Buscar

Questões sobre Mídia e Cibercultura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201307905786)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pierre Lévy defende que a sociedade passou por três etapas. São elas:
		
	
	I. As sociedades abertas, voltadas à cultura oral; II. Sociedades imperialistas, com o uso da escrita e tecnologias da comunicação e III. Cibercultura, relativa à globalização econômica que tende a uma comunidade mundial igualitária e harmônica.
	
	I. As sociedades abertas voltadas à cultura oral; II. Sociedades imperialistas, com o uso da escrita e III. Cibercultura, relativa à globalização econômica que tende a uma comunidade mundial desigual e conflitante.
	
	I. As sociedades fechadas, voltadas à cultura escrita religiosa; II. Sociedades civilizadas, imperialistas, com o uso da escrita e III. Cibercultura, relativa à globalização da comunicação que tende a uma comunidade mundial igualitária e harmônica.
	 
	I. As sociedades fechadas, voltadas à cultura oral; II. Sociedades civilizadas, imperialistas, com o uso da escrita e III. Cibercultura, relativa à globalização econômica que tende a uma comunidade mundial desigual e conflitante.
	
	I. As sociedades fechadas, voltadas à cultura escrita religiosa; II. Sociedades civilizadas, imperialistas, com o uso da escrita para a imposição ideológica e III. Cibercultura, relativa à globalização econômica que tende a uma comunidade mundial desigual e conflitante.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307354867)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um fato muito evidente da diferença entre a cultura das mídias e a cultura digital:
		
	
	As mídias e cultura digital, embora convivam hoje em um imenso caldeirão de misturas, apresentam cada uma delas caracteres que lhes são próprios.
	
	E a cultura do disponível, e a cultura do acesso.
	 
	Está ocorrendo a convergência das mídias, um fenômeno muito distinto da convivência das mídias típica da cultura das mídias.
	
	A cultura digital e a moeda corrente da informação
	
	É a nova mídia e a diversificação da audiência de massas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307887933)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Qual a definição mais correta para o termo "program-length commercials" criado na década de 1980 e que se transformaram em um padrão de televisão infantil.
		
	 
	Propagandas pagas que são inseridas dentro de outros programas, como telenovelas de talk shows.
	
	Programas de auditório com inclusão de merchandising
	
	Um curta metragem com venda direta de produtos.
	
	Um longa metragem feito para o cinema com objetivo de vender um produto.
	 
	Um longo comercial em formato de programa.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307349581)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	GILLES LIPOVETKY DEFENDE A TESE DE QUE A MÍDIA É UM FENÔMENO MUITO COMPLEXO E POR ISSO NÃO DEVE SER CULPADA POR TUDO DE RUIM QUE ACONTECE NA SOCIEDADE. ASSINALE A OPÇÃO QUE MOSTRA OS ARGUMENTOS QUE EMBASAM SEU PENSAMENTO.
		
	
	Noticiários manipulam os indivíduos; o rádio e a TV manipulam toda e qualquer informação; a mídia homogeneíza todo o corpo social.
	
	A mídia libera as pessoas da influência das tradições; os debates não oferecem esclarecimentos ao público; a mídia homogeneíza o corpo social.
	 
	Noticiários e debates abrem os horizontes de cada um, oferecendo diversos esclarecimentos; a mídia libera os espíritos da influência das tradições e das culturas de grupo ou de classe; o espírito crítico não desaparece, tende a generalizar-se.
	
	A mídia faz desaparecer qualquer espírito crítico dos indivíduos; os debates não oferecem esclarecimentos ao público; a internet é o único meio que divulga a verdade dos fatos.
	
	A mídia manipula toda informação levada ao público; a mídia acaba com o espírito crítico dos indivíduos; os noticiários abrem os horizontes de cada indivíduo.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307905793)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pierre Lévy é hoje um dos mais expressivos filósofos do mundo no campo da informação, novas mídias, Internet e cibercultura. De acordo com o pensamento desse autor a respeito de tais assuntos, assinale a opção correta.
		
	 
	Segundo esse autor, o ciberespaço propicia a criação de uma inteligência coletiva, apresentando o cenário ideal para a concretização dos ideais do Iluminismo.
	
	Lévy considera que, apesar de o interesse comunicativo determinar de que maneira os usuários devem interagir no espaço virtual, a posição geográfica em que eles se encontram ainda é um fator significativo de diferenciação e de exclusão social de pessoas.
	
	De acordo com o filósofo mencionado, o ciberespaço não possui capacidade de armazenar memória, e, por isso, serve apenas para a transmissão de dados entre usuários.
	
	Para Lévy, a Internet não permite a interatividade total, uma vez que, assim como a televisão e o rádio, está centrada no sistema de difusão Um-Todos, pois os usuários ainda dependem de provedores que controlam a transmissão de dados e limitam o acesso à rede.
	
	Para Lévy, os CDs e DVDs, por serem mídias que comportam arquivos digitalizados, fazem parte do ciberespaço.
Gabarito:
1 – D
2 – C
3 – E
4 – C
5 – A

Outros materiais