Buscar

SIMULADO PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	
	
	
		
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201409053022)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Abraham Maslow, um dos líderes da Psicologia Humanista, desenvolveu uma teoria motivacional bastante conhecida e denominada:
		
	
	Modelo da Expectância;
	
	Teoria da Equidade;
	 
	Hierarquia das Necessidades;
	
	Teoria comportamental;
	
	 Modelo dos Dois Fatores;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409045622)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No início de sua prática clínica, Freud observou o esquecimento de muitos fatos da vida particular por muitos de seus pacientes. Procurando compreender esses eventos, ele percebeu a existência de forças psíquicas e conflitos sexuais inconscientes que moviam o funcionamento mental, que determinavam, portanto o comportamento. A partir do conhecimento dos conceitos desenvolvidos pela Psicanálise, qual das alternativas abaixo melhor completa a sentença seguir?
 " _____, ______ e _______ são as instâncias que constituem o aparelho psíquico."
		
	 
	Consciência, inconsciência e subconsciente
	
	Ansiedade, projeção e negação
	 
	Id, ego e superego
	
	Anal, oral e fálica
	
	Regressão, transferência e repressão
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408565603)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na reunião inicial para planejamento do ano letivo a diretora do Colégio Elite do Conhecimento apresentou um importante Transtorno de Aprendizagem que acomete mais 6% da população brasileira no ensino fundamental: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Para a diretora, esse transtorno poderia ser a principal causa de fracasso escolar e deveria ser identificado rapidamente para que o aluno fosse encaminhado ao tratamento, prevenindo maiores prejuízos acadêmicos. Alguns professores disseram que este transtorno não existe, pois todas as crianças são hiperativas e precisam é de limites e boa educação. Falaram sobre a ascensão da indústria farmacêutica no controle dos comportamentos humanos e se recusaram a encaminhar as crianças, dizendo que esses casos sempre aconteceram e ninguém teve que ir ao médico. Para apresentar as características do transtorno citado e ensinar aos professores a conhecer as dificuldades pelas quais essas crianças passam, ela organizou uma palestra que apresentou três dos principais comprometimentos que esses alunos apresentam. São eles:
		
	
	Hiperatividade, déficit de atenção e déficit cognitivo.
	 
	Falta de motivação para realizar qualquer atividade que requeira atenção focal, prejuízo nas funções executivas e hiperatividade motora ou psíquica.
	
	Dislexia e atraso generalizado no desenvolvimento cognitivo e social.
	
	Prejuízo nas funções executivas, atraso no desenvolvimento motor e comportamento anti-social.
	
	Déficit de atenção acompanhado de déficit cognitivo e comportamento opositivo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408467233)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A forma usual de pensar a relação de ensino e aprendizagem há muito tempo não satisfaz as necessidades de formação humana na contemporaneidade. O construtivismo pode ser apresentado como uma possibilidade de re-significação da atividade pedagógica na medida em que concebe o sujeito e sua aprendizagem de forma bem diferente da educação tradicional. Marque a alternativa que apresenta corretamente o conceito de sujeito e sua aprendizagem de acordo com o paradigma construtivista.
		
	
	O sujeito depende das interações sociais para que possa aprender, pois seu desenvolvimento só acontece em situações intersubjetivas em que há uma transferência de conhecimento de um mais desenvolvido para o outro.
	
	A atividade cognitiva é resultante da re-elaboração de estruturas neurológicas que tornam o sujeito cada vez mais capaz de memorizar os conteúdos que fazem parte da aprendizagem.
	 
	A atividade cognitiva é marcada pela memorização e pela reconstrução dos esquemas de conhecimento que tendem a se sofisticarem nas interações cada vez mais conteudistas que são oferecidas no ambiente educativo.
	
	O sujeito é ativo na construção do seu conhecimento, mas deve receber os conteúdos a serem estudados prontos a fim de que ganhe tempo para a atividade mais importante da educação que é a memorização.
	 
	O sujeito é ativo na construção do seu conhecimento que é vivenciado através da re-elaboração dos esquemas cognitivos, de acordo com os desafios que recebe e com os processos de maturação neurológica.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408449189)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A aprendizagem ___________________ processa-se quando um novo conteúdo (ideias ou informações) relaciona-se com conceitos relevantes, claros e disponíveis na estrutura cognitiva, sendo assim assimilado por ela.
		
	
	Cognitiva
	
	Mecânica
	 
	Significativa
	
	Social
	
	Comportamental

Outros materiais