Buscar

ISO9001 Reduzido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Estrutura do manual (tópicos) depende da definição de cada empresa, porém deve conter alguns elementos mínimos. Este conjunto de tópicos essenciais está descrito na ISO/TR 10013, que versa sobre diretrizes para elaboração e controle de documentos que compõe o sistema de gestão da qualidade. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta os itens que devem fazer parte do manual da qualidade. B Política e objetivos da qualidade; missão, visão e valores organizacionais 
2-Analise as proposições a seguir e marque V (VERDADEIRO) para as corretas ou F (FALSO) para as erradas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. O que o auditor vai procurar avaliar em Gestão dos recursos? 
( ) Se estão sendo fornecidos os treinamentos necessários para atender às necessidades definidas para cada função. Ele deve buscar, também, e experiência necessária. 
( ) Se está havendo a comunicação da conscientização e treinamento. Esta é uma das novidades da nova versão que busca assegurar que todos têm um foco no cliente. Se a alta direção e outros colaboradores específicos focam o cliente dos processos internos. 
( ) Se o perfil funcional foi determinado, ou seja, se todas as necessidades para as competências de todos, cujo trabalho afeta a qualidade do produto, foram levantadas e registradas. 
( ) Se existem funcionários suficientes capazes de suprir a demanda de serviços em determinada área onde não atuem, no caso de falta de mão de obra qualificada. B - V – V – V – F
3- Considerando os objetivos para um programa de auditoria, focando as diretrizes para o planejamento, execução e controle das auditorias, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de um desses objetivos. C Avaliar a conformidade com os requisitos do cliente. 
4- Assinale a alternativa que contém a resposta correta para a questão a seguir. Que norma foi criada para atender a ISO 9001 e a ISO 14001, que traz as diretrizes para auditoria dos Sistemas de Gestão da Qualidade e Ambiental? D ISO 19011. 
5 -Assinale a alternativa que corresponde ao trecho a seguir. Deve-se fornecer o recurso certo, no momento certo, na quantidade necessária e na qualidade adequada. Isso para garantir a conformidade com o requisito que versa sobre o dever da organização em programar, manter e melhorar o SGQ e aumentar a satisfação do cliente. A Provisão de recursos. 
6 -Assinale a alternativa que contém a resposta correta para a questão a seguir. A qualidade total é estruturada a partir de alguns sustentáculos, quais são eles? B Indicadores da qualidade, liderança, cultura, aprendizagem em um cenário globalizado e custos da qualidade 
7 - Analise as proposições a seguir e marque V (VERDADEIRO) para as corretas ou F (FALSO) para as erradas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. Em relação à norma ISO 9001 é correto afirmar: 
( ) A ISO 9001 é estruturada em nove capítulos. 
( ) Na introdução (capítulo 0), antes de qualquer coisa, frisa a importância da afirmação que a organização deve compreender o Sistema de Gestão da Qualidade como um elemento estratégico da empresa. 
( ) O capítulo Objetivo é dividido em três partes, generalidades, PDCA e aplicação. 
( ) Em Termos e Definições salienta-se a importância a respeito do entendimento da cadeia de suprimentos, enfatizando os papéis dos atores que a compõe. C - V – V – F – V 
8 -Assinale a alternativa que corresponde ao conceito a seguir. É a medida da razão entre o custo dos insumos e o valor dos produtos, isto é, a relação entre o resultado alcançado e os recursos utilizados. B Eficiência 
9 -Assinale a alternativa que corresponde ao trecho a seguir. Reside a preocupação de que todas as pessoas envolvidas na realização do produto, com o atendimento de seus requisitos, sejam competentes em suas tarefas. Esta competência é avaliada a partir da combinação de quatro elementos: educação, treinamento, habilidade e experiência. D Recursos humanos. 
10 -Processo é um conjunto de atividades interdependentes que transformam um ou mais elementos da entrada (input) em produtos que têm valor para o cliente na saída (output). Analise as proposições a seguir e marque V (VERDADEIRO) para as corretas ou F (FALSO) para as erradas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. São muitos os ganhos obtidos com a abordagem por processos. Dentre eles, destacam-se os seguintes: 
( ) melhoria da qualidade e aumento da satisfação do cliente. 
( ) melhoria da produtividade e aumento dos custos. 
( ) criação de um sistema integrado de medição. 
( ) reforça o relacionamento cliente/fornecedor interno. B - V – F – V –
11 - Grande parte do sucesso na condução de uma empresa está no fato de saber gerir os processos de forma transparente e sistemática. Sendo assim, a participação do líder é essencial para gerar as condições propícias à produção e o ato de liderar está associado a algumas habilidades essenciais . Quais são essas habilidades? 
 Analise as proposições a seguir e marque V (V ERDA DEIRO) para as corretas ou F (FALSO) para as erradas . Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
 ( ) Saber escutar o que as pessoas têm a dizer e saber aprender . 
( ) Cooper r , proteger as pessoas e os processos e ajudar . 
( ) Criar soluções e saber bloquear as mudanças . 
( ) Seguir os propósitos da organização. - B - V – V – F – V
12 - Estrutura do manual ( tópicos ) depende da definiç ão de cada empresa, porém deve conter alguns elementos mínimos . Este conjunto de tópicos essenciais está descrito na ISO/T R 10013, que versa sobre diretrizes para elaboração e controle de documentos que compõe o sistema de gestão da qualidade. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta os itens que devem fazer parte do manual da qualidade. B Política e objetivos da qualidade; missão, visão e valores organizacionais. 
13 Assinale a alternativa que corresponde ao conceito a seguir. Um conjunto de características imputadas a um produto, serviço ou processo, visando satisfazer e superar expectativas explícitas e implícitas do cliente, considerando todos os fatores que influenciam sua percepção no tempo e no espaço. A Qualidade. 
14 -Assinale a alternativa que corresponde ao trecho a seguir. Deve-se fornecer o recurso certo, no momento certo, na quantidade necessária e na qualidade adequada. Isso para garantir a conformidade com o requisito que versa sobre o dever da organização em programar, manter e melhor ar o SGQ e aumentar a satisfação do cliente. A Provisão de recursos . 
15 - Assinale a alternativa que corresponde ao conceito a seguir . É um atributo fixado pelo cliente e não pela organização que realiza o produto ou serviço, ou seja, é tudo aquilo que o cliente v ê e está disposto a pagar. D Valor . 
16 - A ISO é uma entidade não governamental composta por uma rede de institutos de normalização de 148 países , com sede em Genebra ( Suíça). Em relação a esta entidade, analise as proposições a seguir e marque V (VERDADEIRO) par a as corretas ou F (FA LSO) para as erradas . Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
 ( ) Introduziu o conceito de certificação de um sistema de gestão da empresa como um instrumento financeiro. 
( ) No Brasil, a primeira publicação da NB-9000 aconteceu em junho de 1990, buscando atender as novas exigências do mercado internacional. 
( ) A ISO 9000 representa um padrão mundial no tratamento dos requisitos do sistema da qualidade par a o comércio internacional. 
( ) A ISO 14000 representa um padrão mundial no tratamento ambiental promovido pelas organizações certificadas . 
A - F – V – V – V 
17 - Assinale a alternativa que contém a resposta correta para a questão a seguir . Que norma foi criada para atender a ISO 9001 e a ISO 14001, que traz as diretriz es para auditoria dos Sistemas de Gestão da Qualidade e Ambiental?D ISO 19011. 
18 - A avaliação da qualidade deve estar fundamentada em informações . Os indicadores da qualidade são essenciais para a análise e avaliação da qualidade. O processo de elaboração e definição dos indicadores a serem utilizados é delicado, pois uma escolha equivoca da pode mascarar a realidade. Os indicadores podem estar associados aos variados ambientes da qualidade (in-line, off-line e on-line) e classificados em três categorias. Assinale a alternativa que apresenta essas categorias. C Indicadores de desempenho, indicadores de suporte e indicadores da qualidade. 
19 - São muitas as vantagens quando se desenvolve um sis tema de gestão da qualidade com base na qualidade total. Em relação à essas vantagens , analise as proposições a seguir e marque V (V ERDA DEIRO) para as corretas ou F (FA LSO) para as erradas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
( ) Maximização de problemas internos . 
( ) Aprimoramento do aprendizado organizacional. 
( ) Aprimoramento contínuo dos produtos e processos . 
( ) Melhoria do desempenho global da organização. B - F – V – V – V 
20 - Assinale a alternativa que contém a resposta correta para a questão a seguir . Em 23 de fevereiro de 1947, a ISO (International Organization for Standardization) inicia, oficialmente, suas atividades . A princípio, qual era o principal foco dessa organização? C Promover o desenvolvimento da normalização internacional, visando facilitar o comércio internacional de bens e serviços , e promover cooperação intelectual, científica e tecnológica entre as nações.

Outros materiais