Buscar

Respostas de comunicação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao longo dos tempos, a comunicação evoluiu paralelamente com a evolução do homem, desde os primórdios da sua existência, até aos dias de hoje.
Com o aparecimento das primeiras civilizações, surgiram os primeiros códigos verbais. Com a criação destes, o homem evoluiu de outra forma, pois adquiriu a capacidade de emitir e receber mensagens num código comum, pôde partilhar conhecimentos na agricultura, passando pela matemática até a arte.
No entanto, estes conhecimentos não estavam ao dispor de qualquer membro ou classe da sociedade. Só uma parte muito restrita tinha acesso a estes. Na civilização grega, eram os escribas os únicos detentores destes códigos. Depois, com a difusão do cristianismo, apenas os membros do clero tinham acesso a estes, e mais tarde a nobreza e as classes mais abastadas, apenas do sexo Masculino.
Entre os séculos XVIII e XIX, no despoletar da revolução industrial, houve a necessidade de formar e educar a população, para a adaptação ás novas tecnologias tais como (a Ciência, a Medicina, a Engenharia e a Arquitectura).
Nos dias de hoje, é extremamente fácil ter acesso aos mais diversos meios de comunicação pois dispomos, de inúmeras formas de comunicação tais como (televisão, Rádio, Jornais, Revistas, Livros, telefone, Internet, redes Sociais) entre muitos outros. Hoje em dia, é possível receber e emitir informação dos pontos mais remotos do planeta Terra em tempo real,podemos estar no conforto da nossa casa e aceder a todo o tipo de informação através da internet, podemos transportar muita informação num pequeno espaço como um cartão de memória.
 o que ela aponta é a complexidade da comunicação no ambiente corporativo deve e vai muito além da transmissão da informação, devendo ser vista como “um ato de comunhão de ideias e o estabelecimento de um diálogo”.
o emissor, o receptor, a mensagem, o canal ou meio de comunicação e o código utilizado. O emissor deve ser compreendido como aquele que detém e transmite a mensagem, enquanto o receptor a recebe e a decodifica. A mensagem é o objeto da comunicação, constituída por um conjunto de signos e sinais que constituem o código. O canal ou meio possibilita que a comunicação ocorra entre dois ou mais indivíduos.
a principal diferença entre elas é que uma é auditiva e a outra não. Exemplos de linguagem verbal no trabalho: entrevistas, diálogo entre pares e superiores, reuniões, treinamentos, palestras, comunicados, avisos, e-mail, entre outros. Exemplos de linguagem não verbal no trabalho: o bocejo, cruzar os braços, balançar as pernas em uma reunião, olhar fixo ou para baixo ao conversar, postura ereta ou curvada ao transitar pela empresa ou quando estiver sentado, apertar de mão ao cumprimentar, entre outros.
a comunicação pode ser entendida como um processo que se destina a tornar comum algo que se considera relevante. A comunicação, por-tanto, implica relação, troca, compartilhamento e é, portanto, complexa. Exige a participação de todos os envolvidos. A informação, por sua vez, pode ser considerada a mensagem, aquilo que se deseja transmitir.
Atributos da Informação de qualidade: CONTEÚDO / FORMA
 
 TEMPO
controle, motivação, expressão emocional e informação. No caso do controle, se relaciona aos comportamentos dos membros de um determinado grupo e está relacionada à autoridade e ao poder. A motivação está relacionada à importância de “deixar claro o que deve ser feito e qual deve ser o desempenho de cada um, constituindo um reforço ao comportamento esperado”. Já a expressão emocional refere-se aos sentimentos,“facilitando a demonstração de satisfação ou de frustração por parte dos indivíduos”. Por fim, as informações devem ser fornecidas para “criação de alternativas de solução de problemas ou para servir de base à tomada de decisão”.
É o caminho para construir e assegurar relacionamentos internos e externos, fundamentais para garantir a vida das organizações.
1. A construção e o fortalecimento da identidade e da imagem institucio-
9) - A construção e o fortalecimento da identidade e da imagem institucional, visando enfatizar os seus atributos diferenciados;
2. A comunicação permanente com a sociedade, visando informá-la sobre 
 - A comunicação permanente com a sociedade, visando informá-la sobrecompromissos e contribuições que a organização apresenta, por meio de seus produtos e serviços;
3. A integração da sua força de trabalho, por meio do estabelecimento 
 - A integração da sua força de trabalho, por meio do estabelecimentode canais eficazes de comunicação, bem como de eventos e atividades que promovam a valorização, o reconhecimento e o engajamento de todos os que trabalham na organização;
4. A criação e manutenção de canais de comunicação com todos os demais 
 - A criação e manutenção de canais de comunicação com todos os demaispúblicos de interesse, incluindo as diferentes esferas de governo (União, estados e municípios), bem como sindicatos, órgãos de classe, entre outras.
 10) A comunicação cria, mantém e expressa a cultura de uma organização, estabelecendo uma relação recíproca entre comunicação e cultura organizacional. “A comunicação entre os membros de uma organização cria, mantém e algumas vezes altera a cultura, ao mesmo tempo que esta influencia os padrões de comunicação entre eles”.

Outros materiais