presidente da Relação da Bahia para comarcas com mais de vinte mil habitantes.
	 
	Os membros das Relações da Bahia e do Rio de Janeiro eram nomeados diretamente pelos donatários dessas capitanias.
	
	O juiz ordinário não era um ¿letrado¿ e era eleito pelos ¿homens bons¿ de sua comunidade.
	 
	O papel fundamental dos juízes de fora era garantir a aplicação das leis do reino.
	
	O juiz de fora começou a ser nomeado para o Brasil, já nos primeiros tempos da implantação das capitanias hereditárias.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201707033076)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	 O esquema abaixo reproduz de maneira simplificada a estrutura da organização judiciária que se constituiu no Brasil no século XVI, após a implantação do Governo-Geral.  No que se refere aos JUÍZES ORDINÁRIOS, é CORRETO afirmar que:
 
 
		
	
	Eram nomeados pelos Governadores-Gerais e, por suas decisões, respodiam exclusivamente às diretrizes emanadas da presidência do Desembargo do Paço.
	
	  Suas decisões não estavam sujeitas a qualquer tipo de recurso no âmbito da justiça colonial, cabendo tão somente à Casa de Suplicação a revisão de suas sentenças.
	
	  Deveriam ter ocupado funções na burocracia judicial do Reino, sendo, necessariamente, bacharéis em Direito.
	 
	  Eram eleitos pelos chamados homens bons das comunidades, sendo eles mesmos "homens bons", ao mesmo tempo que presidiam as Câmaras de Vereadores.
	 
	Eram nomeados pelo Rei e tinham como função primordial garantir a aplicação das leis reais no âmbito do município.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201707092504)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No início da década de 30 do século XVI. a Coroa Portuguesa adotou, nos territórios lusitanos da América, o sistema administrativo de Capitanias Hereditárias. Nesse sentido, observe os itens abaixo:
Os direitos e os deveres dos capitães donatários eram estabelecidos pelos Forais ou Cartas de Franquias, que complementavam as Cartas de Doação cujo propósito legal seriam o de legitimar apenas a propriedade das terras aos chamados donatários.
Os Regimentos eram documentos jurídicos lusitanos que estabeleciam o direito de propriedade das terras na América Portuguesa para o donatário.
A divisão do Brasil em Capitanias Hereditárias não alcançou os resultados que o governo português esperava. Diante do fracasso desse sistema, a metrópole lusitana procurou, então, recorrer a centralização do poder instalando o Governo-Geral, não para acabar com as capitanias, mas para centralizar sua administração, pois a autonomia administrativa-jurídica dos donatários chocava-se com os interesses do Estado português.
Por meio dos Alvarás, o donatário podia fundar vilas e povoados, além de criar instrumentos administrativos-jurídicos, tanto civis quanto criminais.
No processo de colonização do Brasil, a Carta de Doação legitimava ao donatário o direito de usufruto da Capitania, garantindo-lhe o Instituto da Sucessão ao primogênito, enquanto a Carta Foral normatizava os direitos e deveres dos habitantes da Colônia face aos interesses da Metrópole Potuguesa.
É verdadeiro o que se afirma nas alternativas:
		
	
	1, 3, 4.
	
	2, 3, 5.
	
	2, 4, 5.
	 
	3,5.
	
	1, 2, 4.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201707023393)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A localização do pelourinho no centro da maior parte das cidades portuguesas do século XVI representava, segundo Stuart Schwartz (Burocracia e sociedade no Brasil Colônia, Editora Perspectiva, 1979), ¿a crença ibérica de que a administração da justiça era o atributo mais importante do governo [ao mesmo tempo em que] portugueses e espanhóis dos séculos XVI XVII achavam que a administração imparcial da lei e o desempenho honesto do dever público asseguravam o bem-estar e o progresso do reino.¿ Assim, no que se refere à organização judicial portuguesa que, progressivamente, foi se estruturando de forma mais consistente a partir da ascensão da dinastia de Avis em 1385, é CORRETO afirmar que:
		
	
	O Desembargo do Paço se configurava como um tribunal de recursos para as questões judiciais e administrativas das colônias.
	
	Os juízes ordinários eleitos para os ¿conselhos¿ municipais eram, normalmente, ¿letrados¿ e dificilmente se deixavam pressionar pelos poderes locais em suas decisões.
	 
	A presença do JUIZ DE FORA e do CORREGEDOR nas vilas e cidades portuguesas representava as investidas da monarquia no sentido de limitar o controle judicial-administrativo exercido pelos poderes locais.
	
	A lei canônica e as questões religiosas encontravam-se sob a égide de um sistema de cortes e de funcionários eclesiásticos submetidos à organização civil-judiciária.
	
	Na estrutura judicial portuguesa, a Casa do Cível tinha jurisdição somente sobre as causas cíveis que envolvessem grandes somas, ficando as pequenas causas sob jurisdição da Casa de Suplicação.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201707041407)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo o historiador Stuart B. Schwartz (Burocracia e Sociedade no Brasil Colonial - Ed. Perspectiva), "a expedição de Martim Afonso de Sousa, que partiu de Lisboa em 1530, marcou uma transição importante entre a frouxa administração da justiça imposta pela necessidade militar e uma forma mais concreta baseada no estabelecimento da colonização permanente e no reconhecimento da necessidade de regularização da sociedade". Assim, com relação ao modelo de colonização adotado por Portugal, em suas terras sul-americanas, a partir de 1534, podemos afirmar que:
 
I - Ele se concretizou a partir da transferência das principais instâncias judiciais da metrópole portuguesa para a nova colônia sul-americana, dentre as quais podemos destacar o Desembargo do Paço e a Casa de Suplicação.
 
II - Ele se baseou na intervenção direta do poder metropolitano português, que promoveu a divisão do território em unidades administrativas dirigidas por funcionários nomeados pela Coroa.
 
III - Ele se configurou a partir da doação de extensões do novo território conquistado a um grupo de fidalgos que deveriam arcar com os ônus da colonização e da montagem do "aparelho" judicial-administrativo, reduzindo assim os encargos da Metrópole.
 
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
 
		
	
	As afirmativas I e II estão CORRETAS.
	
	Somente a afirmativa I está CORRETA.
	 
	Somente a afirmativa III está CORRETA.
	
	Somente a afirmativa II está ERRADA.
	
	As afirmativas II e III estão ERRADAS.

Outros materiais