Buscar

RESUMO PROVA PSICOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A psicologia do desenvolvimento tem como objetivo –estudar o desenvolvimento humano em todos os seus aspectos: fisicomotor , intelectual, efetivoemocional. E a Psicologia – é a ciência que estuda os processos mentais tais como: pensamentos, ideias e reflexões. Objeto de estudo a subjetividade do homem.
Comportamento antissocial- contra as regras sociais. Características- comportamento agressivo e impulsivos, racionalização de condutas, falta de empatia.
Estereótipos- preconceito e discriminação
Preconceito- ideias de um determinado grupo.
Discriminação- desenvolver comportamento para recusar e impedir.
Guarda alternada- é dividida tem dia e hora e a guarda em que os filhos permanecem determinados números de dias com os responsáveis, geralmente 15 dias e posteriormente irá também permanecer pelo mesmo período com o outro responsável e assim vice-versa.
Adoção- motivos – altruísmo é querer ajudar as pessoas que ali se encontram 47% e esterilidade 49%, periodo de espera varia de acordo com a idade da criança. 
	Gênero- é a construção de papeis sociais ( cultural) de masculinidade e feminilidade. Violência de gênero- é um ato desenvolvido contra o homem ou a mulher em qualquer uma de suas espécies , como por exemplo , física, psicológica , moral, negligencia,patrimonial e sexual.
Violência domestica- é constituída por pessoas tanto da família , como por pessoas que não são: ex. marido agregados.
Violência intrafamiliar- é aquela que é desenvolvida somente por
 pessoas que fazem parte da família.
Definição de família- duas ou mais pessoas que mantém vínculos afetivos seja pela consanguinidade ou convivência.
Tipos de guarda-
Unilateral ou tradicional- é o tipo de guarda em que um dos responsáveis permanece como guardião dos filhos (a) e o outro dia e hora para visitação.
Alienação parental- são condutas desenvolvidas pelo alienador em relação ao alienado tendo os filhos como os principais prejudicados psicologicamente pois estes serão normalmente impedidos de ver aquele que não detem a guarda.
Tipos de família: 
Nuclear ou tradicional- é aquela em que é constituída por duas pessoas de sexos diferentes casados e que tem filhos( certidão de casamento).
Monoparental- é caracterizada pela formação entre os ascendentes e seus descendentes. 
	Reconstituída ou reconstruída- é aquela que é formada por A+B com ou sem filhos casados ou não geralmente adivinda de uma família monoparental.
União estável- é a entidade familiar constituída por duas pessoas de sexos diferentes ou não que tem por objetivo formar família cujo relacionamento é duradouro , continuo e publico.
Homoafetiva- é aquela constituída por duas pessoas do mesmo sexo.
Guarda conjunta ou compartilhada – não tem dia nem hora de visitação, divorcio consensual ou independência da mãe, objetivo desta guarda é aumentar a responsabilidade daquele que está distante ou não dos filhos.
Ninhamento- vai e volta é aquela em que os filhos permanecem na residência originaria e periodicamente os pais se revezam para cuidar da proli. Para adoção avaliação psicológica visa o melhor interesse da criança e depois dos 12 anos a criança que escolhe a família.
 Praticas Psicologicas no sistema penitenciário- crime – julgamento –pena – presídio- tratamento penal – odontologia- medico –psicológico- terapia ocupacional- pedagógica- trabalho- fisioterapia. Comissão técnica- de classificação – diretor de presídio- 2 chefes de serviços- 1 psicologo- 1 psiquiatra – 1 assistente social.Transgressor- transgride as normas da sociedade está relacionado a atos que vão de encontro as normas sociais.
	Delinquente- cometeu vários atos infracionais ou de crimes- é o individuo que comete um ou mais atos infracionais ou crimes é a incorporação pelo próprio sujeito da delinquência.
Infrator- é aquele que desenvolve um ou mais atos infracionais ou crime que estão previstos em lei principalmente as penais.infrações penais menores de 18 anos maior de 18 crime.
Avaliação psicológica – código de ética 
Comunicação com outros profissionais
Pericia- é um ato em que o profissional desenvolve com o objetivo de avaliar tecnicamente os envolvidos numa situação problema- Assistente técnico
Realizará a sua pericia de forma autô-- noma e independente da pericia oficial. 
 Documentos elaborados por psicólogo.
Atestado- psicológico afastamento infor
- mar o que alguem esta sofrendo.
Declaração- acompanhamento – informar algo que está acontecendo.
Laudo psicológico- documento aprofun
- dando – relatório- testes, exames reali
-zados, encaminhamento, tratamento.
Parecer- indicativo- há indícios – conclu
-sivo- do que ocorreu.
Justiça Restaurativa- Projeto consiste em reunir autor e vítima do delito com presença de famílias. vem sendo uma alternativa ao cumprimento de medida socioeducativa- o menor autor da infração pede desculpas para a vítima em frente à própria família e aos parentes de quem sofreu o delito.

Outros materiais