Buscar

POL 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Durante a apresentação oficial do Fiat Mobi, o compacto foi tratado como o irmão menor do Uno. Depois de dirigir o modelo por vias urbanas e rodoviárias, além de levá-lo para nossa pista de testes, podemos dizer que é exatamente isso: o Mobi é uma versão reduzida do Uno, para o bem e para o mal. Em nossa pista, o Mobi reforçou que não quer ser um carro de velocidade. Ele precisou de longos 16,6 segundos para chegar a 100 km/h, valor bem superior aos 13,8 segundos divulgados pela Fiat. O tempo é semelhante ao que aferimos no Uno Way com mesmo motor (16,7 s), mas inferior ao conquistado pelo VW Cross UP! (15 s). Já o consumo pode frustrar quem esperava do Mobi um carro econômico por ser urbano. Em nossos testes, fez 9,1 km/l e 12,5 km/l na estrada, ambos os ciclos com etanol. É verdade que o novo motor 1.0 tricilíndrico que chegará primeiro na linha Uno e depois para o Mobi já promete melhorar esses índices. Porém, o ajuste do câmbio manual faz com que o motor estabilize em altos 4 mil rpm a 120 km/h, prejudicando o consumo rodoviário. Adaptado de http://revistaautoesporte.globo.com/Analises/noticia/2016/04/avaliacao-fiat-mobi-10.html para fins acadêmicos.
A análise feita por revista especializada em automóveis retrata uma das dimensões da qualidade apresentadas por Garvin. Assinale a opção correta quanto a qual das dimensões está apresentada na situação:
	
	A
	Desempenho
	
	B
	Durabilidade
	
	C
	Atendimento
	
	D
	Estética
As lâmpadas queimadas foram trocadas. Uma área banhada por luz natural e aberta para uma saleta de descanso transformou-se em um jardim de inverno. Uma das paredes da recepção ganhou um quadro. A ausência de extintores de incêndio foi sanada: o setor de montagem de produtos recebeu duas unidades e outras duas foram alocadas nos outros andares da casa. Cada uma dessas tarefas resultou da iniciativa e da dedicação dos colaboradores da Yamatec. As ações para tornar o ambiente mais agradável e produtivo apenas iniciaram. O sistema de atendimento automático de telefone, nunca utilizado, está sendo preparado para direcionar aqueles que ligam para os serviços desejados: compras, financeiro, assistência técnica. Todas estas mudanças foram definidas por meio de uma ferramenta que estabelece parâmetros mais objetivos para analisar problemas e definir prioridades classificando os problemas de acordo com sua gravidade, urgência de solução e tendência de crescimento. Adaptado de http://revistapegn.globo.com/busca?q=yamatec para fins acadêmicos.
Assinale a opção correta quanto a ferramenta da qualidade utilizada pela Yamatec nesta situação:
	
	A
	6M
	
	B
	Matriz GUT
	
	C
	PDCA
	
	D
	5W2H
A abordagem Seis Sigma foi desenvolvida pela Motorola, na década de 80, com o objetivo de reduzir a taxa de falhas em seus produtos eletrônicos manufaturados. O programa foi elaborado com o severo desafio do “desempenho livre de defeitos”, e tinha como principais objetivos o aprimoramento da confiabilidade do produto final e a redução de sucata. Empresas como a Navistar, AlliedSignal (dona da freios Bendix), ABB, GenCorp, além da própria General Electric, vêm obtendo ganhos expressivos tanto de qualidade quanto financeiros, declaradamente relacionados com a adoção da “cultura Seis Sigma”.  Adaptado de http://exame.abril.com.br/revista-exame/em-busca-do-padrao-seis-sigma-m0048915/ para fins acadêmicos. A meta do Seis Sigma é chegar muito próximo de zero defeito, erro ou falha. Esta meta já havia sido estabelecida anteriormente por um dos experts da qualidade que acreditava que a ideia de que os erros são inevitáveis é falsa. Assinale a opção correta quanto ao nome desse expert da qualidade:
	
	A
	Deming
	
	B
	Juran
	
	C
	Crosby
	
	D
	Feigenbaum
A Anvisa proibiu no dia 2 de maio de 2017 a fabricação e comercialização de 60 medicamentos de uma empresa farmacológica. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e determina que a empresa promova o recolhimento do estoque existente em todo o território nacional. Segundo a vigilância sanitária de São Paulo, uma inspeção investigativa realizada no início de abril apontou uma série de problemas quanto às Boas Práticas de Fabricação de medicamentos. Adaptado de http://exame.abril.com.br/negocios/anvisa-proibe-venda-de-60-medicamentos/ para fins acadêmicos. Esta situação de não conformidade dos produtos demonstra que a empresa em questão não seguiu uma das abordagens da qualidade. Assinale a opção correta quanto a qual abordagem da qualidade não foi adotada pela empresa em questão:
	
	A
	Abordagem transcendental, pois a situação tem a ver com a beleza, o gosto e o estilo do produto.
	
	B
	Abordagem baseada na produção, pois nesta situação não se cumpriu a ideia de que qualidade é a conformidade do produto às suas especificações.
	
	C
	Abordagem baseada no produto, pois é necessário que exista algo mais ao produto, que nos fará escolher este ao invés de outro, o que não aconteceu na situação.
	
	D
	Abordagem baseada no valor, pois os produtos do caso não oferecem um preço aceitável pelo consumidor.
De acordo com recente pesquisa, com mais de 200 profissionais, 72% destes profissionais citaram o uso de planilhas para melhorar sua gestão. Dentre elas citaram uma planilha, que geralmente é usada para ajudar a organizar tarefas e desafios respondendo às perguntas: quem, quando; onde; o que; por que; quanto e como. O nome da planilha, aliás, é derivado das letras iniciais destas mesmas perguntas, só que em inglês. Assim, cada atividade é organizada a partir das respostas às questões. Adaptado de http://exame.abril.com.br/carreira/3-planilhas-para-quem-quer-ser-promovido/ para fins acadêmicos.
Assinale a opção correta quanto a ferramenta da qualidade em formato de planilha citada pelos profissionais desta pesquisa:
	
	A
	6M
	
	B
	PDCA
	
	C
	Matriz GUT
	
	D
	5W2H

Outros materiais