Teorias da comunicação - 15 questões AV. aprendizado 1 -3
12 pág.

Teorias da comunicação - 15 questões AV. aprendizado 1 -3


DisciplinaTeoria da Comunicação I1.996 materiais92.601 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1a Questão (Ref.: 201508011453)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Com base na Teoria Matemática da Comunicação ou Teoria da informação, analise as afirmações a seguir e marque a alternativa correta:
	
	
	
	Na Teoria da Informação, os ruídos significam que o emissor não conseguiu elaborar a mensagem com eficácia.
	 
	Para a Teoria Matemática, o que importava era a construção de um sistema eficaz e tecnicamente bem desenvolvido, sem ruídos ou com um mínimo de ruídos
	
	Para a Teoria da Informação, os efeitos das mensagens da mídia eram avaliados pelo receptor num processo complexo de negociação de sentidos
	
	Na Teoria Matemática da Comunicação, a importância da mensagem que chega ao receptor é tanta que a principal característica era a construção de uma mensagem clara e simples de compreensão.
	
	A Teoria Matemática buscava compreender as características da mensagem comunicacional.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201507949355)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	A cultura contemporânea confere a tudo um ar de semelhança. O cinema, o rádio e as revistas constituem um sistema. Cada setor é coerente em si mesmo e todos o são em conjunto. Podemos ver tal consonância até mesmo na arquitetura, onde aqueles prédios destinados ao poder se assemelham em qualquer lugar do mundo. Os edifícios luxuosos e luminosos são sinais exteriores do engenhoso planejamento das corporações internacionais. Para Adorno e Horkheimer (1969), ¿O fato de que milhões de pessoas participam dessa indústria imporia métodos de reprodução que, por sua vez, tornam inevitável a disseminação de bens padronizados para a satisfação de necessidades iguais. O contraste técnico entre poucos centros de produção e uma recepção dispersa condicionaria a organização e o planejamento pela direção. Os padrões teriam resultado originalmente das necessidades dos consumidores: eis por que são aceitos sem resistência¿. Podemos entender que a primeira explicação para a existência da indústria cultural está:
	
	
	
	na valorização dos bens.
	 
	Nos avanços tecnológicos.
	
	Nas mudanças da arquitetura.
	
	No surgimento da televisão.
	
	No surgimento das marcas.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201508026905)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	O uso da internet cria uma nova cultura tecnológica, um novo ambiente de sociabilidade e interação: o ciberespaço. Diante deste cenário, quais das teorias de McLuhan ganha força atualmente?
	
	
	
	Tribo Indigenista
	
	Teoria da comunicação
	
	Aldeia Tribal
	
	Meio tecnocrático
	 
	Aldeia Global
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201507954185)
	Pontos: 0,0 / 0,1
	Com relação à disciplina Teorias da Comunicação, assinale a alternativa incorreta.
	
	
	
	Tais estudos concentraram suas atenções sobre as mensagens da mídia e seu efeito sobre os indivíduos.
	
	Tais estudos começaram a se desenvolver a partir do início do uso da Comunicação de Massa pelas políticas totalitárias da Europa no período entre guerras.
	 
	As Teorias da Comunicação estudam a produção de sentido com base na relação entre os signos, ignorando a mensagem que chega ao receptor do processo comunicativo.
	
	Teorias da Comunicação são uma série de estudos sobre a Comunicação Social, podendo englobar Filosofia, Sociologia e Psicologia.
	 
	As Teorias da Comunicação estudam o desenvolvimento e a aplicação da Comunicação Social em todos os seus aspectos políticos, sociais, econômicos e tecnológicos.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201508030747)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Assinale a alternativa em que se encontram os fundadores da Teoria Matemática, também conhecida como Teoria da Informação.
	
	
	
	Adorno e Horkheimer.
	
	Watson e Skinner.
	
	Park e Blumer.
	 
	Shannon e Weaver.
	
	Marx e Weber.
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201507043926)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Ao longo do século XX diversas correntes teóricas buscaram explicar os fenômenos da comunicação de massa. Robert Merton, co-autor do texto ¿Comunicação de massa, gosto popular e a organização da ação social¿, juntamente com Paul Lazarsfeld, segue a linha de pensamento denominada:
	
	
	
	Antropológica
	
	Estruturalista
	
	Culturalista
	
	Marxista
	 
	Funcionalista
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201507597286)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Observe a seguinte representação de um sistema de comunicação e marque a opção CORRETA: FONTE DE INFORMAÇÃO \u2192 TRANSMISSOR \u2192 CANAL \u2192 RECEPTOR \u2192 DESTINO
	
	
	
	É a representação de um modelo linear, que ilustra a teoria do interacionismo simbólico.
	
	É a representação de um modelo circular que demonstra como os meios de comunicação se inserem numa série de mediações socioculturais.
	
	A representação mostra como os efeitos das mensagens veiculadas pelos meios de comunicação dependem dos aspectos psicológico e social do receptor.
	
	É a representação de um modelo circular de comunicação, desenvolvido por pesquisadores da Escola de Palo Alto.
	 
	É a representação de um modelo linear, desenvolvido por Shannon e Weaver, no âmbito da Teoria Matemática da Comunicação.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506981830)
	Pontos: 0,0 / 0,1
	Assinale (V) para alternativas verdadeiras e (F) para alternativas falsas sobre a Teoria Hipodérmica.
	
	
	 
	( ) Estudos com enfoque microssociológico de processos comunicacionais
	 
	( ) Estudos voltados ao processo de criação de significados a partir de uma perspectiva pragmática
	 
	( ) O eixo das preocupações é o indivíduo
	 
	( ) A teoria hipodérmica sofreu grande influência de duas outras teorias: teorias da sociedade de massa e teorias behavioristas
	 
	( ) Originada na década de 20. Investigava estudos de audiência, efeitos de campanhas (política e propaganda)
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201507171325)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	A respeito do conceito indústria cultural, cunhado por Theodor Adorno e Max Horkheimer, não é correto afirmar::
	
	
	
	designa a produção da cultura popular decorrente do processo de industrialização que marca a Era Moderna, em função da expansão dos meios de comunicação, da alfabetização e da urbanização.
	
	faz parte da chamada Teoria Crítica, baseada em pressupostos marxistas e que utiliza elementos da psicanálise, tendo como foco as dinâmicas sociais da época;
	 
	considera que a produção de bens culturais padronizados e estereotipados forneciam aos indivíduos meios imaginários de escape da dura realidade, capacitando-os a pensar de forma crítica e autônoma.
	
	surgiu em substituição ao conceito de cultura de massa, considerado enganoso por sugerir que se tratava de uma cultura vinda espontaneamente das massas;
	
	é resultado de fenômeno social verificado nas décadas de 1930 e 1940, em que os produtos culturais são adaptados ao consumo e à manipulação das massas;
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506978288)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	O grupo Titãs costuma ironizar a situação da arte na música 'Comida': "A gente não quer só comida,a gente quer bebida diversão, balé", canta a banda. Para Adorno e Horkheimer muito antes e ao contrário, "divertir-se significa estar de acordo". O que só seria possível, se essa diversão "se isola do processo social em seu todo, se idiotiza e abandona desde o início a pretensão inescapável de toda obra [...] de refletir em sua limitação o todo." Os autores acreditam que, "divertir significa sempre: não ter que pensar nisso, esquecer o sofrimento até mesmo onde ele é mostrado. A impotência é a sua própria base." Assim, podemos concluir, que para Adorno e Horkheimer:
	
	
	
	A indústria cultural não sabe o que as pessoas querem.
	
	A indústria cultural é benéfica a emancipação