Buscar

Caso Concreto 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO N° 1 – SEMANA 2
Disciplina: Direito Civil IV
Aluno: Narajá Chacon Coelho de Mello
Matrícula: 2015.026.103-96
Turma: 3065
Curso: Direito / Noite
RESPOSTAS
Questão 1: Mariana emprestou a título gratuito o seu apartamento para Sandra, sem fixar prazo para devolução. Durante o tempo em que esteve no imóvel, Sandra fez todos os reparos necessários, além de ter construído um cômodo a mais para um de seus filhos morar com ela. Após 10 anos, Mariana solicitou de volta a casa, mas Sandra recusou-se a devolver, alegando que não teria outro lugar para ir e que, após 10 anos de utilização mansa, pacífica e sem oposição, já teria tempo suficiente para usucapir o bem. Considerando as informações acima, responda JUSTIFICADA E FUNDAMENTADAMENTE: 
Qual a classificação da posse de Sandra, antes de Mariana pedir o imóvel de volta? (justa/injusta; boa - fé/má-fé; originária/derivada; direta/indireta
R: No caso concreto em tela, poderíamos dizer que a posse de Sandra é justa, pois segundo o art. 1.200 do CC, “é justa a posse que não for violenta, clandestina ou precária”, é aquela isenta de vícios, que não repugna o direito, por ter sido adquirida por algum dos modos previstos na lei. A posse também é de boa-fé, pois o possuidor ignora o vício, ou o obstáculo que impede a aquisição da coisa. Decorre da consciência de se ter adquirido a posse por meios legítimos. Sendo a mesma originária, pois não houve relação de causalidade entre a posse atual e a anterior, muito menos consentimento do possuidor precedente, sendo adquirida originalmente pela apreensão da coisa, pelo exercício do direito e pelo fato de se dispor da coisa ou do direito. E por fim, podemos afirmar que a posse é direta, pois ela tem a coisa em seu poder em virtude de direito pessoal, podendo a possuidora se defender contra o possuidor indireto.
Questão objetiva 1:
Letra (D)

Outros materiais