Buscar

Gestão de Qualidade trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Gestão 
de 
Qualidade
Nome: Dayane Cristina Silva Matrícula: 201603367101
Nome: Karina Santos Costa Matrícula: 201612355302
Nome: Gisele Reimberg Hemmel Matrícula: 201508842401
1) As visões e implementações do gerenciamento da qualidade foram ricamente alimentadas pelas contribuições de vários importantes pensadores, dentre os quais podemos destacar W. Edwards Deming. Elabore um texto dissertativo, entre 20 e 25 linhas, sobre algumas das contribuições de Deming, segundo o roteiro apresentado a seguir: 
• detalhe 3 pontos, à sua escolha, extraídos do conjunto de 14 pontos propostos por Deming para o gerenciamento da qualidade; 
• descreva em que consiste o ciclo PDCA e avalie o papel que essa metodologia, originalmente idealizada por Shewhart, mas divulgada por Deming, desempenha na promoção da qualidade. 
Os “ 14 princípios”, estabelecidos por Deming constituem a essência de sua filosofia e aplicam-se a organizações, unidade ou divisão de uma empresa. Alguns dos 14 princípios são:
1º: Estabeleça constância de propósito para a melhoria do produto e do serviço, objetivando tornar-se competitivo e manter-se em atividade, bem como criar emprego;
2º: Institua o treinamento no local de trabalho;
3º: Engaje todos da empresa no processo de realizar a transformação. A transformação é da competência de todo mundo. 
O ciclo PDCA consiste em uma sequência de passos utilizada para controlar qualquer processo definido. Os passos são os seguintes:
Plan – Planejar: estabelecer objetivos e focar na parte estratégica.
Do – Executar: onde tudo que foi planejado é executado, gerando necessidade de avaliar a qualidade do que está sendo feito.
Check – Verificar: Monitorar os processos, comparando o que foi feito com o que havia sido planejado e relatar os resultados.
Act – Ativar: é a realização das ações corretivas que visa a correção de falhas encontradas durante o processo. Após a correção ser realizada, deve-se repetir o ciclo.
Além de induzir melhorias e otimizar os departamentos, a empresa pode passar para um novo patamar de qualidade. O ciclo PDCA também auxilia na integração das etapas produtivas envolvendo gestores e colaboradores tornando eles responsáveis pela qualidade de um processo.
2) Enquanto forma de atuar, a Gestão da Qualidade tem lançado mão de estratégias altamente eficientes que se caracterizam, em primeiro lugar, pela simplicidade de concepção e de implantação. Algumas ferramentas utilizadas são: diagrama de causa e efeito (conhecido também como gráfico de espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa); diagrama de Pareto; e o diagrama seta. Elabore um texto dissertativo, de 20 a 25 linhas, apontando qual dessas ferramentas se aplica mais adequadamente a cada uma das três seguintes situações: análise de problemas; visualização de processos; e ação de planejamento. Indique em sua resposta um benefício relevante, destacado pela literatura de referência, que cada um desses instrumentos traz para a gestão de qualidade. Justifique cada um dos argumentos defendidos.
As ferramentas da qualidade existem para, ser utilizadas adequadamente, ajudar a resolver problemas e/ou aumentar a eficácia dos processos. Ajudam também a visualizar um processo, detectar problemas, descobrir suas causas ne determinar soluções, fornecendo também um modo de avaliar as mudanças propostas.
Para análise de problemas, a ferramenta mais adequada é o gráfico de pareto, onde o economista Vilfredo Pareto mostra a importância relativa de diferente aspectos de um problema, facilitando a identificação dos aspectos a serem enfocados e solucionando primeiro. O gráfico enfoca o esforço nas categorias que oferecem maior potencial de melhoria, exibindo suas frequências relativas, ou tamanho, em um gráfico de barras.
Já para a visualização de processos, a ferramenta seria o fluxograma. O fluxograma é um diagrama utilizado para representar, por meio de símbolos gráficos, a sequência de todos os passos seguidos em um processo, tornando mais fácil visualizar e entender seu funcionamento. Frequentemente, quando um fluxograma é desenhado, identificando, identificam-se falhas do processo, que não eram percebidos em atividades rotineiras. Tais falhas podem ser trabalhadas, permitindo ao processo sofrer melhorias, buscando alcançar a Qualidade total.
E para a ação de planejamento, as folhas de verificação. Ad folhas de verificação são tabelas ou planilhas usadas para facilitar a coleta e analise de dados. A sua utilização tem como finalidade a economia de tempo e evitando o comprometimento da análise de dados.
É fundamental que todos dados referentes a um projeto ou processo sejam listados e seu acompanhamento de uma atividade descrita seja checada com relação ao seu cumprimento.

Outros materiais