Buscar

Metodologia da Alfabetização

Prévia do material em texto

Metodologia da Alfabetização
Questão 1/10
Para as autoras Vieira e Lason (2012), uma das atividades que a escola deve desenvolver é a leitura. 
Porque
Desperta na criança o prazer e consequentemente facilitará a comunicação entre as pessoas do seu meio, ela passa a difundir ideias e sentimentos sobre um determinado conhecimento adquirido. Além de interpretar de forma clara e precisa situações vivenciadas.
 A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
	
	A
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Questão 2/10
Vieira e Larson (2012) apresentam que para a alfabetização por meio da literatura, o professor deve estar preparado e fazer parte desse processo. De acordo com essas autoras, há uma implicação que dificulta o processo de alfabetização através da literatura. Qual é essa implicação?  Analise as proposições abaixo e, após assinale a alternativa correta.
	
	
	D
	A qualidade do material utilizado pelos professores.
Questão 3/10
Vieira e Lason (2012) destacam que as atividades desenvolvidas na escola pela criança se organizam em torno de aptidões necessárias para a alfabetização. Quais são essas aptidões? Analise as proposições abaixo e, após assinale a alternativa correta.
	
	D
	A coordenação motora, a discriminação perceptual e a linguagem oral.
Questão 4/10
Durante a leitura do artigo sobre a literatura e o processo de alfabetização, você se apropriou de algumas reflexões relevantes para o trabalho pedagógico do professor. Das reflexões, qual a atividade que o professor deve considerar como frequente e necessária na escola? Analise as proposições abaixo e, após assinale a alternativa correta.
	
	C
	O projeto coletivo.
Questão 5/10
Leia com atenção a seguinte situação: "A professora Maria Clara organizou a sala de aula de forma diferente. As carteiras foram retiradas para um lado da sala e no centro, ela montou uma grande tenda. Quando os alunos chegaram ficaram surpresos e curiosos para saber o que havia dentro daquela grande tenda. Aos poucos, Maria Clara  conduziu os alunos para o interior da tenda através da leitura de um poema.   Ao término da aula, todos na escola observaram que os alunos estavam alegres e contagiados pela atividade realizada."Analise as proposições abaixo e, após assinale a alternativa correta que corresponde a aprendizagem desenvolvida na maioria das escolas.
	
	A
	Na maioria das escolas, a rotina e a ausência da literatura ocasionam a mecanização do processo de alfabetização.
Questão 6/10
Durante a leitura do artigo, você pode observar que os autores citados defendem aspectos relevantes para o processo de alfabetização através da literatura. Que aspectos são esses? Analise as proposições abaixo e, após assinale a alternativa correta.
I. Os familiares que sempre interagem e propiciam a literatura aos filhos.
II. A constatação de que a literatura realmente influência na aprendizagem.
III. Os professores que ao aplicarem avaliações formais evidenciam que a criança está alfabetizada.
IV. A socialização da criança também acontece por meio da literatura no processo de alfabetização.
	
	D
	Somente as proposições II e IV estão corretas.
Questão 7/10
Vieira e Larson (2012), trazem na pesquisa uma contribuição significativa para o professor que desenvolve o trabalho pedagógico com crianças na faixa etária de 5 a 6 anos de idade. Analise as proposições abaixo e, após assinale a alternativa correta que aponta a contribuição para aquele professor.
	
	C
	A literatura no processo de alfabetização.
Questão 8/10
Para as autoras Vieria e Larson (2012), os resultados apresentados com a pesquisa, ressaltam um fator preocupante para a escola sobre o processo de alfabetização por meio da literatura.  Qual é esse fator? Analise as proposições abaixo e, após assinale a alternativa correta.
	
	A
	A falta de preparo do professor. 
Questão 9/10
Vieira e Larson (2012) trazem uma discussão relevante sobre a literatura infantil no espaço da escola. De acordo com essas autoras, o que acarreta para o processo de alfabetização o uso da literatura para crianças com 5 e 6 anos de idade? Analise as proposições abaixo e, assinale V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a seqüência correta.
( ) Comprovar a partir do ponto de vista professores que somente a escola é o caminho para a alfabetização.
( ) Constatar que é unicamente no âmbito familiar que acontece a alfabetização e o letramento da criança.
( ) A comunicação entre as pessoas ao mesmo tempo que possibilita a sua humanização e socialização.
( ) O ato de ler que propicia a expansão das ideias e sentimentos.
	
	C
	F, F, V, V
Questão 10/10
Durante a leitura do artigo das autoras Vieira e Larson (2012), você evidenciou que há elementos articuladores da construção do conhecimento infantil e da construção do mundo da criança. Quais são esses elementos? Analise as proposições abaixo e, após assinale a alternativa correta.
	
	D
	A literatura, o professor e a escola.
Questão 1/10
A teoria de Piaget apresenta alguns conceitos muito importantes para a educação e para o contexto da alfabetização. São eles: equilibração, adaptação, acomodação, assimilação e desequilíbrio.
Analise as proposições a seguir, após, assinale a alternativa correta que refere-se ao conceito de acomodação.
	
	A
	A acomodação é definida como o processo de modificação do sujeito.
A acomodação é definida como o processo de modificação do sujeito. (p. 28)
Questão 2/10
A professora Rose está trabalhando a alfabetização com seus alunos, ela optou por um método em que inicia o processo de alfabetização por uma palavra, uma frase ou uma história. Nesse método utilizado pela professora Rose, a alfabetização estará completa quando a criança conhecer todas as famílias silábicas.
Porém, ao mesmo tempo ela utiliza um método em que parte das menores unidades da língua (letra, fonemas e sílabas) para as maiores (palavras e frases). Nesse método utilizado pela professora, a alfabetização fica restrita ao reconhecimento das letras e de seu valor fonético.
Com base no exposto acima, a professora Rose está trabalhando com qual método de alfabetização? Analise as proposições abaixo, após, assinale a alternativa correta:
	
	B
	Método misto.
Os Método Sintéticos - São aqueles em que a alfabetização parte das menores unidades da língua (letra, fonemas e sílabas) para as maiores (palavras e frases). A alfabetização fica restrita ao reconhecimento das letras e de seu valor fonético (p. 56) - O Método Analítico - Inicia o processo de alfabetização por uma palavra, uma frase ou uma história. A alfabetização estará completa quando a criança conhecer todas as famílias silábicas. (p. 57)
Questão 3/10
Analise as figuras abaixo, após, assinale a alternativa correta que apresenta a que forma de comunicação pertence.
Placas de sinalização de trânsito (Foto: Reprodução)
	
	A
	Linguagem não verbal. (p. 22)
Questão 4/10
Emilia Ferreiro encontrou em suas pesquisas e classificou a alfabetização em quatro níveis: pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético.
Sobre o nível silábico, analise as proposições abaixo, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I – Ao escrever, a criança conta os “pedaços sonoros”, as sílabas das palavras e das frases, e usa uma letra para representar cada sílaba.
II – As letras podem ou não ter valor sonoro convencional.
III – A criança escreve somente vogais, ou somente com consoantes, ou utilizando vogais e consoantes, mas sempre com uma representação (letra) para cada sílaba ou frase.
IV – A criança registra garatujas (primeiros rabiscos infantis). 
	
	A
	As proposições I, II e III estão corretas.
Ao escrever, a criança conta os “pedaços sonoros”, as sílabas das palavras e das frases, e usa uma letra para representar cada sílaba.As letras podem ou não ter valor sonoro convencional. A criança escreve somente vogais, ou somente com consoantes, ou utilizando vogais e consoantes, mas sempre com uma representação (letra) para cada sílaba ou frase. (p. 44)
Questão 5/10
Leia o trecho abaixo:
Caso 1
Karina é uma criança de cinco anos, e já conhece as letras de seu nome, ou seja, já tem em sua estrutura cognitiva, um esquema para o que se convencionou chamar de letra K.
Pois bem, em um contexto escolar, Karina é convidada a escrever a palavra casa, e prontamente escreve ksa.
Pela semelhança entre os sons, a criança tenta adaptar os elementos do novo som apresentado (casa) as referências (estruturas cognitivas) que já tem (k). Pode-se perceber que Karina passou pelo processo de assimilação.
Caso 2
Quando da comparação de sua escrita com outra sistematizada (escrita convencional), ao visualizar que a primeira sílaba da palavra casa se escreve com as letras ca e não k, cria-se um conflito externo ou desequilíbrio.
Karina tem, então, suas habilidades abaladas e não consegue entender o novo estimulo prontamente. Nesse momento é preciso modificar-se, criar outra estrutura cognitiva ou adaptar as que já existem, para que comportem outro conhecimento: o som de ca é escrito de um modo diferente do que Karina pensava.
Com base no trecho acima e nos conceitos apresentados por Jean Piaget, podemos dizer que Karina primeiramente passou pelo processo de assimilação descrito no caso 1. E no segundo relato (caso 2), por qual processo Karina passou?
Analise as proposições a seguir, após, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Acomodação.
Ao compreender que a sílaba ca se escreve com as letras c –a –s – a, Karina realiza o processo mental de acomodação (p. 27)
Questão 6/10
Emilia Ferreiro encontrou em suas pesquisas e classificou a alfabetização em quatro níveis: pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético.
Sobre o nível silábico-alfabético, analise as proposições abaixo, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I – A certeza do nível silábico é quebrada quando a criança compara escritos ou percebe que os adultos não conseguem ler o que ela escreve.
II – Nesse momento, a criança encontra-se perto da escrita alfabética, cada vez irá se aproximar da alfabetização.
III – Ao escrever, a criança conta os “pedaços sonoros”, as sílabas das palavras e das frases, e usa uma letra para representar cada sílaba.
IV – As letras podem ou não ter valor sonoro convencional.
	
	B
	As proposições I e II estão corretas.
A certeza do nível silábico é quebrada quando a criança compara escritos ou percebe que os adultos não conseguem ler o que ela escreve. Nesse momento, a criança encontra-se perto da escrita alfabética, cada vez irá se aproximar da alfabetização. (p. 44)
Questão 7/10
Emilia Ferreiro encontrou em suas pesquisas e classificou a alfabetização em quatro níveis: pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético.
Sobre o nível alfabético, analise as proposições abaixo, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I – A criança consegue ler e expressar graficamente o que pensa e fala.
II – A criança escreve foneticamente, mais ainda não consegue escrever ortograficamente.
III – Ao escrever, a criança conta os “pedaços sonoros”, as sílabas das palavras e das frases, e usa uma letra para representar cada sílaba.
IV – As letras podem ou não ter valor sonoro convencional.
	
	B
	As proposições I e II estão corretas.
A criança consegue ler e expressar graficamente o que pensa e fala. A criança escreve foneticamente, mais ainda não consegue escrever ortograficamente. (p. 44-45)
Questão 8/10
A teoria de Vygotsky destaca que é preciso considerar dois níveis de desenvolvimento: o real e o potencial.
Sobre o nível de desenvolvimento real, analise as proposições abaixo, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I – Entende-se por nível de desenvolvimento real aquela aprendizagem que já se tornou conhecimento, aquilo que a pessoa já sabe.
II – No caso da criança, trata-se daquilo que ela já sabe fazer sozinha, de forma independente.
III – O nível de desenvolvimento real é referente ao que a criança ainda não consegue fazer sozinha, porém pode fazer com a mediação de outra pessoal.
	
	A
	As proposições I e II estão corretas.
Entende-se por nível de desenvolvimento real aquela aprendizagem que já se tornou conhecimento, aquilo que a pessoa já sabe. No caso da criança, trata-se daquilo que ela já sabe fazer sozinha, de forma independente. (p. 29)
Questão 9/10
Sobre o método de alfabetização de Emilia Ferreiro, analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso), após, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(  ) O grande diferencial desse método é a mudança de foco, no como ensinar para como aprender.
(   ) Ferreiro colocou como principal sujeito da aprendizagem o próprio aluno, ativo e inteligente.
(   ) Ferreiro aborda que para a alfabetização precisa haver a repetição de exercícios mecânicos por parte da criança, somente assim haverá uma alfabetização plena.
(  ) Outra forma de alfabetização defendido por Ferreiro são os exercícios de cópia/reprodução, pois somente copiando e reproduzindo as coisas o aluno passa a ser um sujeito reflexivo e ativo. 
	
	A
	V – V – F – F
O grande diferencial desse método é a mudança de foco, no como ensinar para como aprender. Ferreiro colocou como principal sujeito da aprendizagem o próprio aluno, ativo e inteligente. (p. 40)
Questão 10/10
Com base na teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget, analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso), após, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(  ) O conhecimento resulta das interações que se produzem entre sujeito e objeto, como sendo uma dupla construção que, para progredir, depende da elaboração tanto de um quanto do outro.
(   ) As ações da criança sobre o que quer aprender são muito importantes para que seus conhecimentos progridam.
(   ) Por meio da teoria da Epistemologia Genética, Piaget desenvolveu o conceito da Zona de Desenvolvimento Proximal.
(  ) É por meio da teoria da Epistemologia Genética que Piaget defende que o homem se faz na interação com seus semelhantes.
	
	A
	V – V – F – F
O conhecimento resulta das interações que se produzem entre sujeito e objeto, como sendo uma dupla construção que, para progredir, depende da elaboração tanto de um quanto do outro. As ações da criança sobre o que quer aprender são muito importantes para que seus conhecimentos progridam. (p. 24)

Continue navegando