Buscar

Discursiva gestão da qualidade dos produtos e processos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (387165) - Gestão da Qualidade de Produtos e Processos (EPR10)
Prova: 5597037
QUESTÃO:
1. A melhoria contínua dos processos é importante para que as organizações efetivamente avancem em termos de qualidade. Um dos fatores que levam ao sucesso das organizações é o envolvimento de todos os colaboradores, que devem compreender e praticar a melhoria contínua. Explique o significado da sigla PDCA, e como podemos aplicar essa ferramenta na melhoria contínua dos processos em uma organização.
RESPOSTA ESPERADA: 
O PDCA é uma ferramenta da qualidade (Plan = Planejar; Do = Fazer; Check = Controlar; Action = Implantar). O PDCA é simbolizado por um círculo dividido em quatro partes, no qual cada parte representa cada uma das quatro etapas. O PDCA funciona de forma cíclica, e cada giro do PDCA representa um ciclo de melhoria.
A aplicação do PDCA pode surgir a partir do direcionamento do gestor, que pode propor desafios ao grupo, ou vincular as melhorias às metas da qualidade. Os grupos de CCQ também podem utilizar essa ferramenta para estudar o processo e desenvolver as melhorias propostas. Muitas empresas utilizam sistemas de sugestões, permitindo que as sugestões de melhoria possam ser identificadas e analisadas. A partir dessas ideias, grupos específicos podem avaliar, planejar e definir as metas (plan), executar o plano (do), verificar se o que foi planejado está de acordo com o que foi executado (check), e implantar a melhoria (action).
QUESTÃO:
2. A área de projetos de uma empresa normalmente detém muitas informações (know-how), adquiridas durante o desenvolvimento dos processos. É importante disseminar essas informações para os colaboradores envolvidos diretamente no processo produtivo. Assim, a organização pode adquirir algumas vantagens competitivas, dentre as quais podemos citar a maior facilidade de integração entre os departamentos, o que beneficia os processos de melhoria contínua. Descreva três maneiras de fazer a transferência de know-how para os níveis operacionais.
RESPOSTA ESPERADA: 
A transferência de know-how para o “chão de fábrica” ou nível operacional pode ser realizada de algumas formas, dentre as quais podemos destacar:
Cursos formais de treinamento: esse tipo de abordagem se aplica quando se trata da implantação de um processo novo, sobre o qual o nível operacional detém pouco conhecimento. Para esse tipo de treinamento é conveniente a emissão de certificados, contendo também a carga horária do curso.
Treinamento no trabalho: são treinamentos ministrados pelos projetistas para os supervisores e operadores, permitindo a troca de informações entre os departamentos envolvidos.
Briefings: são reuniões objetivas com o intuito de repassar as informações necessárias aos colaboradores.
Procedimentos: são documentos que contêm informações importantes sobre os processos, tais como métodos corretos de execução das tarefas e formas de tratar desvios de processo.
Especificações de processo: são as informações mínimas que devem ser repassadas aos operadores, ou seja, as metas a serem atingidas.

Outros materiais