Buscar

ORIENTAÇÕES PARA ENTREVISTA COM PROFISSIONAL DA JUSTIÇA 20171

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ORIENTAÇÕES PARA ENTREVISTA– 2017/1
A PRÁTICA DO PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA NO CONTEXTO DA JUSTIÇA
COMO DEVE SER A ENTREVISTA
O grupo deverá entrevistar profissional de Psicologia da área que foi estabelecida como campo de estudo, conforme distribuição dos grupos em sala de aula (ex: VEP, SERAV, Defensoria Pública, Ministério Público, entre outras).
Cabe ao grupo agendar a entrevista. Entrem em contatocom os profissionais da Vara/área e se informe sobre os procedimentos necessários para solicitar autorização para entrevista.Em algumas Varas/áreas da Justiçahá modelo de formulário específico a ser preenchido para solicitação de entrevista. Se houver, favor preencher, imprimir e apresentar este formulário à professora da disciplina para que seja assinado. 
Se não houver um modelo, pode ser utilizado ofício para solicitação de entrevista. Há um modelo na área “Materiais”, na pasta “Orientações para Entrevista”. As partes em vermelho deverão ser alteradas antes da impressão. O documento também deve ser assinado pela professora da disciplina. 
No contato com profissionais da área para solicitar/agendar a entrevista,esclareça que não se trata de pesquisa, mas de atividade acadêmica que visa aprofundar, no contexto da disciplina, a compreensão da prática do profissional de Psicologia no contexto da Justiça (mais especificamente, na área na qual o profissional atua). Expliquem que o trabalho será apresentado em sala de aula, apenas para os alunos integrantes da turma.
Como o grupo de trabalho tem muitos componentes, importante perguntar se é autorizada entrevista para todo o grupo ou se será preciso restringir o número de alunos que comparecerão na entrevista. Tentem negociar para que todos participem, mas com flexibilidade para aceitar os critérios da instituição. Caso a instituição restrinja o número de participantes, aceitem e informem à professora da disciplina sobre o ocorrido. 
No caso dos dois grupos que desenvolverão os trabalhos na VEP (GTs 02 e 03), será realizada uma única entrevista. É importante que os grupos elejam alguns representantes de cada grupo para acompanhar a entrevista. Durante a realização desta, o grupo do GT 03 deverá aprofundar a atuação do profissional de Psicologia no acompanhamento e fiscalização das medidas de segurança (especificidades do trabalho junto ao público, papel do profissional na equipe multidisciplinar, documentos/relatórios elaborados pelos/as psicólogos/as, metodologias utilizadas, como é a rotina de acompanhamento na ala de tratamento psiquiátrico). Ambos os grupos devem analisar a relevância de acrescentar outras perguntas, a partir da leitura do material pesquisado para o GT.
Sugere-se não tirar foto do profissional entrevistado, pois a exibição desta demandaria outros procedimentos acadêmicos. 
ROTEIRO DA ENTREVISTA COM PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA
Este roteiro é para uma entrevista semiestruturada. Ou seja, as perguntas servem para orientar a entrevista, mas o esquema de “pergunta e resposta” não precisa ser necessariamente utilizado. Preparem-se para entrevista lendo o roteiro, repetidas vezes. Isso contribuirá para que ele funcione como um guia norteador da entrevista, permitindo maior flexibilidade e espontaneidade na sua realização. É fundamental que perguntas foquem a atuação do profissional na área/Vara específica de atuação pesquisada pelo seu grupo.
Há quanto tempo trabalha na (o) nome da instituição?
Que profissionais compõem a equipe de trabalho (na qual o psicólogo atua)?
Quem é o público alvo do atendimento oferecido por esta instituição? Qual é o número de pessoas atendidas, em média? 
Que serviços/atendimentos são oferecidos a este público por esta instituição?
Que abordagem teórica norteia o trabalho dos profissionais de Psicologia nesta área?
Como é a atuação do profissional de Psicologia na área?
Objetivos do trabalho do profissional de Psicologia.
Principais contribuições do profissional de Psicologia na área (que são específicas da atuação do/a psicólogo/a), seu papel;
Metodologias (estratégias de intervenção, técnicas) utilizadas.
Dificuldades/desafioscomo os quais os profissionais de Psicologia se deparam (na área de atuação investigada pelo grupo).
Como deve ser a formação dos profissionais que atuam na área?
(O grupo pode acrescentar outras perguntas que enriqueçam a compreensão do papel do psicólogo/a na área investigada e que permitam explorar, de forma mais específica, as práticasrealizadas nesta. Por exemplo, em relação à área penal, pode ser explorado como é a participação do/a psicólogo/a nos processos avaliativos e aprofundado como funcionam as avaliações. Há uso de testes? Há uma tendência pericial?
Estas perguntas devem ser elaboradas a partir da leitura do material do GT relacionado à área investigada pelo grupo. Por exemplo, em relação à entrevista na VEP, pode se perguntar sobre o tipo de relatório elaborado pelos profissionais de Psicologia e sobre a relação com o campo da Psiquiatria. Pode se perguntar também sobre os instrumentos de avaliação mais utilizados na atuação dos psicólogos/as).
COMO DEVE SER A APRESENTAÇÃO
O grupo deverá sintetizar o conteúdo da entrevista em um vídeo de cinco minutos. Neste devem constar os nomes da instituição e do (a) profissional entrevistado (a). 
O conteúdo deve ser sintetizado com criatividade. Podem ser citados, literalmente, alguns trechos que representam as falas mais marcantes do profissional entrevistado. O importante é que o grupo consiga traduzir para a turma como é a prática do profissional de Psicologia, no contexto investigado. O vídeo pode ser enriquecido com imagens, músicas, trechos de vídeos/filmes/documentários, entre outros. No final, deverão constar referências bibliográficas e relacionadas aos demais recursos/materiais utilizados. 
As apresentações estão previstas para os dias 03/06 e 17/06/16, datas nas quais as aulas irão até 12 horas (para reposição de feriados). Na data de apresentação do grupo, todos os alunos deverão estar presentes. O valor total da atividade é três pontos e a participação na apresentação terá peso na nota. O vídeo deverá ser entregue à professora até a data de apresentação (pode ser enviado por e-mail).
SUGESTÃO DE ÁREAS PARA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS
Adoção – VIJ/SEFAM
Abuso sexual – VIJ/Centro de Referência para Proteção Integral de Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual.
Divórcio/guarda – Vara de Família/SERAF
Violência contra Mulher –SERAV
Acompanhamento de usuários de drogas – SERUQ
Psicopatia – Vara Criminal
Execução penal – VEP/SEVEP
Adolescentes em conflito com a lei – VIJ/Seção de Medidas Socioeducativas (SEMSE)
Pessoa Idosa – Central Judicial do Idoso

Continue navegando