Buscar

A formação da postura científica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
A formação da postura científica
*
*
Características gerais
Conhecimento, emprego de instrumentos e métodos, rigor e seriedade são os principais elementos da pesquisa de caráter científico.
A postura que caracteriza o cientista pode ser cultivada. Fazer ciência não é privilégio de um tipo particular de pessoa.
Essa postura não é inata, pode e deve ser aprendida; é forjada ao longo da vida à custa de muito esforço.
*
*
A consciência crítica ajuda a aperfeiçoar o julgamento e desenvolve o discernimento entre o essencial e o superficial. A crítica, assim entendida não é negativa.
A consciência objetiva leva ao gradual rompimento com a subjetividade. Posições pessoais, mal fundamentadas, próprias do conhecimento vulgar.
A visão pessoal é mais atuante na formulação de uma questão de pesquisa e na leitura dos resultados
*
*
As razões explicativas de uma questão são de ordem intelectual e só podem ser demonstradas através do raciocínio lógico.
Postura imparcial, não reconhece fronteiras e defende o livre exame dos problemas.
A honestidade de um cientista está relacionada com a verdade dos fatos que investiga e com sua postura ética.
*
*
A pesquisa científica não se resume à atividade de um gênio isolado, ao contrário, supõe a mobilização de uma comunidade acadêmica. Como se filiar à comunidade científica sem a postura adequada? 
É preciso: iniciação nas técnicas de trabalho, familiaridade no manuseio dos instrumentos, habilidade no trato com as fontes bibliográficas
*
*
Virtude intelectual se traduz em senso de observação, gosto pela precisão e por ideias claras, imaginação ousada, mas regida pelo verificável, curiosidade que leva ao aprofundamento, atitude de humildade e de reconhecimento de seus limites, além de se considerar a possibilidade de erros e equívocos teóricos.
*
*
Exercício
 Diante do exposto, escreva em seu caderno um texto redacional com o qual você possa demonstrar como se caracteriza a postura científica e propor ações educativas que possibilitem seu desenvolvimento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais