Buscar

N2 Gestão de Projetos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gestão de Projetos
0 em 0,8 pontos
	 
	 
	 
	Segundo o PMI (2008) "um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A sua natureza temporária indica um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos tiverem sido atingidos ou quando se concluir que esses objetivos não serão ou não poderão ser atingidos e o projeto for encerrado, ou quando o mesmo não for mais necessário. Temporário não significa necessariamente de curta duração. Além disso, geralmente o termo temporário não se aplica ao produto, serviço ou resultado criado pelo projeto; a maioria dos projetos é realizada para criar um resultado duradouro. Por exemplo, um projeto para a construção de um monumento nacional criará um resultado que deve durar séculos. Os projetos também podem ter impactos sociais, econômicos e ambientais com duração mais longa que a dos próprios projetos." Considerando o conceito proposto, pode-se citar como exemplo de projeto:
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Fabricação de veículos
	Resposta Correta:
	e. 
Lançamento de uma nova marca de cerveja
 
	Feedback da resposta:
	O lançamento de uma nova marca de cerveja é um exemplo de projeto porque é um esforço temporário com datas de início e término bem definidos e que tem como objetivo o lançamento de uma marca de cerveja. A fabricação de veículos, a venda de um produto, o faturamento e emissão de notas fiscais são exemplos de atividades repetitivas, ou seja, atividades de rotina.
	 
	 
	 
Pergunta 3
0 em 0,8 pontos
	 
	 
	 
	Uma empresa de telefonia opera há muitos anos no segmento de telefonia celular com bastante sucesso. Esta empresa sempre se mostrou pioneira na implantação de novos produtos e serviços e mantém um alto grau de satisfação dos usuários. Percebendo uma queda significativa nos índices de satisfação com relação ao serviço Pré-Pago, sua diretoria constituiu um grupo para acompanhamento dos níveis de satisfação deste serviço. Este grupo será foi constituído como uma unidade da organização, em caráter definitivo e com uma estrutura de inicial e fixa de 5 funcionários. Considerando a situação acima é correto afirmar:
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
A iniciativa é considerada um projeto visto que tem objetivo e escopo bem definidos.
	Resposta Correta:
	b. 
Esta iniciativa não pode ser considerada um projeto visto que não constitui um esforço temporário para criar um produto ou serviço.
 
	Feedback da resposta:
	A iniciativa descrita não pode ser considerada um projeto, pois a constituição de uma unidade definitiva não caracteriza um esforço temporário para criar um produto ou serviço e sim caracteriza um esforço contínuo de operação para melhoria dos índices de satisfação.
	 
	 
	 
 
Pergunta 4
0,8 em 0,8 pontos
	 
	 
	 
	 Os riscos podem ser classificados como internos e externos. Identifique abaixo qual a afirmativa que não se refere aos ricos internos:
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	E. 
Riscos ligados a questões ambientais e/ou meteorológicas
	Resposta Correta:
	E. 
Riscos ligados a questões ambientais e/ou meteorológicas
 
	Feedback da resposta:
	Riscos internos: são aqueles sobre os quais a equipe do projeto pode ter controle ou influência.
 
Por exemplo, aqueles ligados com a escolha da tecnologia a ser empregada, ou com a concepção do projeto, alterações de escopo etc.
 
Riscos externos: são aqueles que estão fora do controle da equipe do projeto. Por exemplo, aqueles ligados com questões ambientais e/ou meteorológicas, conjuntura econômica, alterações de legislação etc.
	 
	 
	 
 
Pergunta 5
0,8 em 0,8 pontos
	 
	 
	 
	O processo de gerenciamento da integração se subdivide em três processos de igual importância. 
·         Desenvolvimento do plano global do projeto: é formado pelo plano de escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, riscos, comunicações e suprimentos, e deve ser utilizado como um guia para a execução e controle do projeto; 
·          Execução do plano global do projeto: refere-se à execução do projeto, sendo o grande consumidor do orçamento do projeto;
·          Controle global de mudanças: é o responsável por garantir que o produto obtido esteja de acordo com o estabelecido no plano do escopo..
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	C. 
As afirmações I, II e III referem-se aos processos
	Resposta Correta:
	C. 
As afirmações I, II e III referem-se aos processos
 
	Feedback da resposta:
	As afirmações I, II e III referem-se aos processos
• Desenvolvimento do plano global do projeto: é formado pelos planos de escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, riscos, comunicações e suprimentos, e deve ser utilizado como um guia para a execução e controle do projeto;
• Execução do plano global do projeto: é o principal processo de execução do projeto, sendo o grande consumidor do orçamento do projeto. O produto do projeto é gerado no seio desse processo;
• Controle global de mudanças: é o responsável pela integridade do plano de projeto ao longo da execução do projeto, garantindo que o produto obtido esteja de acordo com o estabelecido no plano do escopo, considerando as eventuais mudanças que se fizeram necessárias durante a execução do projeto.
	 
	 
	 
 
Pergunta 6
0,8 em 0,8 pontos
	 
	 
	 
	Sobre os envolvidos em um projeto, considere: I. Pessoa ou grupo que fornece os recursos financeiros para o projeto. II. Pessoas que estejam ativamente envolvidas no gerenciamento ou na execução do projeto. III. Pessoas e organizações cujos interesses possam ser afetados de forma positiva pelo projeto. IV. Pessoas e organizações cujos interesses possam ser afetados de forma negativa pelo projeto. É considerado stakeholder o que consta em:
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
I, II, III e IV.
	Resposta Correta:
	a. 
I, II, III e IV.
 
	Feedback da resposta:
	Todos os perfis descritos correspondem a stakeholders.
	 
	 
	 
 
Pergunta 7
0 em 0,8 pontos
	 
	 
	 
	O Gerente de Projetos deverá implementar ações específicas para os riscos positivos. Assinale qual alternativa não descreve um Risco Positivo:
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	A. 
 Compartilhar: quando se envolve um terceiro que pode explorar de maneira mais adequada uma determinada oportunidade;
	Resposta Correta:
	C. 
Desenvolver: Inserir tarefas não planejadas mesmo sem verificar sua viabilidade para incrementar as ações.
 
	Feedback da resposta:
	Neste caso inserir tarefas não planejadas para incrementar as ações não descreve um risco positivo.
	 
	 
	 
 
Pergunta 8
0,8 em 0,8 pontos
	 
	 
	 
	Documentos de encerramento é a   documentação que _____________ o completamento do projeto, a aceitação das entregas por parte do _______________, cliente ou patrocinador e a transferência do produto _______________ para outra equipe.
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	D. 
Evidencia, solicitante, finalizado
	Resposta Correta:
	D. 
Evidencia, solicitante, finalizado
	 
	 
	 
 
 
 
Pergunta 9
0 em 0,8 pontos
	 
	 
	 
	A WBS – Work Breakdown Structure ou EAP – Estrutura Analítica do Projeto é uma ferramenta que utiliza a definição do escopo do projeto para definir o trabalho a ser realizado.  Ela fornece importantes informações para o desenvolvimento do Projeto. Qual das afirmações abaixo não se refere a estas informações:
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	E. 
Entender todas as inter-relações existentes no projeto, desde os blocos de trabalho, as tarefas e atividades e o conjunto total do projeto;
	Resposta Correta:
	C. 
Elaborar a análise financeira do Projeto.
 
	Feedback da resposta:
	- Resumir todos os componentes contidos no projeto, incluindo os produtos, suporte técnico e outras atividades;
- Entender todas a inter-relações existentes no projeto, desde
os blocos de trabalho, as tarefas e atividades e o conjunto total do projeto;
-  estabelecer as responsabilidades e autoridades da estrutura definida para a execução do Projeto;
-  calcular o custo do projeto como um todo e de suas partes e subpartes;
- Elaborar a análise de risco;
- Planejar a execução dos blocos de trabalho e suas subdivisões;
- Fornecer informações para o gerenciamento do projeto;
- Fornecer informações para a alocação e controle dos recursos;
- Estabelecer os milestones (marcos de entrega) das etapas do projeto;
- Estabelecer os objetivos e as metas do projeto, de tal forma que as pessoas se comprometam com os resultados.
	 
	 
	 
 
Pergunta 10
0,8 em 0,8 pontos
	 
	 
	 
	Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades a serem realizadas para atender às necessidades e expectativas do projeto. Tendo em vista a definição acima de gerenciamento de projetos, afirma-se que o(a)
	 
	 
	 
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Modelo de gerenciamento de projetos precisa ser constantemente aperfeiçoado e adaptado às necessidades particulares de cada empresa e ou projeto.
	Resposta Correta:
	c. 
Modelo de gerenciamento de projetos precisa ser constantemente aperfeiçoado e adaptado às necessidades particulares de cada empresa e ou projeto.
 
	Feedback da resposta:
	A administração vertical implica em pouca mobilidade e flexibilidade de comunicação entre áreas. O excesso de regras é sempre contraproducente. A gestão de projetos é realizada através de diversos processos. A concentração de informações dificulta a gestão de projetos. Logo, a alternativa correta é a que afirma que o modelo de gerenciamento de projetos precisa ser constantemente aperfeiçoado e adaptado às necessidades particulares de cada empresa e ou projeto.
	 
	 
	 
 
. Pergunta 2 .0 em 0,8 pontos
O gerenciamento dos recursos humanos do projeto relaciona-se aos processos que organizam e gerenciam a/as equipes de um projeto. Esta equipe é formada por pessoas que possuem papéis e responsabilidades específicas para que o projeto seja concluído com sucesso. O perfil da equipe e o número de pessoas pode mudar de acordo com o tipo de projeto e mais especificamente com a fase deste projeto. 
Analise as afirmações a seguir sobre os processos envolvidos no gerenciamentos de recursos humanos: 
I. Desenvolver o plano de recursos humanos – O processo de identificação e documentação de funções, responsabilidades, habilidades necessárias e relações hierárquicas do projeto, além da criação de um plano de gerenciamento do pessoal. 
II. Sequenciar as atividades - O processo de identificação e documentação dos relacionamentos entre as atividades do projeto. 
III. Mobilizar a equipe do projeto – O processo de confirmação da disponibilidade dos recursos humanos e obtenção da equipe necessária para concluir as designações do projeto. 
IV. Desenvolver a equipe do projeto – O processo de melhoria de competências, interação da equipe e ambiente global da equipe para aprimorar o desempenho do projeto. 
V. Controlar os custos – O processo de monitoramento do andamento do projeto para atualização do seu orçamento e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base dos custos. 
VI. Gerenciar a equipe do projeto – O processo de acompanhar o desempenho de membros da equipe, fornecer feedback, resolver questões e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do projeto. 
É correto o que se afirma em:Resposta 
Resposta Selecionada: 
II, III, IV e VI apenas 
Resposta Correta: 
I, III, IV e VI, apenas. 
. Pergunta 3 .0,8 em 0,8 pontos
Segundo o PMI (2008) "um projeto é definido como um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo". 
Qual o significado da palavra temporário nesta definição de projeto?
Resposta 
Resposta Selecionada: c. 
Todo projeto possui início e fim definidos
Resposta Correta: c. 
Todo projeto possui início e fim definidos
Feedback da resposta: Dizer que um projeto é algo temporário significa que o projeto tem uma data de ínicio e uma data de término definidos. O projeto pode ser finalizado
porque alcançou seus objetivos, porque foi cancelado ou porque deixou de ser prioritário para a organização. 
. Pergunta 4 .0,8 em 0,8 pontos
Segundo o PMI (2008) "um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A sua natureza temporária indica um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos tiverem sido atingidos ou quando se concluir que esses objetivos não serão ou não poderão ser atingidos e o projeto for encerrado, ou quando o mesmo não for mais necessário. Temporário não significa necessariamente de curta duração. Além disso, geralmente o termo temporário não se aplica ao produto, serviço ou resultado criado pelo projeto; a maioria dos projetos é realizada para criar um resultado duradouro. Por exemplo, um projeto para a construção de um monumento nacional criará um resultado que deve durar séculos.Os projetos também podem ter impactos sociais, econômicos e ambientais com duração mais longa que a dos próprios projetos.” Considerando o conceito proposto, marque a alternativa que NÃO representa um exemplo de projeto
Resposta 
Resposta Selecionada: a. 
Operação de um robô
Resposta Correta: a. 
Operação de um robô
Feedback da resposta: A operação de um robô é um exemplo de atividade de rotina pois ocorrem atividades repetitivas. Os demais itens são exemplos de projetos 
(temporário, objetivo único). 
. Pergunta 5 .0 em 0,8 pontos
Para o efetivo gerenciamento de projetos, o PMBOK (2008) propõe nove áreas de conhecimento. Uma área de conhecimento em gerenciamento de projetos é definida por seus requisitos de conhecimentos e descrita em termos dos processos que a compõem, suas práticas, entradas, saídas, ferramentas e técnicas (PMI, 2008). Segundo XAVIER (2009) “as nove áreas de conhecimento descrevem os conhecimentos e as boas práticas relacionadas ao gerenciamento de projetos com base nos processos que as compõem”. Os processos necessários para assegurar que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para que o projeto termine com êxito é de responsabilidade da:
Resposta 
Resposta Selecionada: c. 
Gestão da Integração do Projeto
Resposta Correta: b. 
Gestão do Escopo do Projeto
Feedback da resposta: Os processos existentes no gerenciamento do escopo definem e controlam o que faz e o que não faz parte do projeto (HELDMAN, 2006). Garantem que no projeto será feito apenas aquilo que se precisa fazer para alcançar os objetivos definidos. Nada será feito a mais ou a menos. 
. Pergunta 6 .0 em 0,8 pontos
Você está auxiliando os gerentes de projetos em sua empresa a compreender os grupos de processos de gerenciamento de projetos e os processos de gerenciamento de projetos. Muitos estão confundindo Ciclo de Vida de Projeto com Processos de Gerenciamento de Projetos. Qual das opções esclarece de forma correta a diferença entre eles?
resposta 
Resposta Selecionada: e. 
O ciclo de vida do projeto é criado com base nos níveis superiores da estrutura analítica do projeto (EAP)
Resposta Correta: a. 
O ciclo de vida do projeto descreve o que é necessário para se completar o trabalho
Feedback da resposta: O ciclo de vida do projeto descreve o que é necessário para se completar o trabalho. Já os grupos de processos de gerenciamento descrevem (iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento) descrevem o trabalho a ser feito durante cada processo o que não se deve fazer no mundo real durante cada processo. 
. Pergunta 7 .0,8 em 0,8 pontos
Para o efetivo gerenciamento de projetos, o PMBOK (2008) propõe nove áreas de conhecimento. Uma área de conhecimento em gerenciamento de projetos é definida por seus requisitos de conhecimentos e descrita em termos dos processos
que a compõem, suas práticas, entradas, saídas, ferramentas e técnicas (PMI, 2008). Segundo XAVIER (2009) “as nove áreas de conhecimento descrevem os conhecimentos e as boas práticas relacionadas ao gerenciamento de projetos com base nos processos que as compõem”. Dos itens abaixo marque aquele que NÃO corresponde a uma área de conhecimento em Gerenciamento de Projeto:
Resposta 
Resposta Selecionada: e. 
Planejamento
Resposta Correta: e. 
Planejamento
Feedback da resposta: O Planejamento é um dos cinco grupos de processos propostos pelo PMBOK e não uma área de conhecimento. 
. Pergunta 8 .0,8 em 0,8 pontos
O modelo de gerenciamento de projetos do PMI (Project Management Institute), descrito no PMBOK, envolve um conjunto de nove áreas de conhecimento a serem consideradas com vistas a melhorar o processo de gestão de um projeto, ampliando-se, conseqüentemente, suas chances de sucesso. Considere que, no desenvolvimento de um sistema de vendas de uma empresa que atua no segmento industrial, o orçamento inicial tenha sido extrapolado em 120% e que a equipe da área de sistemas tenha concluído o sistema com mais de quatro meses de atraso. Nas reuniões com os usuários para a entrega do sistema, foi constatado que este não atendia às especificações esperadas pelos usuários. Nessa situação, evidenciam-se áreas de conhecimento que compõem a chamada tripla restrição, que são as áreas de gerenciamento de:
Resposta 
Resposta Selecionada: c. 
custo, tempo e escopo. 
Resposta Correta: c. 
custo, tempo e escopo. 
Feedback da resposta: As tríplice custo, tempo e escopo são os itens de maior importância para garantir o sucesso ou fracasso de qualquer projeto. 
. Pergunta 9 .0,8 em 0,8 pontos
O gerente de projetos é um profissional escolhido pela organização que esta executando um projeto para gerenciar um projeto e fazer com que os objetivos do projeto sejam atingidos. Este profissional é escolhido de acordo com suas características e tipo de projeto a ser executado. O gerente de 
projetos é designado durante qual fase do projeto?
Resposta 
Resposta Selecionada: d. 
Iniciação
Resposta Correta: d. 
Iniciação
Feedback da resposta: Na fase de iniciação é elaborado o Termo de Abertura do Projeto e nele é definido o nome do gerente do projeto. A boa prática recomenda que termo de abertura não seja elaborado pelo gerente de projeto. 
. Pergunta 10 .0 em 0,8 pontos
Para o efetivo gerenciamento de projetos, o PMBOK (2008) propõe nove áreas de conhecimento. Uma área de conhecimento em gerenciamento de projetos é definida por seus requisitos de conhecimentos e descrita em termos dos processos que a compõem, suas práticas, entradas, saídas, ferramentas e técnicas (PMI, 2008). Segundo XAVIER (2009) “as nove áreas de conhecimento descrevem os conhecimentos e as boas práticas relacionadas ao gerenciamento de projetos com base nos processos que as compõem”. A área de de conhecimento que envolve a identificação e definição do trabalho do projeto e a combinação, unificação e integração dos processos apropriados é:
Resposta 
Resposta Selecionada: e. 
Gestão do Escopo do Projeto
Resposta Correta: b. 
Gestão da Integração do Projeto
Feedback da resposta: A área de gerenciamento de integração é considerada a maior e mais importante área de conhecimento definida pelo PMI porque é responsável 
pela coordenação de todos os aspectos do plano do projeto. Atua nos cinco grupos de processos (iniciação, planejamento, execução, monitoração e controle, e encerramento). 
. Pergunta 11 .0,8 em 0,8 pontos
Uma empresa especializada em máquinas de grande porte resolve participar de uma grande feira de maquinários a ser realizada no Palácio de Exposições Anhembi. Para este evento será necessário montar um estande de aproximadamente 500 M2, onde deverão ficar expostas todas as máquinas produzidas e importadas pela empresa. Visando a melhor divulgação das máquinas a empresa selecionou seus melhores engenheiros mecânicos e de produção para ficarem no estande tirando todas as dúvidas dos clientes e realizando as vendas. Além disso, serão contratadas recepcionistas que deverão fazer o atendimento inicial de clientes interessados no maquinário disponível para venda. Considerando a situação apresentada não pode-se citar como exemplo de stakeholder:
Resposta 
Resposta Selecionada: e. 
Maquinários
Resposta Correta: e. 
Maquinários
Feedback da resposta: Os maquinários não são exemplos de stakeholders que são pessoas interessadas direta ou indiretamente no projeto.
Reply
CesarFilho
	Posts
	1
Pergunta 2
0,8 em 0,8 pontos
De acordo com o PMI (2008) As fases de um projeto normalmente são descritas como: Inicialização; Planejamento; Execução; Monitoramento e Controle; e Finalização (ou encerramento). Deve ser destacada que o ciclo de vida do projeto e o ciclo de vida do produto não necessariamente serão os mesmos, um projeto pode ter muitos produtos que são entregues durante seu ciclo de vida, assim em um projeto poderá haver muitas entregas e cada entrega terá seu ciclo de vida.
Analise as afirmações a seguir:
I. Inicialização: Pesquisas de mercado, estudo de viabilidade fazem parte da fase de inicialização do projeto, nesta fases os projetos são analisados, selecionados e aprovados pela direção da empresa.
II. Planejamento: Antes mesmo da aprovação do projeto começa a fase de planejamento, nesta fase várias áreas da empresa são envolvidos, pois haverá a necessidade de integração entre as áreas para que o projeto venha a ser colocado em prática.
III. Execução: Nesta fase o planejamento é colocado em prática, ou seja, o que estava no papel até então é empregado para que o objetivo seja alcançado, assim nesse momento (que normalmente é a fase mais longa do projeto) o gerente de projetos aloca recursos coordena seus colaboradores para colocar em prática seu planejamento. Nesta fase é que todas as etapas de gerenciamento de Projetos descritas no Guia PMBOK são colocadas em prática, tais como: Escopo, Custos, Tempo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicação e Aquisições. 
IV. Monitoramento e Controle: O processo de monitoramento e Controle envolve a verificação se os resultados planejados estão sendo alcançados, sejam eles em termos de Qualidade, Custo, Tempo, Escopo, Integração, Risco, Aquisição e Comunicação. 
V. Finalização: Esta fase tem por finalidade o fechamento do projeto ou de uma etapa do projeto, no encerramento deve conter: A confirmação se houve a entrega conforme o planejamento; O aceite dos stakeholders sobre o que foi entregue; Completar os relatórios de desempenho e entrega-los aos stakeholders; Atualizar a base de informações sobre lições aprendidas no projeto; e Liberar os recursos e comunicar o encerramento do projeto a todos os stakeholders. 
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.
Resposta
Resposta Selecionada: D. 
I, III, IV e V
Resposta Correta: D. 
I, III, IV e V
Pergunta 3
0,8 em 0,8 pontos
O gerenciamento dos recursos humanos do projeto relaciona-se aos processos que organizam e gerenciam a/as equipes de um projeto. Esta equipe é formada por pessoas que possuem papéis e responsabilidades específicas para que o projeto seja concluído com sucesso. O perfil da equipe e o número de pessoas pode mudar de acordo com o tipo de projeto e mais especificamente com a fase deste projeto. 
Analise as afirmações a seguir sobre os processos envolvidos no gerenciamentos de recursos humanos: 
I. Desenvolver o plano de recursos humanos – O processo de identificação e documentação de funções, responsabilidades, habilidades necessárias e relações hierárquicas do projeto, além da criação de um plano de gerenciamento do pessoal. 
II. Sequenciar as atividades - O processo de identificação e documentação dos relacionamentos entre as atividades do projeto. 
III. Mobilizar a equipe do projeto – O processo de confirmação da disponibilidade dos recursos humanos e obtenção da equipe necessária para
concluir as designações do projeto. 
IV. Desenvolver a equipe do projeto – O processo de melhoria de competências, interação da equipe e ambiente global da equipe para aprimorar o desempenho do projeto. 
V. Controlar os custos – O processo de monitoramento do andamento do projeto para atualização do seu orçamento e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base dos custos. 
VI. Gerenciar a equipe do projeto – O processo de acompanhar o desempenho de membros da equipe, fornecer feedback, resolver questões e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do projeto. 
É correto o que se afirma em:
Resposta
Resposta Selecionada: B. 
I, III, IV e VI, apenas.
Resposta Correta: B. 
I, III, IV e VI, apenas.
Feedback da resposta: 
I. Desenvolver o plano de recursos humanos – O processo de identificação e documentação de funções, responsabilidades, habilidades necessárias e relações hierárquicas do projeto, além da criação de um plano de gerenciamento do pessoal. Correto
II. Sequenciar as atividades - O processo de identificação e documentação dos relacionamentos entre as atividades do projeto. Incorreto, pois a identificação não é o sequenciamento das atividades.
III. Mobilizar a equipe do projeto – O processo de confirmação da disponibilidade dos recursos humanos e obtenção da equipe necessária para concluir as designações do projeto. Correto
IV. Desenvolver a equipe do projeto – O processo de melhoria de competências, interação da equipe e ambiente global da equipe para aprimorar o desempenho do projeto. Correto
V. Controlar os custos – O processo de monitoramento do andamento do projeto para atualização do seu orçamento e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base dos custos. Incorreto, pois o processo de monitoramento não se refere ao controle de custos.
VI. Gerenciar a equipe do projeto – O processo de acompanhar o desempenho de membros da equipe, fornecer feedback, resolver questões e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do projeto. Correto
Pergunta 4
0,8 em 0,8 pontos
De acordo com o jornal Valor Econômico de 12/04/2013 às 08h29: 
Acionistas da TIM aprovam investimentos de R$ 3,6 bilhões em 2013
SÃO PAULO - 
Os acionistas da empresa de telecomunicações TIM aprovaram ontem, em assembleia geral ordinária e extraordinária, a proposta de orçamento de capital de R$ 3,6 bilhões em investimentos em 2013 no Brasil. O valor já havia sido indicado na proposta da administração para a assembleia, em março.
O valor será destinado a projetos relativos à evolução da redes de telecomunicações e desenvolvimento de negócio da empresa. Os investimentos foram aprovados por 96,2% dos votos da assembleia, com voto contrário do acionista JVCO Participações. […] .
(Por: Daniela Meibak | Valor)
Leia mais em:
http://www.valor.com.br/empresas/308423 ... z2QRtnxlgN
A partir da notícia citada e com base nos conceitos de gestão de projetos analise as afirmações a seguir:
I. O investimento refere-se a ampliação da rede da empresa TIM, como o foco é no desenvolvimento de rede de telecomunicações podemos afirmar que não se caracteriza um projeto, pois este é o negócio da TIM e isso é uma operação rotineira.
II. O investimento deve ser considerado um projeto, pois apesar de a ampliação de rede fazer parte do cotidiano da empresa não é uma operação rotineira. As ampliações e investimentos devem ser estudados e planejados de acordo com a necessidade da empresa nos períodos específicos.
III. Todo projeto deve passar pela aprovação de um responsável ou de um comitê responsável pela liberação de recursos, sendo assim esta operação deve ser considerada o início de um projeto.
IV. A ampliação de rede citada na matéria refere-se a um trabalho comum em uma empresa de telecomunicações, contudo é considerado projeto por ser uma operação que requer muitos recursos financeiros e um projeto tem essa característica principal – seu custo elevado.
A alternativa que apresenta SOMENTE as afirmações CORRETAS é:
Resposta
Resposta Selecionada: D. 
II e III.
Resposta Correta: D. 
II e III.
Pergunta 5
0,8 em 0,8 pontos
De acordo com o PMI (2008) um projeto é definido como sendo um esforço temporário para a execução de algumas etapas envolvidas na produção de um bem ou na prestação de um serviço. 
Por ser de natureza temporária, ou seja, não rotineira o projeto se diferencia das atividades do dia-a-dia da empresa, mesmo sendo um esforço temporário não significa que um projeto tenha uma curta duração, muitas vezes um projeto pode durar por anos, desde seu início até sua finalização.
A partir do exposto analise as afirmações a seguir e indique a alternativa que apresenta uma situação característica de projeto. 
Resposta
Resposta Selecionada: B. 
O lançamento de uma nova linha de produtos de uma empresa cosmética programado para o próximo ano, onde estão envolvidos mais de 30 profissionais para estruturar este lançamento, além disso deverão capacitar os vendedores, pois esta linha de produtos é diferente das demais linhas existentes na empresa. 
Resposta Correta: B. 
O lançamento de uma nova linha de produtos de uma empresa cosmética programado para o próximo ano, onde estão envolvidos mais de 30 profissionais para estruturar este lançamento, além disso deverão capacitar os vendedores, pois esta linha de produtos é diferente das demais linhas existentes na empresa. 
Pergunta 6
0,8 em 0,8 pontos
Uma empresa financeira opera há alguns anos no segmento de cartões de crédito com sucesso. Esta empresa sempre foi considerada pioneira em seu segmento, pois apesar de uma empresa de pequeno porte comparada aos seus concorrentes sempre buscou oferecer o melhor serviço aos seus clientes. Para oferecer um produto novo em seu portfólio ele criou um novo departamento de caráter definitivo para encabeçar esta nova atividade. A atividade em questão é o um cartão de crédito e débito internacional com a possibilidade de oferecer a modalidade pré-pago para viagens internacionais. 
Analisando a situação acima citada é CORRETO afirmar que:
Resposta
Resposta Selecionada: B. 
Esta situação não deve ser considerada um projeto, pois apresenta o aspecto de rotina em sua atuação, este departamento não é um esforço temporário e sim definitivo.
Resposta Correta: B. 
Esta situação não deve ser considerada um projeto, pois apresenta o aspecto de rotina em sua atuação, este departamento não é um esforço temporário e sim definitivo.
Pergunta 7
0,8 em 0,8 pontos
Analise as duas afirmações a seguir sobre a classificação da execução dos processos pela equipe de projetos:
Processos orientados para o gerenciamento de projetos, cujo objetivo principal é garantir o fluxo de informações, ferramentas e recursos para que o projeto tenha sucesso.
Porque
Processos orientados aos produtos, neste caso os esforços são focados para a entrega de produtos (produto final ou subprodutos). Normalmente são orientados para seguir o ciclo de vida do projeto.
Resposta
Resposta Selecionada: B. 
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
Resposta Correta: B. 
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
Pergunta 8
0,8 em 0,8 pontos
De acordo com o PMI (2008) O Gerenciamento de Programas é definido como a mescla de projetos que esteja na mesma área, enquanto que o Gerenciamento de Portfólios incluí a gestão de um ou mais programas ou projetos que esteja de alguma forma interrelacionados, assim um projeto pode ser considerado uma parte de um programa e o conjunto de programas ou projetos é chamado portfólio.
Portanto, podemos afirmar que o projeto é uma das partes de um programa e o conjunto de projetos ou programas é o portfólio.
Sobre o enfoque de projetos, programas e portfólios, analise as afirmações a seguir:
I. O projeto possui escopo amplo enquanto que no programa o escopo é bem definido e menos abrangente.
II. O detalhamento da comunicação em um projeto é de baixo grau, enquanto
que em um programa o nível de detalhamento é elevado.
III. O gerente de portfólio possui uma visão mais ampla e abrangente, observando e identificando mudanças no ambiente continuamente, enquanto que o gerente de projetos aguardam as mudanças e as gerenciam durante o processo.
IV. O sucesso do projeto é medido pela entrega do produto final, independente de sua qualidade, pontualidade e custo, enquanto que o sucesso para o portfólio é medido pelo desempenho dos componentes do portfólio.
É correto apenas o que se afirma em:
Resposta
Resposta Selecionada: B. 
Apenas : III
Resposta Correta: B. 
Apenas : III
Pergunta 9
0 em 0,8 pontos
O escopo do projeto é a descrição detalhada de todas as entregas que serão feitas no projeto além da descrição detalhada do que faz parte do escopo produto e do escopo do projeto.
PORQUE
Escopo do Produto representa as características e funções que descrevem um produto, serviço ou resultado enquanto o escopo do Projeto define o trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas.
Assinale a alternativa correta sobre as afirmações acima
Resposta
Resposta Selecionada: C. 
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
Resposta Correta: B. 
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Pergunta 10
0 em 0,8 pontos
De acordo com notícia divulgada pelo jornal Valor Econômico:
Embraer vende dois jatos E190 para Aerolíneas Argentinas
SÃO PAULO - A Embraer assinou um contrato para venda de dois jatos E190 para a Austral Líneas Aéreas, empresa pertencente ao grupo Aerolíneas Argentinas. A companhia já possui 20 aeronaves do mesmo modelo.
Segundo comunicado enviado pela fabricante de aeronaves brasileira, os novos E190 da Austral são do modelo Advanced Range (AR) e permitem voos em qualquer rota dentro do território argentino e atingir capitais no Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo, sem escalas.
Os jatos possuem 96 assentos em duas classes de serviço: 8 na executiva e 88 na econômica. O valor dos contratos não foi informado.
Leia mais em: http://www.valor.com.br/empresas/307834 ... z2QS46MaKK
Com base nos conceitos de Gestão de projetos analise as afirmações abaixo e selecione a alternativa correta.
Resposta
Resposta Selecionada: C. 
Sob o ponto de vista da Austral Líneas Aéreas a compra não é considerada um projeto, pois este tipo de operação é rotineira na empresa e, portanto, nenhum tipo de análise diferente foi elaborada.
Resposta Correta: B. 
Sob o ponto de vista da Austral Líneas Aéreas a compra dos jatos da Embraer é considerado um projeto, pois essa operação não é rotineira e o planejamento e estudo de viabilidade é parte integrante do projeto para compra de produtos dessa natureza.
Pergunta 11
0,8 em 0,8 pontos
Analise as afirmações a seguir:
Um projeto é um evento único com atividades coordenadas e sequenciadas de tal forma que ao final um produto, serviço ou evento singular é produzido.
Porque
As atividades em uma empresa sejam elas rotineiras ou não, sempre serão consideradas um projeto, pois nenhuma atividade se repete em uma organização sendo assim o resultado dessas atividades sempre serão diferentes dos anteriores.
Com base no exposto assinale a alternativa correta:
Resposta
Resposta Selecionada: A. 
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
Resposta Correta: A. 
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
Sábado, 30 de Novembro de 2013
Reply
Pergunta 2
0,8 em 0,8 pontos
De acordo com o PMI (2008) As fases de um projeto normalmente são descritas como: Inicialização; Planejamento; Execução; Monitoramento e Controle; e Finalização (ou encerramento). Deve ser destacada que o ciclo de vida do projeto e o ciclo de vida do produto não necessariamente serão os mesmos, um projeto pode ter muitos produtos que são entregues durante seu ciclo de vida, assim em um projeto poderá haver muitas entregas e cada entrega terá seu ciclo de vida.
Analise as afirmações a seguir:
I. Inicialização: Pesquisas de mercado, estudo de viabilidade fazem parte da fase de inicialização do projeto, nesta fases os projetos são analisados, selecionados e aprovados pela direção da empresa.
II. Planejamento: Antes mesmo da aprovação do projeto começa a fase de planejamento, nesta fase várias áreas da empresa são envolvidos, pois haverá a necessidade de integração entre as áreas para que o projeto venha a ser colocado em prática.
III. Execução: Nesta fase o planejamento é colocado em prática, ou seja, o que estava no papel até então é empregado para que o objetivo seja alcançado, assim nesse momento (que normalmente é a fase mais longa do projeto) o gerente de projetos aloca recursos coordena seus colaboradores para colocar em prática seu planejamento. Nesta fase é que todas as etapas de gerenciamento de Projetos descritas no Guia PMBOK são colocadas em prática, tais como: Escopo, Custos, Tempo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicação e Aquisições. 
IV. Monitoramento e Controle: O processo de monitoramento e Controle envolve a verificação se os resultados planejados estão sendo alcançados, sejam eles em termos de Qualidade, Custo, Tempo, Escopo, Integração, Risco, Aquisição e Comunicação. 
V. Finalização: Esta fase tem por finalidade o fechamento do projeto ou de uma etapa do projeto, no encerramento deve conter: A confirmação se houve a entrega conforme o planejamento; O aceite dos stakeholders sobre o que foi entregue; Completar os relatórios de desempenho e entrega-los aos stakeholders; Atualizar a base de informações sobre lições aprendidas no projeto; e Liberar os recursos e comunicar o encerramento do projeto a todos os stakeholders. 
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.
Resposta Selecionada: 
CorretaA. I, III, IV e V
Resposta Correta: 
CorretaA. I, III, IV e V
Pergunta 3
0,8 em 0,8 pontos
De acordo com Jornal Valor Econômico de 27/11/2012:
Ambev e Odebrecht ampliarão o Itaquerão para abertura da Copa
SÃO PAULO - Uma parceria privada, formada por Ambev, Odebrecht e outras empresas - ainda a serem definidas -, investirá R$ 35 milhões na ampliação da capacidade do Arena Corinthians, o Itaquerão, na capital paulista.
O projeto do estádio prevê a existência de 47 mil lugares. Mas, para que São Paulo receba o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014, segundo exigência da Fifa, terá que dispor de 60 mil lugares de capacidade líquida - excluídos os assentos para convidados e imprensa. O investimento das empresas será feito para o alcance desse patamar.
Todas as empresas que integrarem a parceria terão direitos iguais de divulgação de suas marcas na Arena Corinthians até a abertura dos jogos de 2014. Depois, serão veiculadas apenas as marcas dos patrocinadores oficiais.
Segundo a Ambev, mesmo que o uso da imagem seja provisório, o maior benefício para a marca está em possibilitar, por meio da parceria entre as empresas, que o jogo de abertura da Copa de 2014 ocorra na cidade de São Paulo.
Considerando que, para ser considerado um projeto, algumas características são fundamentais. Avalie as afirmações a seguir:
Um projeto cria algo único (produto, serviço ou resultado exclusivo), portanto, as atividades presentes em um projeto não se repetem em outros projetos.
As atividades que fazem parte da rotina de uma empresa não podem ser consideradas como projeto, contudo, quando se produz um bem de valor agregado muito elevado esta produção deve ser considerada um projeto.
Um projeto pode criar um produto final (ou componente para uso no produto final), um serviço ou um conhecimento.
No projeto o objetivo e o produto são considerados correlatos, contudo são distintas suas definições.
O escopo do projeto define o que será entregue, enquanto que o escopo do produto se refere às características e funções que se pretende atingir.
Indiquei a alternativa apresenta apenas as afirmações CORRETAS sobre as
características de um projeto:
Resposta Selecionada: 
CorretaC. 
III e IV somente
Resposta Correta: 
CorretaC. 
III e IV somente
Pergunta 4
0,8 em 0,8 pontos
De acordo com notícia divulgada pelo jornal Valor Econômico:
Embraer vende dois jatos E190 para Aerolíneas Argentinas
SÃO PAULO - A Embraer assinou um contrato para venda de dois jatos E190 para a Austral Líneas Aéreas, empresa pertencente ao grupo Aerolíneas Argentinas. A companhia já possui 20 aeronaves do mesmo modelo.
Segundo comunicado enviado pela fabricante de aeronaves brasileira, os novos E190 da Austral são do modelo Advanced Range (AR) e permitem voos em qualquer rota dentro do território argentino e atingir capitais no Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo, sem escalas.
Os jatos possuem 96 assentos em duas classes de serviço: 8 na executiva e 88 na econômica. O valor dos contratos não foi informado. 
Leia mais em: http://www.valor.com.br/empresas/307834 ... z2QS46MaKK 
Com base nos conceitos de Gestão de projetos analise as afirmações abaixo e selecione a alternativa correta.
Resposta Selecionada: 
CorretaE.
Sob o ponto de vista da Austral Líneas Aéreas a compra dos jatos da Embraer é considerado um projeto, pois essa operação não é rotineira e o planejamento e estudo de viabilidade é parte integrante do projeto para compra de produtos dessa natureza.
Resposta Correta: 
CorretaC.
Sob o ponto de vista da Austral Líneas Aéreas a compra dos jatos da Embraer é considerado um projeto, pois essa operação não é rotineira e o planejamento e estudo de viabilidade é parte integrante do projeto para compra de produtos dessa natureza.
Pergunta 5
0 em 0,8 pontos
Uma empresa financeira opera há alguns anos no segmento de cartões de crédito com sucesso. Esta empresa sempre foi considerada pioneira em seu segmento, pois apesar de uma empresa de pequeno porte comparada aos seus concorrentes sempre buscou oferecer o melhor serviço aos seus clientes. Para oferecer um produto novo em seu portfólio ele criou um novo departamento de caráter definitivo para encabeçar esta nova atividade. A atividade em questão é o um cartão de crédito e débito internacional com a possibilidade de oferecer a modalidade pré-pago para viagens internacionais. 
Analisando a situação acima citada é CORRETO afirmar que:
Resposta Selecionada: 
IncorretaC.
Apesar de se tratar de uma operação de rotina e contínua, pode ser considerada um projeto, pois a empresa pretende continuar oferecendo a garantia da qualidade nos serviços assim pensando sempre no cliente como parte de sua estratégia.
Resposta Correta: 
CorretaE. 
Esta situação não deve ser considerada um projeto, pois apresenta o aspecto de rotina em sua atuação, este departamento não é um esforço temporário e sim definitivo.
Pergunta 6
0,8 em 0,8 pontos
O escopo do projeto é a descrição detalhada de todas as entregas que serão feitas no projeto além da descrição detalhada do que faz parte do escopo produto e do escopo do projeto.
PORQUE
Escopo do Produto representa as características e funções que descrevem um produto, serviço ou resultado enquanto o escopo do Projeto define o trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas.
Assinale a alternativa correta sobre as afirmações acima:
Resposta Selecionada: 
CorretaD. 
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Resposta Correta: 
CorretaC. 
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Pergunta 7
0,8 em 0,8 pontos
De acordo com o PMI (2008) O Gerenciamento de Programas é definido como a mescla de projetos que esteja na mesma área, enquanto que o Gerenciamento de Portfólios incluí a gestão de um ou mais programas ou projetos que esteja de alguma forma interrelacionados, assim um projeto pode ser considerado uma parte de um programa e o conjunto de programas ou projetos é chamado portfólio.
Portanto, podemos afirmar que o projeto é uma das partes de um programa e o conjunto de projetos ou programas é o portfólio.
Sobre o enfoque de projetos, programas e portfólios, analise as afirmações a seguir:
I. O projeto possui escopo amplo enquanto que no programa o escopo é bem definido e menos abrangente.
II. O detalhamento da comunicação em um projeto é de baixo grau, enquanto que em um programa o nível de detalhamento é elevado.
III. O gerente de portfólio possui uma visão mais ampla e abrangente, observando e identificando mudanças no ambiente continuamente, enquanto que o gerente de projetos aguardam as mudanças e as gerenciam durante o processo.
IV. O sucesso do projeto é medido pela entrega do produto final, independente de sua qualidade, pontualidade e custo, enquanto que o sucesso para o portfólio é medido pelo desempenho dos componentes do portfólio.
É correto apenas o que se afirma em:
Resposta Selecionada: 
CorretaA. 
Apenas : III
Resposta Correta: 
CorretaA. 
Apenas : III
Pergunta 8
0,8 em 0,8 pontos
O gerenciamento dos recursos humanos do projeto relaciona-se aos processos que organizam e gerenciam a/as equipes de um projeto. Esta equipe é formada por pessoas que possuem papéis e responsabilidades específicas para que o projeto seja concluído com sucesso. O perfil da equipe e o número de pessoas pode mudar de acordo com o tipo de projeto e mais especificamente com a fase deste projeto. 
Analise as afirmações a seguir sobre os processos envolvidos no gerenciamentos de recursos humanos: 
I. Desenvolver o plano de recursos humanos – O processo de identificação e documentação de funções, responsabilidades, habilidades necessárias e relações hierárquicas do projeto, além da criação de um plano de gerenciamento do pessoal. 
II. Sequenciar as atividades - O processo de identificação e documentação dos relacionamentos entre as atividades do projeto. 
III. Mobilizar a equipe do projeto – O processo de confirmação da disponibilidade dos recursos humanos e obtenção da equipe necessária para concluir as designações do projeto. 
IV. Desenvolver a equipe do projeto – O processo de melhoria de competências, interação da equipe e ambiente global da equipe para aprimorar o desempenho do projeto. 
V. Controlar os custos – O processo de monitoramento do andamento do projeto para atualização do seu orçamento e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base dos custos. 
VI. Gerenciar a equipe do projeto – O processo de acompanhar o desempenho de membros da equipe, fornecer feedback, resolver questões e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do projeto. 
É correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada: 
CorretaE. I, III, IV e VI, apenas.
Resposta Correta: 
CorretaB. I, III, IV e VI, apenas.
Feedback da resposta: 
I. Desenvolver o plano de recursos humanos – O processo de identificação e documentação de funções, responsabilidades, habilidades necessárias e relações hierárquicas do projeto, além da criação de um plano de gerenciamento do pessoal. Correto
II. Sequenciar as atividades - O processo de identificação e documentação dos relacionamentos entre as atividades do projeto. Incorreto, pois a identificação não é o sequenciamento das atividades.
III. Mobilizar a equipe do projeto – O processo de confirmação da disponibilidade dos recursos humanos e obtenção da equipe necessária para concluir as designações do projeto. Correto
IV. Desenvolver a equipe do projeto – O processo de melhoria de competências, interação da equipe e ambiente global da equipe para aprimorar o desempenho do projeto. Correto
V. Controlar os custos – O processo de monitoramento do andamento do projeto para atualização do seu orçamento e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base dos custos. Incorreto, pois o processo de monitoramento não se refere ao controle de custos.
VI. Gerenciar a equipe do projeto – O processo de acompanhar o desempenho de membros da equipe, fornecer feedback, resolver
questões e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do projeto. Correto
Pergunta 9
0,8 em 0,8 pontos
De acordo com Jornal Valor Econômico de 27/11/2012:
Ambev e Odebrecht ampliarão o Itaquerão para abertura da Copa.
SÃO PAULO - Uma parceria privada, formada por Ambev, Odebrecht e outras empresas - ainda a serem definidas -, investirá R$ 35 milhões na ampliação da capacidade do Arena Corinthians, o Itaquerão, na capital paulista.
O projeto do estádio prevê a existência de 47 mil lugares. Mas, para que São Paulo receba o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014, segundo exigência da Fifa, terá que dispor de 60 mil lugares de capacidade líquida - excluídos os assentos para convidados e imprensa. O investimento das empresas será feito para o alcance desse patamar.
Todas as empresas que integrarem a parceria terão direitos iguais de divulgação de suas marcas na Arena Corinthians até a abertura dos jogos de 2014. Depois, serão veiculadas apenas as marcas dos patrocinadores oficiais.
Segundo a Ambev, mesmo que o uso da imagem seja provisório, o maior benefício para a marca está em possibilitar, por meio da parceria entre as empresas, que o jogo de abertura da Copa de 2014 ocorra na cidade de São Paulo.
Considerando que, para ser considerado um projeto, algumas características são fundamentais. Avalie as afirmações a seguir:
I. Um projeto cria algo único (produto, serviço ou resultado exclusivo), portanto, as atividades presentes em um projeto não se repetem em outros projetos.
II. As atividades que fazem parte da rotina de uma empresa não podem ser consideradas como projeto, contudo, quando se produz um bem de valor agregado muito elevado esta produção deve ser considerada um projeto.
III. Um projeto pode criar um produto final (ou componente para uso no produto final), um serviço ou um conhecimento.
IV. No projeto o objetivo e o produto são considerados correlatos, contudo são distintas suas definições.
V. O escopo do projeto define o que será entregue, enquanto que o escopo do produto se refere às características e funções que se pretende atingir.
Indiquei a alternativa apresenta apenas as afirmações CORRETAS sobre as características de um projeto:
Resposta Selecionada:e III e IV
CorretaE.
Resposta Correta: 
CorretaE. 
III e IV
Pergunta 10
0,8 em 0,8 pontos
Analise as duas afirmações a seguir sobre a classificação da execução dos processos pela equipe de projetos: 
Processos orientados para o gerenciamento de projetos, cujo objetivo principal é garantir o fluxo de informações, ferramentas e recursos para que o projeto tenha sucesso. 
Porque 
Processos orientados aos produtos, neste caso os esforços são focados para a entrega de produtos (produto final ou subprodutos). Normalmente são orientados para seguir o ciclo de vida do projeto.
Resposta Selecionada: 
CorretaE. 
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
Resposta Correta: 
CorretaB. 
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
Pergunta 11
0,8 em 0,8 pontos
De acordo com o jornal Valor Econômico de 12/04/2013 às 08h29: 
Acionistas da TIM aprovam investimentos de R$ 3,6 bilhões em 2013 
SÃO PAULO - 
Os acionistas da empresa de telecomunicações TIM aprovaram ontem, em assembleia geral ordinária e extraordinária, a proposta de orçamento de capital de R$ 3,6 bilhões em investimentos em 2013 no Brasil. O valor já havia sido indicado na proposta da administração para a assembleia, em março.
O valor será destinado a projetos relativos à evolução da redes de telecomunicações e desenvolvimento de negócio da empresa. Os investimentos foram aprovados por 96,2% dos votos da assembleia, com voto contrário do acionista JVCO Participações. […] .
(Por: Daniela Meibak | Valor)
Leia mais em:
http://www.valor.com.br/empresas/308423 ... z2QRtnxlgN
A partir da notícia citada e com base nos conceitos de gestão de projetos analise as afirmações a seguir:
I. O investimento refere-se a ampliação da rede da empresa TIM, como o foco é no desenvolvimento de rede de telecomunicações podemos afirmar que não se caracteriza um projeto, pois este é o negócio da TIM e isso é uma operação rotineira.
II. O investimento deve ser considerado um projeto, pois apesar de a ampliação de rede fazer parte do cotidiano da empresa não é uma operação rotineira. As ampliações e investimentos devem ser estudados e planejados de acordo com a necessidade da empresa nos períodos específicos.
III. Todo projeto deve passar pela aprovação de um responsável ou de um comitê responsável pela liberação de recursos, sendo assim esta operação deve ser considerada o início de um projeto.
IV. A ampliação de rede citada na matéria refere-se a um trabalho comum em uma empresa de telecomunicações, contudo é considerado projeto por ser uma operação que requer muitos recursos financeiros e um projeto tem essa característica principal – seu custo elevado.
A alternativa que apresenta SOMENTE as afirmações CORRETAS é:
Resposta Selecionada: 
CorretaA. 
II e III.
Resposta Correta: 
CorretaA. 
II e III.
Pergunta 1
1 em 1 pontos
Entre as afirmativas que se seguem sobre ciclo de vida do projeto, selecione opção incorreta.
Resposta Selecionada: 
CorretaD. 
O nível de custos e de pessoal é maior na primeira e na última fase do ciclo de vida de qualquer projeto.
Resposta Correta: 
CorretaD. 
O nível de custos e de pessoal é maior na primeira e na última fase do ciclo de vida de qualquer projeto.
Pergunta 2
1 em 1 pontos
De acordo com o PMI (2008) O Gerenciamento de Programas é definido como a mescla de projetos que esteja na mesma área, enquanto que o Gerenciamento de Portfólios incluí a gestão de um ou mais programas ou projetos que esteja de alguma forma interrelacionados, assim um projeto pode ser considerado uma parte de um programa e o conjunto de programas ou projetos é chamado portfólio.
Portanto, podemos afirmar que o projeto é uma das partes de um programa e o conjunto de projetos ou programas é o portfólio.
Sobre o enfoque de projetos, programas e portfólios, analise as afirmações a seguir:
I. O projeto possui escopo amplo enquanto que no programa o escopo é bem definido e menos abrangente.
II. O detalhamento da comunicação em um projeto é de baixo grau, enquanto que em um programa o nível de detalhamento é elevado.
III. O gerente de portfólio possui uma visão mais ampla e abrangente, observando e identificando mudanças no ambiente continuamente, enquanto que o gerente de projetos aguardam as mudanças e as gerenciam durante o processo.
IV. O sucesso do projeto é medido pela entrega do produto final, independente de sua qualidade, pontualidade e custo, enquanto que o sucesso para o portfólio é medido pelo desempenho dos componentes do portfólio.
É correto apenas o que se afirma em:
Resposta Selecionada: 
CorretaC. 
Apenas : III
Resposta Correta: 
Correta C. 
Apenas : III
Pergunta 3
0 em 1 pontos
Reportar o desempenho, definir as atividades e desenvolver o plano de RH são, respectivamente, pertencentes ao contexto dos grupos de processos
Resposta Selecionada: 
IncorretaB. 
Monitoramento e controle, Planejamento e Execução. 
Resposta Correta: 
CorretaA. 
Monitoramento e controle, Planejamento e Planejamento
Pergunta 4
1 em 1 pontos
O tripé do gerenciamento de projetos formado pelo Escopo, Tempo e Custos é fundamental para que o gestor do projeto consiga atingir suas metas e entregar suas atividades no prazo, atendendo ao que foi solicitado e de acordo com o custo orçado inicialmente. Analise as afirmações a seguir:
I. O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado fora do orçamento aprovado.
PORQUE
II. O Gerenciamento do tempo do projeto inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto.
A respeito
dessas afirmações, assinale a opção correta.
Resposta Selecionada: 
CorretaC. 
A afirmação I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Resposta Correta: 
CorretaC. 
A afirmação I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Pergunta 5
1 em 1 pontos
As áreas que compõem o conjunto de conhecimentos sobre gerenciamento de projetos são nove. Para essas nove áreas, o PMBOK propõe o agrupamento de processos em função da sua natureza. Entre as opções abaixo, selecione aquela que enuncia corretamente os grupos de processos de gerenciamento de projetos.
Resposta Selecionada: 
CorretaB. 
Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Encerramento.
Resposta Correta: 
CorretaB. 
Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Encerramento.
Pergunta 6
0 em 1 pontos
De acordo com notícia divulgada pelo jornal Valor Econômico:
Embraer vende dois jatos E190 para Aerolíneas Argentinas
SÃO PAULO - A Embraer assinou um contrato para venda de dois jatos E190 para a Austral Líneas Aéreas, empresa pertencente ao grupo Aerolíneas Argentinas. A companhia já possui 20 aeronaves do mesmo modelo.
Segundo comunicado enviado pela fabricante de aeronaves brasileira, os novos E190 da Austral são do modelo Advanced Range (AR) e permitem voos em qualquer rota dentro do território argentino e atingir capitais no Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo, sem escalas.
Os jatos possuem 96 assentos em duas classes de serviço: 8 na executiva e 88 na econômica. O valor dos contratos não foi informado. 
Leia mais em: http://www.valor.com.br/empresas/307834 ... z2QS46MaKK 
Com base nos conceitos de Gestão de projetos analise as afirmações abaixo e selecione a alternativa correta.
Resposta Selecionada: 
IncorretaA.
Sob o ponto de vista da Austral Líneas Aéreas a compra não é considerada um projeto, pois este tipo de operação é rotineira na empresa e, portanto, nenhum tipo de análise diferente foi elaborada.
Resposta Correta: 
CorretaB.
Sob o ponto de vista da Austral Líneas Aéreas a compra dos jatos da Embraer é considerado um projeto, pois essa operação não é rotineira e o planejamento e estudo de viabilidade é parte integrante do projeto para compra de produtos dessa natureza.
Pergunta 7
1 em 1 pontos
De acordo com o PMI (2008) As fases de um projeto normalmente são descritas como: Inicialização; Planejamento; Execução; Monitoramento e Controle; e Finalização (ou encerramento). Deve ser destacada que o ciclo de vida do projeto e o ciclo de vida do produto não necessariamente serão os mesmos, um projeto pode ter muitos produtos que são entregues durante seu ciclo de vida, assim em um projeto poderá haver muitas entregas e cada entrega terá seu ciclo de vida.
Analise as afirmações a seguir:
I. Inicialização: Pesquisas de mercado, estudo de viabilidade fazem parte da fase de inicialização do projeto, nesta fases os projetos são analisados, selecionados e aprovados pela direção da empresa.
II. Planejamento: Antes mesmo da aprovação do projeto começa a fase de planejamento, nesta fase várias áreas da empresa são envolvidos, pois haverá a necessidade de integração entre as áreas para que o projeto venha a ser colocado em prática.
III. Execução: Nesta fase o planejamento é colocado em prática, ou seja, o que estava no papel até então é empregado para que o objetivo seja alcançado, assim nesse momento (que normalmente é a fase mais longa do projeto) o gerente de projetos aloca recursos coordena seus colaboradores para colocar em prática seu planejamento. Nesta fase é que todas as etapas de gerenciamento de Projetos descritas no Guia PMBOK são colocadas em prática, tais como: Escopo, Custos, Tempo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicação e Aquisições. 
IV. Monitoramento e Controle: O processo de monitoramento e Controle envolve a verificação se os resultados planejados estão sendo alcançados, sejam eles em termos de Qualidade, Custo, Tempo, Escopo, Integração, Risco, Aquisição e Comunicação. 
V. Finalização: Esta fase tem por finalidade o fechamento do projeto ou de uma etapa do projeto, no encerramento deve conter: A confirmação se houve a entrega conforme o planejamento; O aceite dos stakeholders sobre o que foi entregue; Completar os relatórios de desempenho e entrega-los aos stakeholders; Atualizar a base de informações sobre lições aprendidas no projeto; e Liberar os recursos e comunicar o encerramento do projeto a todos os stakeholders. 
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.
Resposta Selecionada: 
CorretaE. 
I, III, IV e V
Resposta Correta: 
CorretaE. 
I, III, IV e V
Pergunta 8
0 em 1 pontos
Considerando a definição de escritório de projetos segundo o PMBOK, analise as alternativas que se seguem e selecione a opção que corresponde ao resultado de sua análise:
( ) O escritório de projetos ou PMO é uma entidade organizacional à qual devem ser atribuídas responsabilidades relacionadas a elaboração de contratos, mas não ao gerenciamento de projetos;
( ) O escritório de projetos ou PMO pode ter responsabilidades que variam desde o fornecimento de funções de suporte ao gerenciamento de projetos, até o gerenciamento direto de um projeto;
( ) Um escritório de Projetos ou PMO é o órgão responsável pela emissão dos certificados PMP na organização, em especial a autorização de documentos de requisitos e demais especificações de escopo e esforço distinto.
Resposta Selecionada: 
IncorretaE. 
C, E, E,
Resposta Correta: 
CorretaC. 
E, C, E
Pergunta 9
0 em 1 pontos
De acordo com o PMBOK, o processo de verificar o escopo, que faz parte do grupo de processos de monitoramento e controle, tem o objetivo de 
Resposta Selecionada: 
IncorretaB. 
monitorar o andamento do escopo do projeto
Resposta Correta: 
CorretaC. 
formalizar a aceitação das entregas realizadas do projeto
Pergunta 10
1 em 1 pontos
Uma das primeiras etapas no processo de gerenciamento do tempo de projetos é Definir as atividades. 
Sobre essa etapa analise as afirmações a seguir: 
Definir as atividades é o processo de identificação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto. 
PORQUE 
Essa identificação é fundamental para a criação da EAP (Estrutura Analítica do Projeto) que seria a identificação das entregas em níveis inferiores e assim criar o pacote de trabalho a ser desenhado pelos gestores. 
Assinale a alternativa correta em relação às afirmações acima:
Resposta Selecionada: 
CorretaB. 
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
Resposta Correta: 
CorretaB. 
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
Pergunta 1
1 em 1 pontos
A WBS – Work Breakdown Structure ou EAP – Estrutura Analítica do Projeto é uma ferramenta que utiliza a definição do escopo do projeto para definir o trabalho a ser realizado. Ela fornece importantes informações para o desenvolvimento do Projeto. 
Qual das afirmações abaixo não se refere a estas informações:
Resposta Selecionada: 
CorretaD. 
Elaborar a análise financeira do Projeto.
Resposta Correta: 
CorretaD. 
Elaborar a análise financeira do Projeto.
Feedback da resposta: 
- Resumir todos os componentes contidos no projeto, incluindo os produtos, suporte técnico e outras atividades;
- Entender todas a inter-relações existentes no projeto, desde os blocos de trabalho, as tarefas e atividades e o conjunto total do projeto;
- estabelecer as responsabilidades e autoridades da estrutura definida para a execução do Projeto;
- calcular o custo do projeto como um todo e de suas partes e subpartes;
- Elaborar a análise de risco;
- Planejar a execução dos blocos de trabalho e suas subdivisões;
- Fornecer informações para o gerenciamento do projeto;
- Fornecer informações para a alocação e controle dos recursos;
- Estabelecer os milestones (marcos de entrega) das etapas do projeto;
- Estabelecer os objetivos e as metas do projeto, de tal forma
que as pessoas se comprometam com os resultados.
Pergunta 2
1 em 1 pontos
Observe a representação esquemática da estrutura organizacional funcional abaixo:
Assinale abaixo a alternativa que descreva a vantagem em utilizar este modelo de estrutura organizacional projetizada:
Resposta Selecionada: 
CorretaB. 
O gerente de projetos possui a autoridade claramente definida;
Resposta Correta: 
CorretaB. 
O gerente de projetos possui a autoridade claramente definida;
Feedback da resposta: 
Vantagens:
- O gerente de projetos possui a autoridade claramente definida;
- Como todas as pessoas envolvidas com o projeto reportam ao mesmo gerente, o processo de comunicação fica facilitado;
- Depois de gerenciar vários projetos, a equipe aprende pela experiência, acumula conhecimentos e desenvolve especialidades;
- O foco E as prioridades da empresa estão voltados exclusivamente para os projetos, melhorando as possibilidades de atingir as metas e objetivos.
Desvantagens:
- O desenvolvimento de dois projetos ao mesmo tempo necessitará da duplicação de esforços para pontos de mesma prioridade;
- A equipe trabalha com certa dose de insegurança quanto ao seu destino ao final do projeto;
- Acelera a competição interna na empresa pelos projetos que demandam maiores recursos ou aqueles que possuem mais visibilidade;
- Com o final do projeto, algumas pessoas terão dificuldade de reintegrar-se à estrutura convencional da empresa.
Pergunta 3
1 em 1 pontos
O Gerente de Projetos deverá implementar ações específicas para os riscos positivos. Assinale qual alternativa não descreve um Risco Positivo:
Resposta Selecionada: 
CorretaC. 
Desenvolver: Inserir tarefas não planejadas mesmo sem verificar sua viabilidade para incrementar as ações.
Resposta Correta: 
CorretaC. 
Desenvolver: Inserir tarefas não planejadas mesmo sem verificar sua viabilidade para incrementar as ações.
Feedback da resposta: 
Neste caso inserir tarefas não planejadas para incrementar as ações não descreve um risco positivo.
Pergunta 4
1 em 1 pontos
No desenvolvimento de um Projeto, serão definidas algumas fases que resultarão na definição da gestão do escopo. Na Fase de Iniciação, o trabalho técnico que será realizado deverá:
I. Definir o objetivo e a missão do projeto; 
II. Fazer um estudo da viabilidade técnico-econômica do investimento;
III. Decidir se o projeto será ou não levado a diante.
Assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada: 
Corretae. 
I, II e III estão corretas
Resposta Correta: 
Corretae. 
I, II e III estão corretas
Feedback da resposta: 
Fase de iniciação: como o próprio nome diz, é a fase inicial do projeto, quando as necessidades são identificadas, o problema é estruturado e a decisão de levar adiante ou não o projeto é tomada. Nesta fase, define-se o objetivo e a missão do projeto e é feito um estudo da viabilidade técnico-econômico do investimento, ou seja, verifica-se, ainda de forma primitiva, se existe alguma possibilidade de o projeto se tornar uma realidade, principalmente oferecendo retorno para o investimento, seja este financeiro ou social.
Pergunta 5
1 em 1 pontos
Documentos de encerramento é a documentação que _____________ o completamento do projeto, a aceitação das entregas por parte do _______________, cliente ou patrocinador e a transferência do produto _______________ para outra equipe.
Resposta Selecionada: 
CorretaA. 
Evidencia, solicitante, finalizado
Resposta Correta: 
CorretaA. 
Evidencia, solicitante, finalizado
Pergunta 6
1 em 1 pontos
O Gerente de Projeto recebeu uma Chamada de Proposta. Este documento deve contemplar os elementos primários e elementares para o início do Planejamento. Qual das alternativas abaixo não corresponde a este documento:
Resposta Selecionada: 
Corretae. 
Relação de Despesas necessárias para finalizar o Projeto.
Resposta Correta: 
Corretae. 
Relação de Despesas necessárias para finalizar o Projeto.
Feedback da resposta: 
Neste caso a relação de despesas necessárias para finalizar o projeto não corresponde à uma Chamada de Proposta.
Pergunta 7
1 em 1 pontos
Na Fase de Controle, o Gerente de Projetos deve:
Resposta Selecionada: 
Corretae. 
Garantir que aquilo que foi planejado está sendo executado.
Resposta Correta: 
Corretae. 
Garantir que aquilo que foi planejado está sendo executado.
Feedback da resposta: 
Fase de controle: esta fase ocorre concomitantemente com a fase de execução. Tem como objetivo garantir que aquilo que foi planejado está sendo executado. Se algo acontecer e o rumo da execução do projeto estiver sendo desviado, o controle deve identificar rapidamente as causas do desvio e propor ações corretivas no sentido de alinhar novamente a execução com o planejamento e também ações preventivas para evitar que o desvio se repita. Cuidado, a frase atribuída a Willian Edwards Deming “Quem não controla, não gerencia” é válida nesta fase do projeto, afinal sua função é gerenciar o projeto
Pergunta 8
1 em 1 pontos
Quais são os processos relacionados ao controle das respostas aos riscos:
Resposta Selecionada: 
CorretaA.
Planejar o gerenciamento dos riscos, fazer a Análise quantitativa. Planejar a ação para as respostas ao risco, controlar os riscos.
Resposta Correta: 
CorretaA.
Planejar o gerenciamento dos riscos, fazer a Análise quantitativa. Planejar a ação para as respostas ao risco, controlar os riscos.
Feedback da resposta: 
Para o planejamento, identificação, análise e controle das respostas aos riscos, o PMBOK sugere os seguintes processos:
• Planejar o gerenciamento dos riscos: definição dos mecanismos de identificação e análise de riscos que serão utilizados ao longo do ciclo de vida do projeto;
• Identificação: levantamento e documentação dos riscos e suas características;
• Análise qualitativa: processo de priorização dos riscos levantados através da análise de probabilidade versus impacto;
• Análise quantitativa: avaliação do potencial efeito dos riscos sobre o projeto;
• Planejamento das respostas ao risco: plano de ação para tirar proveito de oportunidades ou diminuir ameaças;
• Controle dos riscos: monitoramento dos riscos identificados e dos riscos residuais, bem como das respostas planejadas e identificação de novos riscos e riscos secundários.
Pergunta 9
1 em 1 pontos
Os riscos podem ser classificados como internos e externos. Identifique abaixo qual a afirmativa que não se refere aos ricos internos:
Resposta Selecionada: 
CorretaA. 
Riscos ligados a questões ambientais e/ou meteorológicas
Resposta Correta: 
CorretaA. 
Riscos ligados a questões ambientais e/ou meteorológicas
Feedback da resposta: 
Riscos internos: são aqueles sobre os quais a equipe do projeto pode ter controle ou influência.
Por exemplo, aqueles ligados com a escolha da tecnologia a ser empregada, ou com a concepção do projeto, alterações de escopo etc.
Riscos externos: são aqueles que estão fora do controle da equipe do projeto. Por exemplo, aqueles ligados com questões ambientais e/ou meteorológicas, conjuntura econômica, alterações de legislação etc.
Pergunta 10
1 em 1 pontos
Para desenvolver a análise de riscos, o gerente do projeto deve seguir alguns passos. Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Identificação e listagem dos riscos; 
II. Análise qualitativa dos riscos; 
III. Análise quantitativa dos riscos;
IV. Análise de custos;
V. Análise vantagens.
Resposta Selecionada: 
CorretaA. 
As afirmativas I, II e III estão corretas
Resposta Correta: 
CorretaA. 
As afirmativas I, II e III estão corretas
Feedback da resposta: 
Para desenvolver a análise de riscos, o gerente de projeto precisa identificar e listar os riscos e fazer analises qualitativas e quantitativas.
Pergunta 2
0,8 em 0,8 pontos
Uma empresa financeira opera há alguns anos no segmento de cartões de crédito com sucesso. Esta empresa sempre foi considerada pioneira em seu segmento, pois apesar de uma empresa
de pequeno porte comparada aos seus concorrentes sempre buscou oferecer o melhor serviço aos seus clientes. Para oferecer um produto novo em seu portfólio ele criou um novo departamento de caráter definitivo para encabeçar esta nova atividade. A atividade em questão é de um cartão de crédito e débito internacional com a possibilidade de oferecer a modalidade pré-pago para viagens internacionais. 
Analisando a situação acima citada é CORRETO afirmar que:
Resposta Selecionada: 
CorretaB.
Esta situação não deve ser considerada um projeto, pois apresenta o aspecto de rotina em sua atuação, este departamento não é um esforço temporário e sim definitivo.
Resposta Correta: 
CorretaB.
Esta situação não deve ser considerada um projeto, pois apresenta o aspecto de rotina em sua atuação, este departamento não é um esforço temporário e sim definitivo.
Pergunta 3
0,8 em 0,8 pontos
Analise as afirmações a seguir: 
Um projeto é um evento único com atividades coordenadas e sequenciadas de tal forma que ao final um produto, serviço ou evento singular é produzido. 
Porque 
As atividades em uma empresa sejam elas rotineiras ou não, sempre serão consideradas um projeto, pois nenhuma atividade se repete em uma organização sendo assim o resultado dessas atividades sempre serão diferentes dos anteriores. 
Com base no exposto assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada: 
CorretaE. 
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
Resposta Correta: 
CorretaE. 
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
Pergunta 4
0,8 em 0,8 pontos
De acordo com o PMI (2008) As fases de um projeto normalmente são descritas como: Inicialização; Planejamento; Execução; Monitoramento e Controle; e Finalização (ou encerramento). Deve ser destacada que o ciclo de vida do projeto e o ciclo de vida do produto não necessariamente serão os mesmos, um projeto pode ter muitos produtos que são entregues durante seu ciclo de vida, assim em um projeto poderá haver muitas entregas e cada entrega terá seu ciclo de vida.
Analise as afirmações a seguir:
I. Inicialização: Pesquisas de mercado, estudo de viabilidade fazem parte da fase de inicialização do projeto, nesta fases os projetos são analisados, selecionados e aprovados pela direção da empresa.
II. Planejamento: Antes mesmo da aprovação do projeto começa a fase de planejamento, nesta fase várias áreas da empresa são envolvidos, pois haverá a necessidade de integração entre as áreas para que o projeto venha a ser colocado em prática.
III. Execução: Nesta fase o planejamento é colocado em prática, ou seja, o que estava no papel até então é empregado para que o objetivo seja alcançado, assim nesse momento (que normalmente é a fase mais longa do projeto) o gerente de projetos aloca recursos coordena seus colaboradores para colocar em prática seu planejamento. Nesta fase é que todas as etapas de gerenciamento de Projetos descritas no Guia PMBOK são colocadas em prática, tais como: Escopo, Custos, Tempo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicação e Aquisições. 
IV. Monitoramento e Controle: O processo de monitoramento e Controle envolve a verificação se os resultados planejados estão sendo alcançados, sejam eles em termos de Qualidade, Custo, Tempo, Escopo, Integração, Risco, Aquisição e Comunicação. 
V. Finalização: Esta fase tem por finalidade o fechamento do projeto ou de uma etapa do projeto, no encerramento deve conter: A confirmação se houve a entrega conforme o planejamento; O aceite dos stakeholders sobre o que foi entregue; Completar os relatórios de desempenho e entrega-los aos stakeholders; Atualizar a base de informações sobre lições aprendidas no projeto; e Liberar os recursos e comunicar o encerramento do projeto a todos os stakeholders. 
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.
Resposta Selecionada: 
CorretaC. I, III, IV e V
Resposta Correta: 
CorretaC. I, III, IV e V
Pergunta 5
0,8 em 0,8 pontos
De acordo com notícia divulgada pelo jornal Valor Econômico:
Embraer vende dois jatos E190 para Aerolíneas Argentinas
SÃO PAULO - A Embraer assinou um contrato para venda de dois jatos E190 para a Austral Líneas Aéreas, empresa pertencente ao grupo Aerolíneas Argentinas. A companhia já possui 20 aeronaves do mesmo modelo.
Segundo comunicado enviado pela fabricante de aeronaves brasileira, os novos E190 da Austral são do modelo Advanced Range (AR) e permitem voos em qualquer rota dentro do território argentino e atingir capitais no Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo, sem escalas.
Os jatos possuem 96 assentos em duas classes de serviço: 8 na executiva e 88 na econômica. O valor dos contratos não foi informado. 
Leia mais em: http://www.valor.com.br/empresas/307834 ... z2QS46MaKK 
Com base nos conceitos de Gestão de projetos analise as afirmações abaixo e selecione a alternativa correta.
Resposta Selecionada: 
CorretaE.
Sob o ponto de vista da Austral Líneas Aéreas a compra dos jatos da Embraer é considerado um projeto, pois essa operação não é rotineira e o planejamento e estudo de viabilidade é parte integrante do projeto para compra de produtos dessa natureza.
Resposta Correta: 
CorretaE.
Sob o ponto de vista da Austral Líneas Aéreas a compra dos jatos da Embraer é considerado um projeto, pois essa operação não é rotineira e o planejamento e estudo de viabilidade é parte integrante do projeto para compra de produtos dessa natureza.
Pergunta 6
0,8 em 0,8 pontos
Os processos de gerenciamento do tempo de projetos: Definir as atividades, Sequenciar as atividades, Estimar os recursos da atividades, Estimar a duração da atividade, Desenvolver o cronograma e Controlar o cronograma. Estes processos visam a estruturação das atividades de gestão do tempo em projetos. Sobre estes processos de gerenciamento do tempo de projetos analise as afirmações a seguir:
I. Definir as atividades – O processo de identificação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto.
II. Sequenciar as atividades – O processo de identificação e documentação dos relacionamentos entre as atividades do projeto.
III. Estimar os recursos da atividade – O processo de estimativa dos tipos e quantidades de material, pessoas, equipamentos ou suprimentos que serão necessários para realizar cada atividade.
IV. Estimar as durações da atividade – O processo de estimativa do número de períodos de trabalho que serão necessários para terminar atividades específicas com os recursos estimados.
V. Desenvolver o cronograma – O processo de análise das sequências das atividades, suas durações, recursos necessários e restrições do cronograma visando criar o cronograma do projeto.
VI. Controlar o cronograma – O processo de monitoramento do andamento do projeto para atualização do seu progresso e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base do cronograma.
Sobre as afirmações acima podemos afirmar que:
Resposta Selecionada: 
CorretaA. 
Todas as afirmações estão corretas.
Resposta Correta: 
CorretaA. 
Todas as afirmações estão corretas.
Pergunta 7
0,8 em 0,8 pontos
O escopo do projeto é a descrição detalhada de todas as entregas que serão feitas no projeto além da descrição detalhada do que faz parte do escopo produto e do escopo do projeto.
PORQUE
Escopo do Produto representa as características e funções que descrevem um produto, serviço ou resultado enquanto o escopo do Projeto define o trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas.
Assinale a alternativa correta sobre as afirmações acima:
Resposta Selecionada: 
CorretaC. 
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Resposta Correta: 
CorretaC. 
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Pergunta 8
0,8 em 0,8 pontos
Uma das etapas no processo de gerenciamento do tempo de projetos é Desenvolver o cronograma.
Sobre essa etapa analise as afirmações

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais