Buscar

polo raça e etinias


Continue navegando


Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Aos 72 anos de idade, o Marechal Lima da Silva via realizado seu desejo [...]: ingressava nos círculos mais próximos ao rei. Sabia, porém, que sua tarefa não estava encerrada. Para sedimentar sua nova posição, era preciso também reposicionar socialmente a família”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Adriana Barreto de. A metamorfose de um militar em nobre: trajetória, estratégia e ascensão social no Rio de Janeiro joanino. Tempo. v. 12, n. 24, p. 54-73, 2008. p. 71-72.
O fragmento de texto trata de um movimento de ascensão social facilitada pela proximidade de alguém com status político e de poder, no caso, o rei. Levando em consideração os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, como é denominada a mudança que ocorre de um estrato social para outro? Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	A	
Estratificação social.
	B	
Mobilidade social.
Você acertou!
“Podemos definir mobilidade social como o movimento de indivíduos e grupos de um estrato social a outro, de uma posição de classe ou status a outra, ou mesmo como uma mudança de ocupação ou profissão. Em qualquer desses casos, a mobilidade social implica o deslocamento entre posições socioeconômicas diferentes”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 32) As demais alternativas estão incorretas pois a ideia de estratificação social pressupõe a de mobilidade, é uma condição anterior; a luta de classe é uma outra categoria, que de certo modo confronta-se com a de mobilidade social; a ascensão social é apenas uma das formas de mobilidade, neste caso é do tipo ascendente. Mas há, por exemplo, a mobilidade descendente. E o sistema de castas pressupõe imobilidade social (livro-base, p. 35)
	C	
Luta de classes.
	D	
Ascenção social.
	E	
Sistema de castas.
Questão 2/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Desde o fim do século XVIII, a natureza feminina era associada gradativamente aos órgãos reprodutivos. Essa associação referendava o discurso médico e de autoridades acerca das limitações dos papéis das mulheres”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Tonia et al. Naturalização e medicalização do corpo feminino: o controle social por meio da reprodução. Interface: Comunicação, Saúde, Educação. v. 10, n. 20, p. 363-380, 2006. p. 368.
A mulher sempre teve seu lugar no mundo marcado pela maternidade e pela reprodução. As mudanças nessa área significaram também uma mudança no lugar da mulher na sociedade. Considerando a citação acima e o livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre relação entre o avanço tecnológico no campo da reprodução e contracepção e a questão de gênero, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	A	
as tecnologias de contracepção tiraram o poder da mulher de comandar seu próprio corpo.
	B	
as tecnologias de reprodução contribuíram para a submissão das mulheres aos homens.
	C	
mesmo com as tecnologias, a atividade sexual ainda é insubstituível, ao menos para a reprodução.
	D	
as técnicas contraceptivas deram à mulher a opção da gravidez, ao passo que as técnicas reprodutivas possibilitaram a gravidez sem o intercurso sexual.
Você acertou!
“A razão desse enfoque é atribuída a uma importante ruptura: o antes indissociável duo sexo/reprodução pode ser quebrado. As tecnologias contraceptivas (principalmente a popularização do contraceptivo oral – pílula) possibilitaram, ao mesmo tempo, a prática sexual desvinculada da reprodução. E mais recentemente com as tecnologias conceptivas (inseminação arti?cial e as chamadas novas tecnologias reprodutivas) desvinculou-se a reprodução do intercurso sexual. Nesse sentido o campo da reprodução tem sido ressigni?cado por via da tecnologia e desse modo também o podem ser as relações de gênero”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 68)
	E	
as técnicas para evitar e para ter filhos diminuíram o papel da mulher na sociedade.
Questão 3/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Desde o início de sua carreira, Agassiz buscava encontrar o plano de criação do mundo a partir das observações sobre a distribuição dos peixes nos mares e rios, inclusive os peixes fósseis. Um grande problema para os não-evolucionistas da época era explicar por que os animais fósseis são diferentes dos atuais. [...] Deus teria recriado várias vezes os animais e plantas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KURY, Lorelai B. A sereia amazônica dos Agassiz: zoologia e racismo na viagem ao Brasil. Revista Brasileira de História. v. 21, n. 41, 2001. p. 157-172.
Além de discutir sobre teorias que contestavam a evolução das espécies, Louis Agassiz era também um representante da escola etnológica-biológica, que defendia a ideia da formação das “múltiplas raças” a partir de mutações genéticas. Tomando como referência os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, assinale a alternativa que apresenta corretamente o pensamento desta escola:
Nota: 20.0
	A	
A mistura das raças poderia gerar um homem superior.
	B	
O mulato seria o vetor de uma civilização melhorada geneticamente.
	C	
Os traços físicos determinam a moral dos indivíduos.
Você acertou!
“A ideia subjacente aqui coloca a preeminência de traços físicos na interpretação moral dos indivíduos”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 102-103). As demais alternativas apresentam ideias contrárias às da escola etnológica-biológica.
	D	
A escola era contrária à ideia de superioridade da “raça” branca.
	E	
O Brasil seria o grande exemplo de sociedade que caminha para a perfeição racial.
Questão 4/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e
Leia o trecho de texto a seguir: 
“Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos
Dando porrada na nuca de malandros pretos
De ladrões mulatos e outros quase brancos
Tratados como pretos
Só pra mostrar aos outros quase pretos
(E são quase todos pretos)
E aos quase brancos pobres como pretos
Como é que pretos, pobres e mulatos
E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VELOSO, Caetano; GIL, Gilberto. Haiti. Tropicália 2. WEA, 1993 <https://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/haiti.html>. Acesso em 21 de out. 2016.
O trecho da letra acima foi retirado da música Haiti, de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Esta música trata da desigualdade racial, que é um tipo de desigualdade social. Sobre as características básicas das desigualdades sociais e, tendo em vista os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, relacione os termos a seguir às suas características: 
Desigualdade como fenômeno social.
Desigualdade como fenômeno onipresente.
Desigualdade como fenômeno de diferentes configurações.
Desigualdade como fenômeno que influencia condições de vida. 
( ) Potencializa conflitos entre pessoas e coletividades.
( ) Está presente em todas as sociedades humanas.
( ) Não tem origem em condições biológicas e naturais.
( ) Muda de forma e conteúdo no espaço e no tempo.
Agora, selecione a sequência correta:
Nota: 20.0
	A	
2 – 4 – 3 – 1
	B	
3 – 2 – 4 – 1
	C	
4 – 2 - 3 - 1
	D	
1 – 3 – 2 - 4
	E	
4 – 2 – 1 – 3
Você acertou!
A sequência correta é 4-2-1-3:
a desigualdade é um fenômeno social – as desigualdades de gênero raça e etnia não são fatores biológicos ou naturais, mas sim artificiais no sentido de serem uma criação humana.
a desigualdade é um fenômeno onipresente– pode ser verificado em todas as sociedades humanas.
a desigualdade adquire diferentes configurações – as desigualdades mudam de forma e de conteúdo em cada época histórica e tipo de sociedade.
a desigualdade influencia as condições de vida das pessoas e dos grupos sociais – isso implica reconhecer que as desigualdades potencializam conflitos e contradições entre pessoas e coletividades distintas. Com base no que vimos até o momento podemos concluir que as desigualdades sociais poderiam ser diminuí- das se os bens socialmente valorizados fossem melhor distribuídos.
(Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 15).
Questão 5/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e
Leia a citação a seguir: 
“Quando desempenho meus deveres de irmão, de esposo ou de cidadão, quando me desincumbo de encargos que contraí, pratico deveres que estão definidos fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes, mesmo estando de acordo com sentimentos que me são próprios, sentindo-lhes interiormente a realidade, esta não deixa de ser objetiva, pois não fui eu quem os criou, mas recebi-os através da educação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DURKHEIM, Émile. A ciência social e a ação. São Paulo: Difel, 1975. p.114.
Nessa citação, Durkheim discorre sobre a transmissão das regras sociais. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre a transmissão das regras sociais, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	A	
as regras sociais são transmitidas naturalmente.
	B	
entre outras instituições, a família e a escola são responsáveis pela transmissão das regras sociais.
Você acertou!
“Essas regras não se transmitem naturalmente tendo de ser aprendidas pelos novos membros da sociedade por meio dos processos de socialização que contribuem para a perpetuação das diferentes formas de desigualdade social. A família e a escola são as instituições nas quais aprendemos as normas de nossa sociedade”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 16)
	C	
existe um sistema de coerção que nos desobriga do cumprimento das regras sociais.
	D	
as regras sociais são imutáveis, por isso independem das instituições sociais para existir.
	E	
socialização é o nome dado ao descumprimento das normas sociais.
Conheça